CABEÇAS VÃO ROLAR!

HERÓIS, SUPER-HERÓIS E CHAINMAIL NO D&D OSR

Luis Oliveira
13 min readOct 30, 2022

“Conan os encarava, não um homem nu, acordado ainda confuso e desarmado de seu sono profundo, para ser abatido como uma ovelha, mas desperto e alerta, parcialmente armado […]. ‘Avante, patifes!’, gritou o fora-da-lei. ‘Ele é um contra vinte e está sem elmo!’

[…] Qualquer outro homem já teria morrido ali, e o próprio Conan não esperava sobreviver, mas ele ferozmente desejava infligir o máximo de dano que pudesse antes de cair. […] O Cimério moveu-se num borrão de velocidade cegante. Ele era como um tigre entre babuínos enquanto saltava, fintava e girava, oferecendo um alvo sempre em movimento, enquanto seu machado tecia uma brilhante roda de morte ao seu redor.”

A Fênix na Espada; Robert E. Howard (tradução livre).

É sabido que a primeira edição de D&D (ou OD&D), lançada em 1974, foi construída com base no jogo de guerra CHAINMAIL e portanto, possui algumas regras que remetem a este jogo mais antigo. Uma delas, que ficou perdida na tradução nas edições posteriores, é a Capacidade de Combate (Fighting Capability), que basicamente serve para situar personagens jogáveis (PJs) de OD&D nos sistemas de combate do CHAINMAIL, sim, sistemas, pois há mais de um.

Há basicamente três modos de combate no CHAINMAIL: o Combate Massivo, para batalhas campais de escala 20:1 (1 figura = 20 soldados), o Combate Homem a Homem para escaramuças menores em escala 1:1 (1 figura = 1 soldado) e o Combate de Fantasia, para decidir batalhas campais em que hajam seres fantásticos envolvidos. Há ainda o Combate com Projéteis, que varia de acordo com cada modo de combate.

A Capacidade de Combate do OD&D serviria então para situar como um personagem do jogo mais moderno se comportaria nos modos de combate do jogo mais antigo. Por exemplo: Quando se diz que um guerreiro de 3º nível tem a Capacidade de Combate de um Herói (-1) ou 3 Homens o que isso significa é que: No Combate de Fantasia, ele agiria como um “sub herói” rolando seus dados na tabela de fantasia como um Herói e subtraindo 1. Ao lutar contra homens normais entretanto, agiria como 3 Homens Normais, no combate Homem a Homem, rolando os dados contra o valor determinado por sua arma e armadura; e no Combate Massivo 20:1, lutaria como 3 unidades, o tipo específico de unidade determinado novamente por seus armamentos (Infantaria Leve, Pesada, Encouraçada, etc).

Vale dizer que esses modos de combate ignoram conceitos de Dados de Vida, Pontos de Vida, etc. que se relacionam ao Sistema de Combate Alternativo (com d20) presente no OD&D e que mais tarde seria o padrão para edições posteriores. Sendo CHAINMAIL um jogo de guerra, a decisão da vida ou morte das unidades é feita geralmente numa única jogada de dados e não com ataque, dano, etc.

Entretanto, algo que a Cap. de Combate pode nos ser útil ao usar o Sistema Alternativo (d20) em jogo é lidar com os confrontos contra grandes hordas de inimigos, como por exemplo, os encontros nos ermos contra exércitos de 300 goblins (já comentado noutro artigo aqui). Uma vez que fornece a capacidade de luta de vários homens (ou seja, vários ataques), essa estatística é útil para destacar PJs, principalmente em níveis altos, como uma força capaz de lidar com hordas de “tropas menores”, como o exemplo de Conan, na citação acima, que luta sozinho contra uma horda de 20 homens, em giros de morte.

Edições posteriores criaram múltiplos ataques, além de talentos como “Cleave”, para derrubar várias hordas, mas proponho o uso de uma ferramenta que já está presente no chassi original, apenas com pequenas interpretações.

UM ÚNICO ATAQUE, MÚLTIPLOS ALVOS

Um dos pontos positivos dos muitos modos de combate do CHAINMAIL, é que o combate é rápido, mesmo quando atacando vários oponentes. Geralmente uma única rolagem de vários d6 determina quantos soldados vivem e morrem numa contenda. No Sistema Alternativo, entretanto, a coisa torna-se um tanto arrastada quando todos na mesa precisam esperar que Combatentes rolem seus 6 ataques, comparem com 6 CAs, rolem 6 dados de dano e subtraiam de 6 totais de PV diferentes.

Para isso, no método oferecido aqui (que é o que eu uso nos meus jogos), sempre se fará apenas 1 rolagem de ataque, entretanto, aplica-se o dano a múltiplos alvos, com o limite de oponentes atingidos sendo dado pela Cap. de Combate de quem atacou. Todavia, esses múltiplos ataques são APENAS para o corpo-a-corpo, com os projéteis seguindo a taxa de tiro por rodada de cada arma.

Exemplo: Assumindo uma Combatente de 6º Nível, com Cap. de Combate de 6 Homens, atacando 6 goblins: 3 com armadura de couro (PV 3, 2, 1); 2 com cota de malha (PV 4, 3) e 1 com cota de placas (PV 6). Rolaria-se 1 ataque, comparando com o número alvo de cada armadura (10, 12, 14 respectivamente para Combatentes de 6º nível). Com 11, causaria dano apenas aos 3 de armadura de couro; com 13 aos de couro e malha; e com 18, aplicaria o dano a todos. Digamos que o ataque obtivesse um 18, causando 3 de dano: teria acertado a todos, matando os 3 de armadura de couro, 1 de cota de malha e ferindo gravemente o chefe mesmo em sua cota de placas.

Dessa forma, a variabilidade de acerto fornecida por várias jogadas de d20, que tomaria um tempo maior, é substituída pela variabilidade na CA e PV da força inimiga, o que gera organicamente, a criação de exércitos variados e mais interessantes do que a horda de 300 goblins, que são todos clones um do outro.

HOMENS, HERÓIS, SUPER-HERÓIS E MAGOS

➤ Homem: primeiramente, Homens ou tropas normais, no sentido dessa mecânica, significa todas as tropas humanóides que não lutam como Heróis ou Superiores, ou seja, os seres com menos de 4 DV ou que não tenham Cap. de Combate Heróica ou superior. Isso significa que todos os PJs “não-heróicos” seriam considerados tropas normais para fins da Cap. de Combate¹.

Herói: é equivalente a 4 Homens no Combate vs Homens. Combatentes atingem o primeiro degrau da Cap. Heróica no 3º Nível, enquanto demais PJs precisam esperar mais (ver tabelas adiante). Além de acertar vários alvos, Heróis têm as seguintes habilidades, via CHAINMAIL:

  • Moral: +1 no Moral de aliados e são os últimos a serem alvejados por tropas normais enquanto houver alvos menos poderosos.
  • Imunidade a dano: são feridos apenas por ataques que causem 4 ou mais de dano simultâneo². Dessa forma é preciso um golpe que “mataria um homem menor” (4 a 6 de dano num ataque normal) para afetar seres heróicos.
  • Alvejar Dragões: ao atirar em dragões no céu, conseguem derrubá-los para a morte com 20 natural num ataque, ou 19–20 se usarem flechas mágicas³.

Super-Herói: descrito como “exército de um homem só” é equivalente a 8 Homens no Combate vs Homens. Combatentes atingem o primeiro degrau dessa Cap. de Combate Super-Heróica no 7º nível, enquanto demais PJs precisam aguardar mais níveis (ver adiante). Além de acertar vários alvos, Super-Heróis possuem as seguintes habilidades, via CHAINMAIL:

  • Moral: +2 no Moral de aliados, atacados por último como Heróis e forçam Testes de Moral de tropas normais se investirem contra elas em corpo-a-corpo.
  • Imunidade a dano: são feridos apenas por ataques que causem 8 ou mais de dano simultâneo. Levando em conta que os ataques causam sempre 1–6 de dano, é impossível para os seres comuns causarem dano a Super-Heróis. Apenas seres muito poderosos (que causem mais de 1d6 de dano), atacantes com armas mágicas ou ataques especiais (como sopro de dragão) seriam uma ameaça a esses “exércitos de um homem só”. Isso se alinha com o fato de que seriam os mesmos seres presentes na Tabela de Fantasia em vez na de Homem a Homem, no CHAINMAIL (gigantes, dragões, espectros, etc.).
  • Alvejar Dragões: ao atirar em dragões no céu, conseguem derrubá-los para a morte com 18–20 natural num ataque, ou 17–20 se usarem flechas mágicas.
  • Detectar Inimigos: podem detectar inimigos invisíveis ou escondidos à distância de combate corpo-a-corpo (geralmente o máximo de seu movimento em combate). Dessa forma, não podem ser pegos de surpresa dessa maneira.

Mago: magos são um caso complicado. Primeiramente, pois eles não lutam nas tabelas de combate Homem a Homem e mesmo nas de Combate Massivo sua participação é equivalente a agrupamentos de unidades que não fazem sentido com o Sistema Alternativo, portanto para fins dessa adaptação, adotei parte do proposto no suplemento Compleat Chainmail Combat System onde se debate de forma mais extensa o assunto. Por essa interpretação personagens com a Cap. de Combate de Mago (que realmente se aplica apenas aos Arcanistas) lutam como 5 Homens e nas demais definições são similares a um Super-Herói com algumas diferenças:

  • Moral: +2 no Moral de aliados, atacados por último como Heróis e forçam Testes de Moral de tropas normais se investirem contra elas em corpo-a-corpo.
  • Imunidade a dano: são feridos apenas por ataques que causem 8 ou mais de dano simultâneo, como Super-Heróis.
  • Poderes mágicos: enxergam no escuro e podem ficar invisíveis à vontade (até atacarem ou se revelarem).

TABELAS DE CAPACIDADE DE COMBATE AJUSTADAS

OBS: os bônus e penalidades presentes nas tabelas originais (+1, -1) foram suprimidos, pois são relativos às tabelas de Combate Homem a Homem e Combate de Fantasia do CHAINMAIL e para fins de adaptação é mais recomendável usar os valores já dados nas matrizes do Sistema de Combate Alternativo.

➤ Combatentes (Fighting-Man)

╔════════════════╦══════╦═════════════════╦════════════════╗
Nível ║ DV ║ Cap. de Combate ║ Homens*/Ataque ║
╠════════════════╬══════╬═════════════════╬════════════════╣
║ 1. Veterano ║ 1+1 ║ 1 Homem ║ 1 ║
║ 2. Guerreiro ║ 1 ║ 2 Homens ║ 2 ║
║ 3. Espadachim ║ 3 ║ Herói** ║ 3 ║
║ 4. Herói ║ 4 ║ Herói ║ 4 ║
║ 5. Duelista ║ 5+1 ║ Herói ║ 5 ║
║ 6. Mirmídone ║ 6 ║ Herói ║ 6 ║
║ 7. Campeão ║ 7+1 ║ Super-Herói** ║ 7 ║
║ 8. Super-Herói ║ 8+2 ║ Super-Herói ║ 8 ║
║ 9. Lorde ║ 9+3 ║ Super-Herói ║ 9 ║
║ 10. Lorde ║ 10+1 ║ Super-Herói ║ 10 ║
╚════════════════╩══════╩═════════════════╩════════════════╝
* Homens atingidos por ataque: leva em conta todos os humanoides que não atacam como Herói ou superior ou têm menos de 4 DV.** Note que Combatentes de 3º nível, apesar de já atingir a Cap. Heróica, ainda são “sub heróis”, acertando apenas 3 Homens por Ataque. Da mesma forma, se mantém como Heróis do nível 4–6, progredindo no número de Homens atingidos de acordo com seus DV. No 7º nível são “sub super-heróis” já tendo as habilidades de um Super-Herói (descritas anteriormente), mas atingindo apenas 7, não 8 Homens.

➤ Arcanistas (Magic-User)

╔════════════════╦═════╦═════════════════╦═══════════════╗
Nível ║ DV ║ Cap. de Combate ║ Homens/Ataque ║
╠════════════════╬═════╬═════════════════╬═══════════════╣
║ 1. Médium ║ 1 ║ 1 Homem ║ 1 ║
║ 2. Vidente ║ 1+1 ║ 1 Homem ║ 1 ║
║ 3. Conjurador ║ 2 ║ 2 Homens ║ 2 ║
║ 4. Teurgista ║ 2+1 ║ 2 Homens ║ 2 ║
║ 5. Taumaturgo ║ 3 ║ 3 Homens ║ 3 ║
║ 6. Mágico ║ 3+1 ║ 3 Homens ║ 3 ║
║ 7. Encantador ║ 4 ║ Herói* ║ 3 ║
║ 8. Bruxo ║ 5 ║ Herói ║ 4 ║
║ 9. Feiticeiro ║ 6+1 ║ Herói ║ 5 ║
║ 10. Necromante ║ 7 ║ Mago** ║ 5 ║
║ 11. Mago ║ 8+1 ║ Mago ║ 5 ║
║ 12. Mago ║ 8+2 ║ Mago ║ 5 ║
║ 13. Mago ║ 8+3 ║ Mago ║ 5 ║
║ 14. Mago ║ 8+4 ║ Mago ║ 5 ║
║ 15. Mago ║ 9+1 ║ Mago ║ 5 ║
║ 16. Mago ║ 9+2 ║ Mago ║ 5 ║
╚════════════════╩═════╩═════════════════╩═══════════════╝
* Assim como Combatentes de 3º Nível, Arcanistas de 7º nível ainda são “sub heróis”, já tendo o status heróico, mas atingindo apenas 3 Homens.** Note que Arcanistas não progridem em número de alvos além de Mago, atingindo no máximo 5 Homens em corpo-a-corpo, ao contrário de Combatentes que aumentam esse número de acordo com seus DV. Isso é contrabalanceado pelos feitiços disponíveis aos Arcanistas de nível alto, como Cloudkill que podem liquidar exércitos inteiros.

➤ Clero (Cleric)

╔═══════════════╦═════╦═════════════════╦═══════════════╗
║ Nível ║ DV ║ Cap. de Combate ║ Homens/Ataque ║
╠═══════════════╬═════╬═════════════════╬═══════════════╣
║ 1. Acólito ║ 1 ║ 1 Homem ║ 1 ║
║ 2. Adepto ║ 2 ║ 1 Homem ║ 1 ║
║ 3. Pároco ║ 3 ║ 2 Homens ║ 2 ║
║ 4. Vigário ║ 4 ║ 3 Homens ║ 3 ║
║ 5. Cura ║ 4+1 ║ 3 Homens ║ 3 ║
║ 6. Bispo ║ 5 ║ Herói ║ 3 ║
║ 7. Lama ║ 6 ║ Herói ║ 4 ║
║ 8. Patriarca ║ 7 ║ Herói ║ 5 ║
║ 9. Patriarca ║ 7+1 ║ Super-Herói ║ 7 ║
║ 10. Patriarca ║ 7+2 ║ Super-Herói ║ 7 ║
╚═══════════════╩═════╩═════════════════╩═══════════════╝

➤ Monstros

Como é mostrado nas tabelas, embora Heróis sejam equivalentes a 4 Homens e Super-Heróis a 8, no caso dos PJs essa Cap. de Combate varia de acordo com seu nível, independente de seus DV.

Monstros, entretanto, possuem Cap. de Combate equivalente a um Nº de Homens = Dados de Vida. Não há alusões a atribuir o status Herói ou Super-Herói a Monstros nas regras, já que eles já possuem suas próprias capacidades especiais, então isso fica a cargo de cada grupo.

Exemplo: um troll possuiria a Cap. de Combate de 6 Homens, já que possui 6DV, ou seja, num ataque, poderia acertar até 6 humanoides com Cap. de Combate inferior a Herói (ou menos de 4DV). Isso poderia incluir, por exemplo, 6 Combatentes de até 2º nível (pois os de 3º já teriam a Cap. de Combate: Herói). Porém, o troll sendo um monstro, não ganharia os bônus especiais relativos à moral, redução de dano, etc. que Heróis possuem, uma vez que já tem suas próprias habilidades especiais, a menos que seja definido de outra forma previamente pelo grupo de jogo.

Perceba então, que o uso de tais mecânicas trará um sabor diferente, principalmente para os combates em larga escala e com personagens poderosos.

Imagine Boromir na batalha do Amon Hen, um personagem de capacidade Super-Heróica lutando contra hordas infindáveis de uruks sem nenhum arranhão, mas tombando diante das flechas do Capitão Uruk, este sim, outro personagem de capacidade superior e portanto capaz de causar dano suficiente para ameaçar um Super-Herói (seja com armas mágicas ou dano especial, causando mais de 8 de dano).

Ou porque não, o próprio Conan, no conto supracitado, que derrota sozinho uma horda de assassinos sem correr risco, para ser ameaçado apenas com a chegada do demônio conjurado por Toth-Amon, um adversário sobrenatural que causaria danos especiais, sendo uma ameaça mesmo para o Super-Herói Cimério.

Heróis e principalmente Super-Heróis, tornam-se então o equivalente do lado dos PJs para humanóides como espectros, vampiros e outros que são feridos apenas por armas +1, +2, etc. Um Super-Herói de fato, só poderia ser ameaçado por armas +2 em diante ou por danos especiais, como o golpe de um gigante (2d6+2), a baforada de um dragão (causando vários DV de dano) ou o dreno de energia vital de um morto-vivo poderoso.

Fica aqui então essa sugestão, se for do interesse do seu grupo emular esse tipo de narrativa em jogo. E caso o faça, não hesite em compartilhar com a comunidade. Eu mesmo cheguei a essa reflexão após testar essas regras em meus jogos e o resultado foi muito satisfatório, e estará presente em relatos futuros.

Por hoje é só,

Até o próximo post,

Memento Mori.

[ADDENDUM, 03 de maio de 2023]

Após estudar um pouco mais sobre o CHAINMAIL, noto que uma outra possível interpretação do uso da Capacidade de Combate com o combate alternativo do Zerinho seria não pela quantidade de dano (4+ para Figuras Heroicas e 8+ para Super Heroicas), mas sim pela quantidade de ataques/atacantes.

Seguindo essa premissa (que é mais próxima ao paradigma do CHAINMAIL, uma vez que ignora o eixo Dano vs PV), uma Figura Heroica confrontadas por Figuras Comuns (Homens) precisaria ser acertada por no mínimo 4 atacantes para sofrer dano (o que provavelmente equivale a ser derrotada, uma vez que 4 dados de dano se igualam aos seus 4 Dados de Vida). Da mesma maneira, a Figura Super Heroica precisaria de 8 ataques bem-sucedidos por Figuras Comuns.

Este outro modo de condução dessa estatística em jogo, apesar de tornar tropas Heroicas e Super Heroicas bastante invulneráveis a golpes singulares de Figuras Comuns, se alinha mais ao paradigma de posicionamento de tropas e uso do terreno do CHAINMAIL. Enquanto seria virtualmente impossível que Figuras Comuns conseguissem atacar uma Figura Heroica num corredor estreito ou numa ponte (uma vez que não conseguiriam fechar um cerco de 4 atacantes), em campo aberto, mesmo seres Super Heroicos estariam em maus lençóis se cercados por dezenas de oponentes.

Outro ponto é, se por um lado tais figuras especiais seriam invulneráveis a um único atacante comum (excluindo obviamente casos de ataques especiais, como veneno), se uma Figura Heroica se confronta contra outra do mesmo nível, não há nem a necessidade de considerar o limiar de dano ou a necessidade de armas mágicas para feri-la.

É uma outra interpretação possível e que caberá (como sempre) a cada grupo perceber qual funciona melhor para o seu jogo.

Notas e Referências

[1] É possível interpretar Homem como todos os seres com até 1DV, porém nesse caso, PJs com Cap. de Combate entre 1 Homem e Herói seriam o quê? Cabe a cada grupo debater esse caso específico.

[2] No CHAINMAIL, um Herói ignora quaisquer ataques que não causem 4 Hits simultâneos. Como passa-se a usar Hit Points em vez de 1 Hit = 1 morte no OD&D, os 4 Hits são interpretados aqui como 4 pontos de dano.

[3] No CHAINMAIL isso seria resolvido de outra maneira, de acordo com as tabelas de combate com vários d6, então foi uma adaptação não-exata para o Sistema Alternativo, mantendo a mesma “ideia” do original (derrubar dragões do céu para a morte instantânea com uma pequena chance).

[4] Caso seja desejável manter as tropas normais como ameaça, uma alternativa é usar a regra de acerto crítico (20) causar o dobro de dano, ou contar o dano simultâneo como o total de dano da rodada, ao invés de apenas o dano de cada criatura. Dessa forma, hordas de muitos inimigos ainda poderão ferir super-heróis (o que talvez não faça sentido com a ideia do exército de um homem só, mas cabe a cada grupo decidir sua abordagem preferida).

[5] Disponível em: https://www.grey-elf.com/

[6] Tais poderes no CHAINMAIL, assim como a habilidade de lançar bolas de fogo e relâmpagos, podem ser interpretados como já mapeados no OD&D pelos feitiços dos Arcanistas de alto nível, o que faz com que essa última habilidade possa ser ignorada em favor da regra de feitiços que já é utilizada normalmente.

--

--

Luis Oliveira

Ilustrador, rpgista e membro do Lampião Game Studio. Autor de jogos como NOIR e SMD. Instagram: @lpauloliveira