pd.talk apresenta: Neurotech

Porto Digital
3 min readMay 21, 2020

--

Este é o segundo texto do pd.talk, série que irá apresentar um pouco mais sobre os negócios, a história por trás de cada companhia e o futuro que ajudam a construir. Ah, e não deixe de assistir a um bate-papo com o CEO da empresa ao vivo nas terças-feiras no perfil do REC’n’Play no Instagram. O vídeo fica disponível para ser acompanhado no IGTV do @portodigital. Não deixe de assistir!

Inteligência artificial (IA) para identificar oportunidades de negócios e potencializar os resultados. Se você parasse alguns segundos em um elevador para ouvir um pitch, esse seria o argumento de venda da Neurotech — empresa que nasceu no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) há quase 20 anos anos e, hoje, é sinônimo no uso de big data, machine learning e IA no incremento da capacidade competitiva no setor financeiro.

Antes de entender a Neurotech e o que ela faz, vamos falar um pouco sobre a história da empresa.

Inicialmente, a Neurotech na verdade era “só” um projeto de pesquisa no CIn, mas que evoluiu sob o guarda-chuva do CESAR (já falamos deles aqui) e se tornou uma das pioneiras na aplicação de inteligência artificial em negócios no Brasil. Esse início já daria a tônica do que viria à frente: o problema que deu origem à Neurotech foi a necessidade de uma bandeira de cartão de crédito de analisar risco de crédito com uso de inteligência artificial, algo que era novidade no País até então.

Desse passado relativamente recente para os dias atuais, com o crescimento no uso e disseminação de tecnologias baseadas em dados e aprendizado de máquinas. Esses termos parecem não fazer muito sentido para quem não é da área, mas a solução que a Neurotech entrega é simples em sua complexidade.

“O que a Neurotech faz é tornar o futuro mais previsível para os clientes.”

Domingos Monteiro, CEO da Neurotech

Ou seja, o princípio básico do que a companhia oferece é auxiliar a tomada de decisões com maior previsibilidade de resultados, acompanhando todas as fases do ciclo de relacionamento entre uma empresa e seu cliente-consumidor. Sabe aquele clichê de que “os dados são o novo petróleo”? Pois então. A Neurotech é a vanguarda dessa refinaria de informações.

Sua atuação se dá em diferentes soluções, como foco nas áreas de varejo, mercado financeiro e seguradoras:

Para entender até onde vai não só a capacidade da empresa, como também as possibilidades de suas soluções, o CEO da Neurotech, Domingos Monteiro, tem dois exemplos para dar:

“Se você vai em um shopping center e faz compra a prazo usando o crediário ou cartão de crédito do varejista, existe um grande ‘risco’ de a avaliadora de crédito usar uma tecnologia da Neurotech como suporte nessa tomada de decisão.”

Domingos Monteiro, CEO da Neurotech

O segundo exemplo de Domingos Monteiro é numa situação de seguros de veículo. Ele explica que, ao solicitar o seguro, é feita uma análise para apontar qual é o risco desse carro ser roubado, furtado ou sofrer até mesmo outros sinistros nos próximos 12 meses, com uso de inteligência artificial e dados diversos. A solução é utilizada por nove das 10 maiores seguradoras do Brasil.

Quer saber mais sobre big data e todos os conceitos envolvidos? Pensa em como aumentar o potencial competitivo da sua empresa com uso de inteligência artificial e dados? Pois então não perde tempo! Corre lá no site da Neurotech e baixa um e-book criado para abrir os caminhos para essas e muitas outras respostas.

Quer conferir como foi o pd.talk com Domingos Monteiro? Vai lá no Instagram do Porto Digital e confere o bate-papo de Pierre Lucena e o CEO da Neurotech. Vem assistir!

--

--

Porto Digital

Fundado em 2000, o Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com atuação em TIC e Economia Criativa.