Como é um eclipse solar em Marte?

Missão Exoplaneta
3 min readMay 9, 2022

--

Olá! Se você já teve a experiência de presenciar um eclipse solar total ou parcial aqui no Brasil, sabe que é incrível. Mas como deve ser em outros planetas? Vamos descobrir como foi o eclipse solar em Marte :)

Captura de trecho do vídeo NASA’s Perseverance Rover Sees Solar Eclipse on Mars

Parecem batatas

Fobos e Deimos são duas luas (satélites naturais) do planeta Marte e ambos possuem formatos irregulares que mais parecem enormes batatas espaciais 😄 Enquanto Marte ganhou esse nome em referência ao Deus grego da Guerra, Fobos é em referência ao Deus Grego do Medo e Deimos ao Deus Grego do Temor.

E falando um pouco sobre Fobos, ele está a 6.000 quilômetros acima da superfície de Marte, ou seja, bem próximo do planeta vermelho, numa órbita bem baixa ao redor de Marte e possui cerca de 25 quilômetros de diâmetro.

O Eclipse captado pelo Percy

Não to falando do Percy Jackson e sim, do rover Perseverence, um robô explorador que carinhosamente chamamos de Percy e tá lá em Marte explorando o planeta. O rover durante sua caminhada pela cratera Jezero, conseguiu captar o momento em que Fobos passa na frente do Sol!!!

Percy capturou diversas imagens da lua Fobos transitando (passando em frente, vamos dizer assim) pelo Sol, onde é possível vermos as irregularidades de Fobos e até manchas solares! E eis o resultado:

Infelizmente, Marte não teve a sorte de ter uma lua esférica tão bonitona quanto a nossa, né? Mas o vídeo é bem legal! Mas sabe o que é mais legal ainda?

“É a resolução mais alta e o vídeo com taxa de quadros mais alta já feito de um evento desse tipo em Marte.” — Phil Plait, Incredible Video of a Solar Eclipse… From the Surface of Mars! | Bad Astronomy

Próximo Eclipse Lunar Total no Brasil

Falando nisso, do dia 15 pra 16 de maio de 2022 vai rolar o eclipse lunar total que poderá ser visto por todo o Brasil! Nesse tipo de eclipse, a Lua se move pra parte interna da sombra da Terra e uma parte da luz do Sol que passa pela atmosfera do nosso planeta atinge e ilumina fracamente a superfície da Lua.

Credit: NASA Goddard Space Flight Center

Quanto mais nuvens e poeira da nossa atmosfera no momento do eclipse, mais a Lua ganha uma aparência vermelha já que os comprimentos de onda mais longos como o laranja e o vermelho chegam a atravessar a atmosfera da Terra, enquanto os comprimentos mais curtos (violetas e azuis) se espalham bem mais.

Credit: NASA Goddard Space Flight Center

E convites não faltam pra você observar esse evento! Se liga no recado do Rubinho do canal Astrotubers:

Caça ao Tesouro!

Durante o texto eu espalhei vários links que levam a diversos lugares surpresas pra você explorar. Então depois de ler, só sair clicando sem arrependimentos :)

Fechando mais uma edição do Direto de Marte, fazendo jus ao nome da newsletter, até a próxima!

--

--

Missão Exoplaneta

O objetivo é popularizar e facilitar o acesso aos temos científicos, conceitos e ideias sobre o Universo! Criado por @juliabrazolim.