Como está a maturidade do digital na sua empresa? Responda as 6 perguntas.
Existem objetivos definidos? Quem define o escopo de atuação (Ex: HIPPO — highest paid person’s opinion)? O time alocado tem a especialização necessária? Existe uma metodologia de melhoria contínua de tecnologia e de processos? As ferramentas que te ajudam na tomada de decisão são eficientes? O digital é visto de forma recorrente nas reuniões do board da sua empresa?
Contextualize estas mesmas perguntas de 3 maneiras: Como está a fotografia hoje? Aonde gostaria de estar? Como estão seus concorrentes?
Depois de entender o GAP e a sua vantagem ou desvantagem competitiva, temos 3 variáveis nesta análise que definem a velocidade da mudança: Tempo, Dinheiro e Cultura.
Neste momento, você já percebeu que a Cultura define todo o resto e a sua peregrinação começa em duas frentes: Quais são os patrocinadores/aliados na empresa e como consigo com pouca ou muita informação disponível diagnosticar o problema, a solução e a jornada.
A sua empresa pode não ter evoluído, mas saiba que muitos fornecedores conseguiram e isso não é uma má notícia. Hoje temos especialistas para cada item listado. E por onde começar?
Como tudo neste meio pode ser medido em tempo real, comece contratando uma empresa de Business intelligence digital (BI). Eles vão botar marcadores (tags) em todas as paginas dos seus sites, apps, emails, sms, posts e campanhas online. Tudo integrado em uma ferramenta gratuita do Google chamada GA (Google Analytics). Se você já tem uma dessas ou outra ferramenta similar ou até mais evoluída… Parabéns, você esta na metade deste caminho. Isso mesmo, você ainda precisa “taguear” tudo que se mova! (Qualquer comunicação que tenha um link para o site ou app). “ You are what you measure”
Se você tem mais de um site porque a sua agencia de publicidade e o seu time de vendas são super criativos e criam um hotsite para cada ação… escolha o mais relevante para o seu negócio. Não esqueça do tag da área fechada/logada do cliente.
Crie, acompanhe relatórios semanais e mensais com os principais indicadores (Marca, Caring & vendas) e compare com algumas métricas comuns dos seus concorrentes…
Antes de subir com as informações internamente… o ideal seria entender, aprofundar a jornada do seu cliente e os impactos de comunicação, caring & vendas. Eles podem financiar o investimento de tecnologia necessário para o projeto dar certo.
Crie um plano de ação. Comece pelo Caring, cruzando a base de pessoas que entraram na área logada versus chamadas no call center. Você vai entender que quanto mais pessoas se tornam digital, menos chamadas temos no atendimento gerando uma redução de custo de milhões para empresa. Na comunicação temos em torno de 30–40% do trafego do site gerado por mídia paga. Aqui temos duas frentes: aumentar o investimento gerando mais trafego qualificado para o autoatendimento & vendas… e estudar uma alocação mais eficiente desta mídia. Em vendas, entenda o fluxo inteiro. Da origem da visita até a conversão passando pelos seus processos internos (ex: Crivo). Existem soluções específicas para alavancar estes números. A venda no digital tem geralmente uma maior receita (ARPU), os clientes ficam mais tempo na base e tem um custo menor de comissão.
Parabéns! Sua jornada começa agora.
Em anexo temos material explicando a metodologia das 6 perguntas.
THE WEB ANALYTICS MATURITY MODEL A strategic approach based on business maturity and critical success factors — Stéphane Hamel
Faça o download via este link ou acesse http://www.cardinalpath.com/wp-content/uploads/WAMM_ShortPaper_091017.pdf
Boa Leitura.
Pedro Denucci : Facebook /Linkedin
Outros textos