A escolha da lanterna ideal

Se você está aqui, é porque possivelmente, gosta de lanternas.

Se deseja entender um pouco mais porque é importante portar uma lanterna, então sugiro a leitura desse artigo aqui.

Agora vamos começar a falar sobre a escolha da lanterna ideal…

Há alguns anos, busco encontrar uma lanterna que, além de suprir minhas necessidades diárias, também consiga atender a alguns requisitos fundamentais. Requisitos esses que foram elencados pela pessoa mais importante de todas quando o assunto é lanternas: eu mesmo, Marco Weiss.

Não! Eu não sou o mestre das lanternas, estou longe disso. Mas, quando se trata de definir o que realmente importa pra mim, então sim, esse cara sou eu.

E no seu caso, esse cara é você!

Esse cara é você!

No que diz respeito a sua vida, se me permitir, sugiro que você ouça todas as opiniões que puder. Veja todos as análises possíveis, participe de fóruns, grupos de whatsapp ou Facebook. Geralmente, não custa nada e traz muitos benefícios. Aprender com os outros ajuda muito a não cometer erros e/ou evita gastar dinheiro à toa.

Mas, por favor, não deixe de analisar e estudar cada assunto por conta própria. Teste você mesmo, porque como diz o ditado: é na prática que a gente aprende.

Confesso que tudo que eu aprendi me levou bem longe de dois pontos de vista diferentes, sendo um bom e outro talvez não tão bom assim.

Eu explico…

Caminhar sozinho algumas vezes foi ruim porque investi tempo e dinheiro em determinados produtos e mais tarde, tomei outra direção.

Felizmente, recuperei meu investimento. Mas, mesmo que não tivesse recuperado, o fato de ter ido em direção ao caminho “errado” é que me possibilitou estar bem aqui onde estou.

E onde estou? Com certeza longe…

Longe do ponto de início e modesta parte, muito bem acompanhado por bons equipamentos e por excelentes colegas que conheci pelo caminho.

Dentre esses colegas gostaria de citar o nome do Chico, Cléverson, Diônata, Ricardo, Wladimir e muitos outros. Por favor não se ofenda se seu nome não estiver aqui, eu citei apenas alguns.

Esses colegas me ensinaram muito. Sou eternamente grato pela paciência e disposição que esses caras tem ao repassar conhecimento sobre baterias, carregadores, eletrônica, lanternas, enfim, tudo que compete ao hobby de quem gosta de lanternas. Eles foram e continuam sendo fontes de conhecimento.

Mas é lógico que, da minha parte, também existiu interesse. Sem isso de nada adiantaria “um mundo de livros”, pois como se diz por aí: apessoa tem que querer.

Como eu disse lá no início: artigos, fóruns, grupos, vídeos e reviews são excelentes fontes de informação. Além dos canais do YouTube dos colegas citados, seguem algumas outras recomendações caso você tenha o desejo de aprender:

Estudando, pesquisando e trocando idéias é possível adquirir muito conhecimento e experiência teórica.

Mas como tudo na vida, pode existir um abismo entre a teoria e a prática. Por isso, não se esqueça de comprovar você mesmo, até porque existem coisas que são questão de gosto pessoal.

Confesso que eu já adquiri muita coisa por indicação. Algumas coisas eu gostei e algumas coisas acabaram não me servindo. Não porque eram ruins. Só não eram exatamente o que eu precisava. Talvez naquela época, eu nem soubesse o que eu precisava, até por em uso na vida real.

Foi só experimentando que eu formei a minha própria opinião. Sem isso ninguém é completo. Certamente eu não estaria tão satisfeito com os equipamentos que tenho, escolhidos a dedo por mim, conforme minhas necessidades.

Então, por favor lembre-se disso: caminhe um pouco sozinho! Mas também caminhe um pouco com a ajuda dos outros! Assim se vai ao longe.

Lanterna Malkoff Hound Dog Super

Mas Marco, você foi tão longe nesse assunto que até esqueceu de falar sobre os requisitos de uma lanterna ideal!

Ops!

Voltando a falar dos requisitos….

Segue a descrição do primeiro e possivelmente o mais importante pra mim:

  • colocar um sorriso largo no rosto.

Para um Flashaholic — aquele que tem uma paixão por lanternas — portar uma boa lanterna pode proporcionar um prazer similar ao de dirigir um carro com cheirinho de novo.

A sensação é parecida também, ao que nós, homens, sentimos ao usar um belo relógio ROLEX.

Relógio Rolex

Ou ao que as mulheres sentem ao calçar um imponente sapato Louboutin.

Sapato Louboutin

Já dizia um sábio amigo: “Não ignore seus sentimentos meu jovem.”

Saiba que esse é um ponto importante a ser considerado na hora de escolher uma lanterna ou qualquer outro item em sua vida.

Apesar dos meu cabelos brancos, não sou tão velho, mas digo o que aprendi com o tempo. Anote aí:

Por mais confiável, durável e funcional que um bem de consumo seja, se não estivermos felizes com ele, então existem grandes chances de que esse item seja substituído por outra preciosidade. Uma que nos traga brilho no olhar. E digo mais: Existem exceções, no entanto geralmente esse tipo de item é um pouco mais caro, tem mais qualidade…

Para finalizar esse requisito, compartilho com vocês duas frases de efeito que demonstram de forma clara porque é tão importante escolher bem. Ou seja, escolher com critério um item de qualidade. Essas frases são um tanto filosóficas, mas estão carregadas de sabedoria e são forjadas pela experiência de anos, décadas de trabalho que levou à beira da perfeição.

A primeira frase estampa a caixa dos singulares canivetes Chris Reeves e diz: “THINK TWICE CUT ONCE ”, que traduzindo para o português significa “pense duas vezes corte uma vez”.

Canivete Chris Reeves Sebenza 21

A segunda frase faz parte do slogan da Mercedes-Benz — uma das melhores marcas de carros do mundo — e diz: “The best or nothing”, que traduzindo para o português significa “O melhor ou nada”.

Mercedes-Bens SLK

Com base nisso, a partir de hoje, pensemos “duas” vezes para então comprarmos “uma única vez” (de forma mais eficaz, certeira).

A não ser é claro, que você seja picado por um “vaga-lume e vire um colecionador de lanternas assim como eu. risos.

Vaga-lume portador do vírus do buldo incandescente

Escolhamos o melhor que estiver ao nosso alcance, com responsabilidade e sensatez. Isso irá nos garantir maior realização e com absoluta certeza estaremos um passo a frente na busca da lanterna ideal.

Spoiler: Em um próximo momento iremos conversar sobre requisitos mais técnicos e igualmente importantes, tais como:

  • confiabilidade;
  • durabilidade e robustez;
  • longevidade.

“Por hoje é só pessoal.”

Eu voltarei…