Ambiente de desenvolvimento PHP/Laravel no macOS — parte 2/10

Nando Salles
3 min readJul 19, 2018

--

Olá pessoal.

Este artigo faz parte de uma série onde descrevo os passos necessários para se preparar um ambiente de trabalho para o desenvolvimento de projetos WEB com PHP/Laravel e utilizando como hardware um macbook com macOS High Sierra.

No primeiro artigo abordei os passos iniciais para a preparação básica deste ambiente.

Para sua melhor orientação da sequência dos artigos, abaixo você encontra todas as partes que compõem esta série com os respectivos link para acesso direto.

Vamos lá então.

Parte 2 — Instalando o git e outros programas

Continuando a preparação do nosso ambiente de desenvolvimento, vamos instalar alguns programas importantes.

a) Instando o git nativo do macOS High Sierra

Para quem não conhece, o git é o comando utilizado por milhares de desenvolvedores que tem por finalidade permitir o versionamento de programas e arquivos.

No caso do macOS High Sierra, o git não vem instalado por padrão. Mas a sua instalação é um processo muito simples de ser feita, basta digitarmos o seguinte comando no terminal:

xcode-select --install

Após a instalação, você terá além do comando git, uma série de outros comandos disponíveis para desenvolvimento de softwares. A lista completa dos programas instalados, você encontrará no diretório:

/Library/Developer/CommandLineTools/usr/bin

b) Instalação da sua IDE preferida

Durante a minha carreira de desenvolvedor web, tive a oportunidade de utilizar e testar diversas IDEs de desenvolvimento, as principais hoje em dia na minha opinião são: PHPSTORM, Atom, Sublime e Visual Studio Code.

Atualmente, estou utilizando o Visual Studio Code por vários motivos, mas o que se destaca para mim são: agilidade, ambientes integrados para versionamento e debug, estabilidade, facilidade de configuração, e a quantidade de extensões disponíveis.

Você pode baixar o Visual Studio Code a partir do endereço https://code.visualstudio.com.

O processo de instalação é muito simples, basta você descompactar o arquivo ZIP e depois mover o programa Visual Studio Code.app para a pasta de Aplicativos do seu computador.

Neste artigo, não vou descrever quais são as extensões que utilizo atualmente para os meus trabalhos em PHP/Laravel.

Caso queira saber mais sobre extensões, sugiro a leitura do meu artigo no Medium que está no endereço https://medium.com/@nandosalles/meus-plugins-do-visual-studio-code-72e8253b54b3

Não se esqueça de configurar no VSCODE a opção para chamar a IDE a partir do prompt de comando. Para isso, estando no VSCODE, aperte Cmd+Shift+P e na janela de comandos digite shell. Acesse a opção “Shell Command: Install ‘code’ command in PATH”.

Então é isso pessoal.

Até a próxima.

Grande abraços.

--

--

Nando Salles

Laravel, Web Developer, Master in Mechanical Engineering, MBA in People Management, Bachelor in Computing, Photographer, Professor and Technology Lover.