Mergulhando de cabeça nas Artes Digitais
Mas também batendo em algumas pedras
(see the English version here)
Eu me graduei em Física e atualmente trabalho como desenvolvedora de software numa start-up — carreiras que não necessariamente têm algo em comum. Mas a coisa que eu sempre mais amei, do fundo do coração, foi Música. Ela é o que me move e me faz sentir como se eu flutuasse, me faz sentir realizada. Não só a Música, mas Arte em geral, são responsáveis pelo que eu sou hoje.
Durante a graduação eu tive a oportunidade de estudar um pouquinho de Computação Musical, usando Pure Data, e eu me apaixonei. Além disso, eu acabei conhecendo também o Processing. Com tudo isso, eu percebi que eu poderia juntar as diferentes partes da minha vida — minha graduação, minhas habilidades como programadora e Arte.
Ok. Agora que terminei a graduação e finalmente posso usar meu tempo livre para buscar conhecimento nesta área. Aliás, descobri que existe uma grande área na Arte chamada, não surpreendentemente, Artes Digitais, da qual todas estas coisas fazem parte.
Mas para que você possa fazer Artes Digitais você precisa conhecer ferramentas digitais. Então eu decidi enfrentar o desafio e, assim como fazemos quando queremos aprender qualquer coisa hoje em dia, pesquisei na internet. E para a minha grande surpresa, eu não consegui encontrar várias coisas como como usar o Pure Data, ou o SuperCollider, ou como estabelecer comunicação entre diferentes softwares usando Open Sound Control, apenas para exemplificar alguns tópicos.
Eu não entendo exatamente porquê isso acontece, mas a questão é que eu decidi começar a escrever sobre todas as coisas que estou aprendendo e todas as dificuldades que estou enfrentando. Além disso, eu queria postar este conteúdo não somente em inglês, mas também em Português (brasileiro), já que não consegui encontrar conteúdo relevante na minha língua-mãe.
Eu não pretendo seguir um roteiro para os tópicos dos artigos. Eu vou apenas escrever sobre as coisas que aprendo, seja no Pure Data, SuperCollider, Tidal Cycles ou, de verdade, qualquer outra coisa. Eu também não me forçarei seguir uma agenda de posts. Eu vou seguir com a maré.
Espero que gastar alguns minutos de vez em quanto possa ajudar outras pessoas a perder menos tempo tentando descobrir como fazer algo, para que elas possam focar mais no aspecto artístico de seu trabalho, e não no aspecto técnico.
Farei o possível para compartilhar todo o código que escrevo na minha página do GitHub, e feedbacks construtivos são sempre bem-vindos.