Devo ser especialista ou seguir pra liderança?

Daniela Medeiros
3 min readAug 22, 2022

--

Como escolher, quando você parece não conseguir sozinha 🤔

Uma mulher com os cabelos alaranjados e com muitos símbolos perto da cabeça, simbolizando suas ideias e pensamentos.
Cooper by Getilustrations

Acredito que quase todo mundo que começa uma carreira, especialmente em tecnologia, tem a dúvida de pra onde ir depois de se tornar sênior.

Não pense que pra mim foi diferente. Eu tive muitas dúvidas sobre como seguir, acredite… eram muitas, MESMO!

E eu realmente acho que não é uma escolha tão simples pra maioria. Olhando de longe, cada área tem seus prós e contras e se você não para pra analisar o que realmente quer, pode cair de acidente em alguma delas — e esse acidente pode não ser tão feliz assim 😕

Vamos com calma, meu jovem

Uma decisão como essa pode, e deve, ser tomada com calma.

E acho que aqui vem a primeira lição que eu posso te passar: você precisa entender qual o tipo de contribuição quer dar pra um time no futuro. Sem entender sua motivação e o que espera alcançar com a sua carreira, vai ser uma decisão mais difícil de tomar, porque você não sabe que tipo de resultado espera alcançar com aquilo.

Nessa etapa, é importante trabalhar no autoconhecimento também. O quão a fundo você conhece as suas vontades? O quanto você dá ouvidos às expectativas de outras pessoas sobre a função que quer executar?

Isso é fundamental, também, pra não chegar nesse seu novo papel com um monte de expectativas surreais.

Ouça quem já está onde você quer chegar

Você pode selecionar algumas pessoas de onde trabalha pra ouvir sobre a experiência delas e como foi chegar lá. Essa foi uma das etapas que mais me trouxe certezas sobre o que eu queria.

Entender como é o dia a dia, o que é esperado, o impacto que elas têm nas pessoas product designers e o papel enquanto liderança em um capítulo, numa empresa tão grande quanto a Via — que é enorme e onde eu teria vários pares.

Ouvir a experiência dessas pessoas foi decisivo pra eu saber que era esse o desafio que eu queria.

Você pode errar, acredite

A sua escolha não é uma sentença. É importante saber que, como nova líder ou nova especialista, você pode querer voltar atrás e isso não é uma fraqueza ou um sinal de que você está perdida.

Muitas vezes, só quer dizer que você tomou a decisão que não fazia sentido naquele momento da sua vida. Seja mais gentil com você mesma 😉

Tenha uma liderança de confiança

Eu ouvia com frequência do meu líder que ele queria que eu fosse “um problema bom pra ele resolver”. Porque eu tinha o potencial e, tão importante quanto: eu tinha alguém que confiava e estimulava o meu potencial. O conselho que eu posso te dar aqui é pra que você confie no seu líder, principalmente se ele realmente parecer interessado no seu crescimento.

A boa liderança não só vai te colocar em situações para o seu crescimento, te dando desafios e oportunidades, como também vai, com jeitinho, te instruir com bons feedbacks e com a possibilidade de errar sem medo.

É a melhor versão da bicicleta com rodinhas 🙈

Homem e mulher num barco, a mulher está cortando uma âncora presa ao barco com uma tesoura gigante.
Cooper by Getilustrations

E qual foi minha decisão?

Lembra lá em cima quando eu falei que não era uma decisão fácil? Então… Não foi mesmo.

Uma das coisas que eu entendi tentando fazer uma lista de prós e contras — quem me conhece sabe que eu realmente faço isso — e também ter ouvido do meu gestor, que eu já atuava como liderança, só não cuidava da carreira das pessoas.

Ao longo das conversas que tive, também ficou mais claro que eu não precisava abandonar a especialidade que eu gostava — que nesse caso é Design Ops — , só tinha que saber priorizar as ações que trariam mais benefícios para o meu time e saber a hora de delegar mais, ao invés de executar tudo sozinha.

Espero que você encontre boas oportunidades na sua jornada e que sempre se lembre que qualquer habilidade pode ser aprendida.

Esse texto faz parte de uma série. Confira a segunda parte.

--

--