A escolha da lanterna ideal

Marco Weiss
7 min readJun 23, 2017

--

Se você está aqui, é porque possivelmente, gosta de lanternas, mas se deseja entender um pouco mais porque é importante portar uma lanterna, então sugiro a leitura desse artigo aqui.

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre a escolha da lanterna ideal.

Há alguns anos, busco encontrar uma lanterna que, além de suprir minhas necessidades diárias, também consiga atender a alguns requisitos fundamentais. Requisitos esses que foram elencados pela pessoa mais importante de todas quando o assunto é lanternas: eu mesmo, Marco Weiss.

Não! Eu não sou o mestre das lanternas, estou longe disso. Mas, quando se trata de definir o que realmente importa pra mim, então sim, esse cara sou eu.

Esse cara é você!

E no que diz respeito a sua vida, esse cara é você!

Com sua licença, sugiro que você ouça todas as opiniões que puder. Veja todas as análises possíveis, participe de fóruns, grupos de WhatsApp ou Facebook. Geralmente, não custa nada e traz muitos benefícios.

Aprender com os outros é uma excelente forma de ganhar experiência e pode evitar que a gente cometa erros e/ou gaste dinheiro à toa.

Por isso, busque conhecimento, mas por favor, não deixe de analisar e estudar cada assunto por conta própria. Teste você mesmo, porque como diz o ditado: é na prática que a gente aprende.

Confesso que tudo que eu aprendi me levou bem longe considerando dois pontos de vista diferentes, um bom e outro talvez não tão bom assim.

Eu explico…

Caminhar sozinho algumas vezes foi ruim porque investi tempo e dinheiro em determinados produtos e mais tarde, tomei outra direção.

Felizmente na maioria dos casos recuperei meu investimento. No entanto, mesmo que não tivesse recuperado, o fato de ter ido em direção ao caminho “errado” é que me possibilitou estar bem aqui onde estou.

E onde estou? Com certeza longe do ponto de início e modesta parte, muito bem acompanhado por bons equipamentos e por excelentes colegas que conheci pelo caminho e que me ensinaram o suficiente para eu me atrever a ajudar aqueles que estão iniciando a sua caminhada agora.

Gostaria de citar o nome do Chico, Cléverson, Diônata, Ricardo, Wladimir e muitos outros. Por favor não se ofenda se seu nome não estiver aqui. Eu citei apenas alguns. Esses colegas me ensinaram muito. Sou eternamente grato pela paciência e disposição que esses caras tem ao repassar conhecimento sobre baterias, carregadores, eletrônica, enfim, tudo que compete ao hobby de quem gosta de lanternas. Eles foram e continuam sendo excelentes pessoas e uma fonte de conhecimento inestimável para quem busca aprender.

No mundo das lanternas aquela velha frase também é verdadeira: a pessoa tem que querer aprender.

Como eu disse lá no início: artigos, fóruns, grupos, vídeos e reviews são excelentes fontes de informação. Além dos canais do YouTube dos colegas citados, seguem algumas outras recomendações caso você tenha o desejo de aprender:

Estudando, pesquisando e trocando idéias é possível adquirir muito conhecimento e experiência teórica.

Mas atenção! Como tudo na vida, pode existir um abismo entre a teoria e a prática. Por isso, te incentivo a conversar e interagir com pessoas diferentes e com profissionais da sua área, principalmente se você for bombeiro ou policial.

Não desmereça ninguém. Também não fale daquilo que não conhece.

Conheço muitos policiais que não entendem nada de lanternas, assim como conheço muitos civis que entendem muito de lanternas.

Também conheço muitos policiais que sabem muito bem como usar uma lanterna na sua profissão. Civis que tem propriedade para falar do uso de uma lanterna em seu dia a dia.

Na maioria das vezes você não vai encontrar a verdade, ou a combinação perfeita de conhecimentos em uma só pessoa, mas sim na união do conhecimento daqueles que mais entendem de cada assunto.

Pegue nota de tudo e não se esqueça de comprovar você mesmo aquilo que lhe foi dito, porque existem coisas que são questão de gosto pessoal.

Não tome a opinião ou preferência alheia como uma verdade sem antes tirar suas próprias conclusões.

Confesso que já adquiri muita coisa por indicação. Algumas coisas eu gostei e algumas coisas acabaram não me servindo. Não porque eram ruins. Só não eram exatamente o que eu precisava. Talvez naquela época eu nem soubesse exatamente o que eu precisava. Pôr em uso na vida real te faz ver as coisas de uma forma completamente diferente. Fica a dica.

Foi só experimentando que eu formei a minha própria opinião. Sem isso ninguém é completo. Certamente que sem experimentar e decidir o que mais importava para mim eu não estaria tão satisfeito com os equipamentos que tenho.

O que tenho foi escolhido a dedo por mim, conforme minhas necessidades. É assim que deve ser. Então, por favor lembre-se disso:

Caminhe um pouco com a ajuda dos outros e caminhe um pouco sozinho também!

Lanterna Malkoff Hound Dog Super

Mas Marco, você foi tão longe nesse assunto que até esqueceu de falar sobre os requisitos de uma lanterna ideal!

Ops! Voltando a falar dos requisitos….

Segue a descrição do primeiro e possivelmente, na minha opinião, o mais importante entre todos os requisitos:

  • colocar um sorriso largo no rosto.

Para um Flashaholic — aquele que tem uma paixão por lanternas — portar uma boa lanterna pode proporcionar um prazer similar ao de dirigir um carro com cheirinho de novo.

A sensação é parecida também, ao que nós, homens, sentimos ao usar um belo relógio ROLEX.

Relógio Rolex

Ou ao que as mulheres sentem ao calçar um imponente sapato Louboutin.

Sapato Louboutin

Já dizia um sábio amigo: “Não ignore seus sentimentos meu jovem.”

Saiba que esse é um ponto importante a ser considerado na hora de escolher uma lanterna ou qualquer outro item em sua vida.

Apesar dos meu cabelos brancos, não sou tão velho, mas digo o que aprendi com o tempo. Anotem aí:

Por mais confiável, durável e funcional que um bem de consumo seja, se não estivermos felizes com ele, então existem grandes chances de que esse item seja substituído por outra preciosidade que nos traga brilho no olhar. E digo mais: Existem exceções, no entanto geralmente esse item fabuloso, que nos faz esquecer de todo o resto é um pouco mais caro, porque tem mais qualidade…

Para finalizar esse requisito, compartilho com vocês duas frases de efeito um tanto filosóficas, mas que estão carregadas de sabedoria e são forjadas pela experiência décadas de trabalho, que levou à beira da perfeição.

A primeira frase estampa a caixa dos singulares canivetes Chris Reeves e diz: “THINK TWICE CUT ONCE ”, que traduzindo para o português significa “pense duas vezes corte uma vez”.

Canivete Chris Reeves Sebenza 21

A segunda frase faz parte do slogan da Mercedes-Benz — uma das melhores marcas de carros do mundo — e diz: “The best or nothing”, que traduzindo para o português significa “O melhor ou nada”.

Mercedes-Bens SLK

Com base nisso, proponho que a partir de hoje pensemos “duas” vezes (no sentido de estudar mais, buscar conhecimento), para então comprarmos “uma única vez” (de forma mais eficaz, certeira).

A não ser é claro, que você seja picado por um “vaga-lume e vire um entusiasta de lanternas assim como eu os amigos citados anteriormente.

Nesse caso você certamente comprará bem mais de uma vez… Além disso, será importante investir um pouco mais de tempo e dinheiro, assim como acontece em todo hobby.

Vaga-lume portador do vírus do buldo incandescente

Desejo a cada um de nós a capacidade de escolher o melhor que estiver ao nosso alcance, com responsabilidade e sensatez. Isso irá nos garantir maior realização e com absoluta certeza estaremos um passo a frente na busca da lanterna ideal.

Spoiler: Em um próximo momento iremos conversar sobre requisitos mais técnicos e igualmente importantes, tais como:

  • confiabilidade;
  • durabilidade e robustez;
  • longevidade.

Por hoje é só pessoal.

Eu voltarei…

--

--