Como escolher uma adega climatizada

Patrimar Construtora
3 min readMar 20, 2019

Se você é amante dos vinhos, já deve ter pensado em adquirir uma adega climatizada. O aparelho ajuda a manter a qualidade da bebida, além de deixá-la na temperatura certa para ser servida aos seus convidados. Mas qual comprar?

Existem várias opções disponíveis no mercado, com características que variam bastante e servem para necessidades diferentes. Neste artigo, você vai aprender como escolher a sua adega climatizada para ter vinhos perfeitos sempre à disposição!

Os benefícios de ter uma adega climatizada em casa

O vinho é uma bebida viva, que sofre alterações químicas ao longo do tempo. Segundo o sommelier Igor Maia, da Confraria Januário (importadora de vinhos), a bebida fermentada “precisa de estabilidade na temperatura e na umidade a fim de ser aproveitada por longos anos de forma adequada”.

Ele explica que, caso as condições não sejam favoráveis, o vinho pode ganhar um sabor “avinagrado”, de vinagre mesmo, o que não é nada agradável. Por isso, nada de armazenar seus vinhos no armário ou debaixo da cama!

Especialmente se você recebe muitos convidados em casa e aprecia vinho, procure adquirir uma adega.

Leia também: Comes e bebes — o que servir para seus convidados!

Como escolher a sua adega climatizada

Veja alguns critérios para escolher a adega perfeita para você:

Tamanho

O primeiro critério para escolher a sua adega é o tamanho. Para quem deseja estocar e envelhecer vinhos, uma adega com 40 espaços é o ideal. No entanto o mercado oferece produtos que armazenam de 14 até 230 garrafas.

Sistema de refrigeração

Além disso, é preciso escolher um sistema de refrigeração ideal. No Brasil, temos dois tipos: termoelétrico e eletrônico digital. O primeiro tipo economiza energia elétrica, mas faz trocas de calor com o ambiente para manter os vinhos na temperatura ideal. Por isso, precisa ser mantido em um local fresco. Se isso não for possível, adquira o segundo tipo, que, apesar de ter um gasto energético maior, é capaz de manter o nível de temperatura ideal.

Além disso, algumas adegas oferecem compartimento separado por temperatura específica, de acordo com os tipos de vinho. Veja um guia básico para escolher aquela que se adequa ao tipo de vinho que você mais gosta:

Outros critérios

Segundo o sommelier Igor, as adegas climatizadas ainda têm características variadas, que podem atender melhor às suas necessidades, tais como:

  • Luz interna
  • Compressor inteligente
  • Alarme de porta aberta
  • Abertura de porta com chave (para quem tem crianças em casa, por exemplo)
  • Prateleiras com gavetas corrediças

Você ainda pode escolher cores e acabamentos de acordo com a sua decoração — tons quentes vão bem em um ambiente mais rústico, por exemplo.

Adega climatizada ou construída

Para os enófilos mais apaixonados, é possível construir uma adega na sua casa, com mais espaço e possivelmente mais eficiência. No entanto, se você mora em apartamento ou em casa já construída, essa obra pode não ser possível.

Existe ainda a opção de procurar por condomínios que ofereçam serviço de adega. Essa facilidade está presente em vários empreendimentos da Patrimar. Não deixe de conferir.

Pronto para degustar os melhores vinhos da sua vida?

Se você aprecia outras bebidas, não deixe de conferir nosso post sobre os copos e as taças ideais para cada uma .

--

--

Patrimar Construtora

Há mais de 50 anos no mercado. Uma das construtoras mais sólidas, modernas e eficientes do país.