Ambiente de desenvolvimento PHP/Laravel no macOS — parte 5/10

Nando Salles
4 min readJul 22, 2018

--

Olá DevZ.

Chegamos no meio da nossa jornada.

Nesta série de artigos, descrevo os passos necessários para configurar um ambiente de desenvolvimento para projetos PHP/Laravel utilizando como plataforma um computador Macbook.

Neste artigo explicarei sobre a instalação de dois programas super legais para o gerenciamento de dados em um servidor MySQL.

Lembrando que não faz parte do escopo desta série de artigos a explicação da utilização dos programas propriamente dita. Para isto, sugiro uma rápida pesquisa no Google que você vai achar muita coisa boa a este respeito.

Caso você queira saber quais são as outras partes desta série, deixarei a seguir o sumário com os respectivos links para as mesmas.

Vamos ao que interessa então. Mão na massa.

Parte 5 — Gerenciado os bancos de dados MySQL

Para gerenciar os bancos de dados do MySQL, temos algumas opções interessantes, dentre elas, sugiro a instalação de uma das opções:

a) MySQL Workbench

Famoso programa desenvolvido e mantido pela mesma empresa responsável pelo MySQL, este programa pode ser baixado a partir do endereço https://dev.mysql.com/downloads/workbench/

Baixe e instale-o de forma semelhante ao que fizemos com o banco de dados MySQL. Bastando arrastar o ícone do MySQL Workbench para a pasta de Aplicativos.

Figura 1 — Instalando o MySQL Workbench.

b) SequelPro

Esta é uma outra boa opção de programa para fazer a gestão dos bancos de dados do seu ambiente de desenvolvimento.

Você pode baixar o programa a partir do endereço https://www.sequelpro.com/. Depois de realizado o download, faça a instalação do mesmo bastando arrastar o ícone do aplicativo para a pasta de Aplicativos do sistema.

Figura 2 — Instalação do Sequel Pro.

c) Definindo uma nova senha inicial para o usuário root

Depois que você instalou o banco de dados e o programa MySQL Workbench, vamos modificar a senha gerada durante a instalação do MySQL que comentei na parte 4 desta série de artigos.

Execute o MySQL Workbench e clique no ícone em destaque na figura abaixo:

Figura 3 — Criando uma nova configuração de conexão.

Na tela seguinte, informe os dados conforme descritos na figura seguinte, depois clique no botão “OK”.

Figura 4 — Inserindo os dados para a configuração de conexão.

Agora, estando na tela principal do MySQL Workbench, clique sob a conexão criada. Será solicitado que você troque a senha do usuário root.

Figura 5 — Acessando o banco de dados.

Informe então aquela senha que foi gerada durante a instalação do MySQL e a sua senha escolhida, conforme a figura a seguir:

Figura 6 — Trocando a senha do usuário root.

Pronto, a partir de agora, para acessar o banco de dados, você informará a nova senha do usuário root.

Recomendo que você crie também um usuário chamado homestead e com a senha secret para gerenciar o banco de dados. Pois este é o usuário e senha padrão utilizado pelo Laravel quando criamos um novo.

Até a próxima pessoal.

--

--

Nando Salles

Laravel, Web Developer, Master in Mechanical Engineering, MBA in People Management, Bachelor in Computing, Photographer, Professor and Technology Lover.