Pixel art em jogos digitais independentes

Marcos Cerqueira
2 min readNov 18, 2017

--

Jogos realizados por criadores independentes normalmente não possuem grandes investimentos, dado este fato, muitos deles buscam alternativas que possibilitem o desenvolvimento do projeto e acabem por se incluir em um estilo gráfico mais simples e que não envolva ações complexas como a arte 3D, trata-se do pixel art.

Imagem do jogo FEZ

Usando elementos minimalistas para construir desenhos pixelados. Por ser simples e de fácil criação, muitos desenvolvedores independentes adotam este estilo gráfico para a realização de seus jogos.

Jogos independentes, em sua maioria, são jogos desenvolvidos em plataformas 2D devido a limitação em desenvolver jogos complexos em 3D. E o pixel art é perfeito para isso, não necessitando muita complexidade para sua realização.

Jogo Stardew Valley

Jogos indie que utilizam este padrão gráfico são conhecidos por serem mais “leves”, ou seja, não exigem super computadores para serem jogados. E também por possuir uma narrativa mais profunda, reflexiva ou impactante.

Outra característica é seu preço, que costuma ser muito menor que jogos feito por grandes empresas. Tudo isso abre espaço para um público específico que busca jogos alternativos e diferentes dos que costumam ser os mais populares.

Jogo Broforce

Esta tendencia de estilo pode ser identificada devido o estudo de diversos jogos que utilizam o pixel art como estilo gráfico, este padrão artístico que se aproveita de aspectos minimalistas, estava muito presente quando foram feitas pesquisas sobre jogos independentes.

Muitas grandes empresas vem começando a utilizar deste mesmo estilo buscando atingir este público que é diferente do que estão habituados. Estas empresas buscam, dessa forma, expandir seu mercado de ação com esta estratégia.

--

--