A importância do Design System para governança de marca no desenvolvimento em escala, de produtos e plataformas digitais

Pravy
5 min readNov 8, 2022

--

Toda organização sabe da importância de ter um manual de marca para garantir a qualidade e consistência em sua comunicação. Com a intensificação do movimento de transformação digital, iniciou-se também uma aceleração no processo de desenvolvimento de produtos e plataformas digitais.

A partir disso, se fez necessário construir um framework mais amplo para garantir que essa padronização e governança de marca se expandisse para tais plataformas e produtos, assim surgiu o Design System.

Ao criar um Produto Digital, um dos grandes desafios é manter a consistência visual e de interação aumentando a eficiência ao passo que ele evolui em escala.

O Design System se tornou fundamental para unificar toda a identidade de marca, criação, desenvolvimento e manutenção em apenas uma linguagem do produto, ajudando as empresas e grupos de profissionais a construírem produtos digitais sem inconsistências, retrabalho e mais velocidade no desenvolvimento.

O que é um Design System?

É o conjunto completo de padrões de design de interface e de interação transformados em uma coleção de componentes e regras, que guiam o desenvolvimento da interface de um produto ou plataforma digital.

É uma maneira de manter consistência e padronização dos elementos. Além disso, facilita o trabalho para desenvolvedores e designers.

Documentado de uma maneira simples e prática, o Design System fornece uma visão geral do produto, detalhando a linguagem que deve ser utilizada, permitindo que as equipes trabalhem com mais agilidade e confiança, sem retrabalho e inconsistência no desenvolvimento.

Um Design System garante padronização nos elementos visuais e de código, o que possibilita o gerenciamento em escala.

Por que o Design System é fundamental?

Com a criação de uma biblioteca de componentes únicos, padrões testados e comprovados, não existe a possibilidade de novas criações para além dos padrões pré-estabelecidos na interface. Desta maneira, novos designers e desenvolvedores conseguem manter a acessibilidade e consistência de experiência de seus produtos digitais.

Com a organização das páginas de cada um desses padrões, temos a oportunidade de testar e codificar as melhores práticas, levando em consideração que todos têm o mesmo acesso aos recursos de design definidos, garantindo que os componentes permaneçam únicos, não importa a equipe que estiver trabalhando nele.

Benefícios de um Design System na sua organização

Um Design System sempre irá otimizar a velocidade, a qualidade e a consistência do seu produto digital no longo prazo. Desta forma, um considerável aumento de produtividade também é garantido, visto que menos pessoas podem construir mais no mesmo período de tempo.

Os Designers de produto podem se concentrar nos grandes problemas de negócio ao invés de se preocuparem em como um novo botão ou elemento deve ser, por exemplo.

Já os Desenvolvedores têm o seu tempo de desenvolvimento reduzido, afinal, deixa de ser necessário o esforço de análise a fim de manter padrões visuais e de interação, sobrando tempo para que resolvam os desafios técnicos e de negócios com o código o mais limpo possível, sem se preocupar com uma nova personalização da interface.

Desenvolvimento mais ágil
A Sparkbox realizou um experimento na construção de um formulário de inscrição onde, utilizando um Design System a velocidade de desenvolvimento foi 47% mais rápida em relação ao desenvolvimento front end “do zero”.

Referência: https://sparkbox.com/foundry/design_system_roi_impact_of_design_systems_business_value_carbon_design_system

Consistência
A consistência é um dos principais atributos em um Design System. O mapeamento desses elementos e componentes de Design ajuda a identificar e eliminar inconsistências nos padrões de design e na experiência do usuário em um produto digital. Especialmente, quando os pontos de contato desse serviço atingem vários canais e jornadas diferentes.

Escalabilidade
A criação de um Design System é essencial para projetos que precisam escalar com alta eficiência, além de acompanhar o ciclo de evolução do produto e ter uma boa adaptabilidade às novas necessidades do usuário. A criação desses estilos e componentes reutilizáveis é de grande ajuda para que o produto digital evolua constantemente, com base nas necessidades de negócio, mantendo um alto padrão de qualidade.

Trabalho em equipe
Um Design System não é centralizado apenas dentro do time de Design, ele é pensado também para facilitar a colaboração entre todos os stakeholders do negócio, como desenvolvedores, gerentes de produto e marketing.

Criação de um Design System

O processo de criação de um Design System é dividido em 4 etapas.

1 Discovery
A partir do Branding da marca, no qual será criado o Design System, inicia-se estabelecendo os principais componentes de sua fundação (chamados de “foundations’’):

Exemplos: *typography, colors, edges, shadows, spacing, grid, entre outros.

*Termos originalmente em inglês

2 Componentes
Reúne-se todos os principais componentes a serem utilizados na interface para construção dos pilares do Design System.

Exemplos: *alerts, avatar, navigation buttons, buttons, calendars, card, chat, checkbox, divisor, header, input date, input password, input PIN, input Text, popover, progress Bar, radio button, search, select, slider, tags, timeline, time picker, tooltip, thumbnail, entre outros.

3 Desenvolvimento
Os designers de produto alinham as expectativas da equipe de front-end, que materializará esses componentes, codificando e definindo questões técnicas para o seu compartilhamento.

Geralmente os programas utilizados para criar o Design System, como por exemplo o Figma, já geram códigos CSS predefinidos e que podem ser aproveitados no desenvolvimento.

4 Documentação
Cria-se uma documentação acessível, disponível em um site apenas para visualização, sem acesso à edição, para que todos possam ver.

Essa documentação tornará o Design System um ecossistema vivo, diminuindo erros das áreas envolvidas.

É factível concluir então que, através do Design System é possível definir estilos e reutilizá-los de maneira inteligente em elementos, componentes e padrões, que oferecem escalabilidade e consistência para o seu produto digital.

Estabelecer diretrizes de comportamento e documentar tudo, de maneira que forneça uma orientação clara, reconhecível e fácil de aplicar para todos os stakeholders.

O Design System entrega aos seus usuários ainda, uma experiência bem projetada e otimizada, que melhora a sua capacidade de aprendizado e de reconhecimento de valor do produto.

A Pravy, como uma design house focada em inovação e produtos digitais, é especialista na construção de um Design System eficiente, que ajuda a preparar a sua marca para a transformação digital e escalar o desenvolvimento de seus produtos e plataformas digitais de forma consistente.

Artigo escrito por Karine Leonel Linck, Product Designer da Pravy.

--

--

Pravy

Amplificamos as organizações por meio do design e da tecnologia profunda.