Leituras de outubro/18

Míriam Medeiros Strack
6 min readNov 29, 2018

--

No início desse ano, me propus a ler 52 livros até dezembro, o que significa um livro por semana. Durante o ano acabei lendo bastante para um curso que estava fazendo, mas a partir de outubro, voltei a fazer leituras só por gosto mesmo. De um modo geral, não conto exatamente um livro por semana, porque costumo ler vários ao mesmo tempo, mas tento sempre chegar ao fim do mês com pelo menos quatro livros concluídos. Tem meses que consigo ler mais e alguns menos.

Mesmo já estando quase no fim de novembro, trouxe aqui um breve resumo dos livros que li no mês de outubro. Os livros estão na ordem em que fui terminando suas leituras. Pretendo continuar postando aqui mensalmente sobre os livros que li, então fiquem atentos que essa será uma coluna mensal.

Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie

Esse já era um livro que estava na minha lista de leitura há bastante tempo e eu confesso que esperava mais dele. Eu sou uma pessoa introvertida, mas por ter mudado de estado há uns anos (do RS para MG), eu achei que valeria a pena “aprender” a fazer novos amigos. Porém, achei que as dicas do livro foram todas coisas que eu já sabia e já praticava de algum modo (leia-se: já praticava quando estava afim de ser simpática… risos). Os capítulos falam coisas como “Sorria mais” ou “Escute as necessidades da outra pessoa antes de falar das suas”, ou ainda, “Saiba e chame as pessoas pelo primeiro nome”. São dicas que eu sei que realmente funcionam, mas creio que o que me incomodou no livro foi o tom que o autor usa de que essas dicas são “infalíveis” e que você pode conseguir o que quiser com elas. Me incomodou um pouco. No mais, foi um livro rápido de ler, apesar do tamanho dele, porque a escrita é bem fluída. Para quem tem dúvida se lê ele ou não, acho que pode valer a pena por ser um clássico.

Avaliação: 3,5

A virtude da raiva — Arun Gandhi

Esse é um livro lançado esse ano e eu recomendo de mais! Já falei rapidinho sobre ele nesse meu texto aqui. Quem escreve o livro é Arun Gandhi, neto do Mahatma Ghandi. Ele conta que entre seus 12 e 14 anos viveu com seu avô na Índia e escreve sobre os aprendizados que teve lá, principalmente a respeito da raiva. O que mais me impressionou no livro foi o fato de Gandhi ter falado para seu neto que ele sentia raiva o tempo todo, principalmente perante as injustiças que ele via na Índia. O ponto é que ele não utilizava essa raiva de forma violenta, mas de forma pacífica. No livro, Arun conta inclusive alguns dos protestos pacíficos feitos por seu avô. Aliás, o avô dizia inclusive que a raiva é o combustível que move as pessoas para lutarem contra as injustiças. Eu achei esse livro fantástico e super recomendo, principalmente porque temos uma visão “ruim” da raiva, que é totalmente desconstruída nesse livro. Recomendadíssimo!

Avaliação: 5

Ouse Crescer — Tara Mohr

Esse é um livro fantástico!!! A autora escreve especificamente para mulheres e não só nos instiga a ousar crescer, como também nos ensina como fazer isso. O livro tem basicamente a mesma estrutura de um curso que a autora dá, então ao final de cada capítulo há exercícios para serem feitos. Eu fiz todos e digo: mudou minha vida! Se hoje eu estou aqui escrevendo, é culpa desse livro! Para mim, ousar crescer foi ousar escrever.

Confesso que demorei para terminar ele (comecei a ler ele em janeiro e só terminei em outubro), mas fiz isso porque eu curti cada pedacinho dele! Lia algumas páginas por dia, absorvia a ideia, conversava com pessoas sobre ela e só então retornava ao livro. No final de cada capítulo, eu reservava um horário, pegava meu diário e fazia os exercícios propostos por ela. E esse processo todo foi delicioso! O livro está cheio de marcadores e post-its colados. Mas fiquei um pouquinho triste quando o livro terminou. Com certeza vou reler ele ano que vem.

Avaliação: 5

A revolução dos bichos — George Orwell

Esse também é um dos clássicos e li ele em uma manhã de domingo. Leitura rápida e fácil. Achei que eu escolhi um ótimo momento para lê-lo, por causa das eleições.

Nessa fábula, o autor conta como os animais de uma fazenda fizeram uma revolução para expulsar o dono de lá e tomar o poder. Inicialmente, com os bichos comandando tudo, a fazendo andava bem e os animais tinham fartura. Porém, aos poucos, os porcos começaram a se destacar hierarquicamente e a tomar o poder para si. Não vou dar spoiler do final, mas eu achei ele um tanto quanto óbvio.

De qualquer forma, é um livro que ilustra de uma forma bem lúdica o que o desejo por poder pode causar as pessoas (ou aos animais, como é o caso… ). Recomendo por ser um clássico e por ser um livro bem rápido de ser lido.

Avaliação: 3

A parte que falta + A parte que falta encontra o grande O — Shel Silverstein

Esse se tornou bem conhecido com o vídeo que a Jout Jout fez contando a história dele. É um livro infantil, mas que com certeza emociona adultos e crianças. Coloquei ele aqui na minha lista pois tive acesso ao livro físico e pude folhear ele e ler novamente.

Junto com A parte que falta, li também a continuação da história “A parte que falta encontra o grande O”. Se o primeiro livro falava do círculo que faltava um pedaço, nesse livro, o protagonista é justamente o pedacinho faltante, o triangulo que encaixa nas bolinhas. Ele também está a procura de alguém para ser encaixado. Porém, a diferença nesse aqui é que ele encontra o grande O, uma forma completa, que não precisou de nenhuma outra parte para ser assim. Nesse encontro, o grande O “ajuda” a parte que falta a ser completa em si mesma. Eu de verdade achei esse mais tocante que o primeiro.

Avaliação: 4

Emocionário — Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel

Esse livrinho maravilhoso foi feito para crianças, mas da mesma forma que o anterior, pode ser de extrema utilidade para adultos também. Quem me conhece mais de perto sabe que eu sou uma entusiasta da inteligência emocional e acredito que uma das primeiras coisas que podemos fazer para ter mais consciência de nossas emoções é saber quais emoções existem e como elas se apresentam para nós e em nós.

Nesse livro, descrito como um dicionário de emoções, elas são definidas para nós em palavras, mas também contam com ilustrações lindas que nos ajudam a entender, de uma forma mais subjetiva, como sentimos cada emoção que está explicada ali.

Do tipo de livro para ter em casa, para ler e reler muitas vezes com as crianças e para os adultos consultarem sempre que precisarem entender o que estão sentindo.

Avaliação: 5

Se alguém já leu algum desses livros e quiser trocar ideias sobre, fique a vontade para responder a esse texto. Adoro conversar sobre livros!

E se alguém tiver interesse em adquiri-los, é só clicar no título do livro que será redirecionado para a página dele na Amazon.

Deseja receber todos os meus textos da semana compilados em seu e-mail? Assine minha newsletter e não perca nada. Autoconhecimento, livros, feminismo e ficção.

Gostou do texto? Você pode deixar de 1 a 50 claps ou comentar abaixo. ;)

--

--

Míriam Medeiros Strack

Escritora, professora, bailarina, artista. Falo sobre consciência emocional, consciência corporal e autenticidade. Insta: @miriam.mest