Sem serifa

Walter Vianna
Tendências Digitais
4 min readJun 16, 2018

A Tipografia e o termo do mesmo tem origem com a criação de máquinas de impressão e escrita. Anteriormente, quando escrita era somente a mão, apesar de existirem estilos diferentes de escrita, o termo e a ideia de tipografia não existia. A tipografia tem sua origem nas primeiras impressões com tipos gráficos (letras em relevos confeccionadas em madeira, barro ou ferro). Daí vem o termo.

Catálogo tipográfico da Caslon, de William Caslon, 1732

O dicionário explica a tipográfica como:

Tipografia — substantivo feminino

  1. a arte e a técnica de compor e imprimir com uso de tipos.
  2. conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento), esp. no sistema de impressão direta com o uso de matriz em relevo; imprensa.

Para Designers (Digitais e Gráficos principalmente) a tipografia é uma parte essencial da atmosfera e tom de um material. Sua força, tamanho, grossura, espaçamento, e tantos outros fatores que diversificam a fonte, podem modificar completamente o sentido e a atmosfera de um material.

É aqui que entramos no tema do artigo. O uso excessivo de fontes com “Typeface” Sans Serif. Mas antes, o que é um Typeface? Typeface é o uma “familia” de uma fonte.

Cada fonte de um tipo de família tem um peso específico, estilo, condensação, largura, inclinação, itálico, ornamentação e designer ou fundição (e anteriormente tamanho, em fontes de metal). Então, agora sabemos o que é um typeface. Agora vamos discutir o problema em questão. O uso excessivo de fontes Sans Serif, ou não serifadas.

Fonte serifada

Fonte Sans Serif

Em anos recentes, o design passou de um estilo semi-realista e com certa profundidade, para um design minimalista, cheio de ícones, e “flat”. Com todas essas mudanças acontecendo no design digital e gráfico seria impossível se o uso de fontes não mudasse junto. O design é tão moldado pela fonte que é usada, que em uma era moderna, é impossível utilizar uma fonte como “times new roman” em uma interface ou aplicativo. Fontes não serifadas são uma das maiores contribuidoras para o design minimalista e flat.

Além de ser comprovado que a fonte sem serifa facilita a leitura, é mais fácil de integrá-la dentro de um design gráfico modernizado. Sua estética simples pode ser facilmente modificada por um bom designer, e mesmo se for deixada como é originalmente, uma fonte sem serifa pode passar uma mensagem de modernismo tão facilmente quando uma ilustração.

No design digital as fontes sem serifa, além de serem favoráveis pela escolha estética para o design flat e minimalista seja qual for a fonte, também é favorável quando dentro da criação de sites em html. Porque? Bom, apesar de existirem milhares de fontes e famílias de fontes na internet, existem apenas 9 fontes que você pode ter certeza que estão em todos os computadores do mundo. Essas são Arial, Arial Black, Courier New, Comic Sans, Geórgia, Impacto, Tahoma, Times New Roman, Trebuchet e Verdana. Dessas 9 fontes, apenas 3 são com serifa: Courier New, Georgia e Times New Roman. Dessas 9 fontes, apenas duas são 100% seguras para a Web em html. Essas são Times new roman, e arial. Qual foi a ultima vez que você viu uma interface de site ou aplicativo com a fonte Times New Roman? Eu também não sei. Fontes com serifa estão ficando muito desatualizadas e “velhas”. Designers já não usam mais essas fontes, a não ser que tenham algum motivo específico para usá-las.

Um dos pioneiros da mudança de uso de fontes para fontes mais simplificadas e “sans serif” é a empresa Apple, que usa quase exclusivamente a fonte “Helvetica”, uma das mais conhecidas e usadas fontes “flat”, “clean”, e ela é “sans serif”. Seguindo essa onde de design, não existe um aplicativo ou interface moderna que não utilize fontes blocadas, sem serifa e “book” para as suas interfaces.

Referencias:

https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/n%C3%A3o-%C3%A9-s%C3%B3-um-tipo-c659ee17f18b — tipografia

https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/a-tipografia-como-estilo-visual-9eb8845d6b95 — tipografia

https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/design-clean-o-flat-design-e-o-minimalismo-58b718e187c1 — flat design

https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/mnmlsm-94d4b4461ebc — minimalismo

--

--