Pandemia: como se alimentar melhor

Carla Dani Nasimento
3 min readMay 10, 2020

--

Photo by Jonathan Ybema on Unsplash

Com o aumento dos casos da Covid-19 no Brasil e no mundo, questões políticas mil, precisamos mais do quê nunca cuidar bem da nossa saúde física e mental.

Como você está se alimentando? Está comendo muito por ansiedade ou medo? Está reforçando os cuidados de higiene? Está apoiando os comércios locais? Está gastando mais para comprar alimentos?

Crie uma rotina para comer

Se alimente no mesmo horário todos os dias. Isso é muito importante.

Alguns estudos sugerem que a alimentação em horários irregulares está relacionada com o alto risco de desenvolvimento de síndrome metabólica que posteriormente pode causar pressão alta, diabete tipo 2 e obesidade.

Além disso, cultivar uma rotina organizada reduz a ansiedade. Eu criei um Bullet Journal no meio da pandemia. Esse é um método personalizado de organizar sua rotina diária, não funciona para todo mundo mas não custa nada experimentar. Para criar o meu, eu segui este tutorial .

Cozimento

Segundo a EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) não há evidencias de que os alimentos sejam veículos de transmissão de Covid19. Além disso o novo Corona vírus não se multiplica em alimentos . Mesmo assim, evitar comer alimentos de origem animal crus é uma recomendação, já que esse vírus é bastante sensível ao aquecimento.

Escolha dos alimentos

Até o momento, infelizmente é desconhecido algum alimento que cure ou que previna a Covid-19.

O que se sabe é que reforçando a imunidade, caso fiquemos doentes, teremos maior probabilidade de nos recuperarmos bem da doença. Ainda que isso não seja uma regra.

Para aumentar a imunidade água, sol, pratica de exercícios físicos e bons hábitos de sono são bastante importantes.

Quer ter mais imunidade? Tenha todas a vitaminas e minerais em dia. Tenha um intestino que funciona direitinho, lotado de bactérias boas. E seja uma pessoa ativa e tranquila.

A principal recomendação é seguir uma dieta saudável. O Healthy Eating Plate, elaborado pela Harvard, é um guia para alimentação saudável.

E o Ministério da Saúde também dispõe de um guia alimentar muito bacana, que está em português e sua versão de bolso.

Eu e minha família por exemplo estamos bebendo mais água e chás (de erva doce, hortelã, gengibre,açafrão alho, capim limão e eucalipto…), que além de serem uma delícia e terem propriedades interessantes, eles ajudam a relaxar e praticar o mindful eating.

Estamos comendo mais cenoura, inhame, tomate, couve, couve flor, cebola,… amamos saladas e sopinhas.

Higiene

Todo mundo já deve saber que higiene na obtenção, preparo e consumo de alimentos é primordial.

A FAO abordou alguns aspectos sobre a segurança alimentar a a pandemia. Recomenda-se que sejam limpas embalagens de todos os alimentos, seja por meio de lavagem ou pela desinfecção por álcool 70%. Lavagem de mão com sabão por pelo menos 20s. Limpeza e desinfecção de todos os equipamentos, utensílios e superfícies de preparo de alimentos. Evitar falar durante o preparo dos alimentos também é indicado, já que o vírus pode ser transmitido pela saliva.

A mente também precisa estar bem alimentada

Se puder, ajude quem precisa neste momento. Existem muitas maneiras de contribuir, seja doando dinheiro ou bens, seja se conectando a sua comunidade ou sendo voluntário ao oferecer seus serviços. Ajudar é uma ótima maneira de ter mais motivação e esperança. Conheci recentemente o Atados, uma plataforma que aproxima voluntários de ONGs. Super recomendo!

Indico também um podcast muito maravilhoso, que aborda meditação e autoconhecimento: o Autoconsciente, disponível em várias plataformas.

E ainda falando sobre meditação, que tal praticar midful eating?Falei um pouco dele no meu texto sobre o movimento Slow Food.

Cartum by 72 Kilos

Calma, respira, tudo vai melhorar!

Edit: Enquanto escrevia este texto, meu pai foi diagnosticado com a Covid-19. Estamos todos firmes e fortes! Agradeço muito por aqueles que nos apoiaram.

Obrigada por ler até o final, um abraço!

Gostou do texto? Saiba mais sobre mim.

--

--

Carla Dani Nasimento

Negra, nordestina, genZ, curiosa, desenvolvedora em análise de dados