Casa das Artes Villa Mimosa preserva história de Canoas e promove agenda cultural

Rafa Pereira
3 min readOct 20, 2017

--

Foto: Rafael Pereira

N o ano de 1904 foram construídos os primeiros edifícios no território que hoje corresponde a Canoas. O local, na época bastante tranquilo, com vários capões e riquezas naturais, foi muito procurado por famílias ricas que queriam construir casas de veraneio.

Um destes locais é a Casa das Artes Villa Mimosa. Construída em estilo neoclássico, durante muito tempo a casa foi preservada pelo casal dona Mimosa e Frederico Guilherme Ludwig.

Foto: Rafael Pereira

O prédio foi tombado como patrimônio histórico em 2009, e tornou-se um centro cultural em 2012. “As pessoas costumam dizer que Canoas não tem nada, mas a Villa Mimosa foi uma surpresa positiva pra mim. Ainda não conhecia. Adorei o lugar e a exposição. Com certeza vou voltar de novo”, afirmou a vendedora Gabriela.

“Estamos sempre oferecendo exposições e oficinas gratuitas para a comunidade, porém não vemos muita procura por parte da população. Muitos não conhecem ou ainda não visitaram” comentou Rosangela Cardoso, que coordena a Casa das Artes Villa Mimosa.

Foto: Rafael Pereira

Hoje o local abriga uma agenda de atividades culturais como exposições e oficinas. Uma das exposições recebidas pela Casa das Artes foi a “Todo. Santo. Dia.”, da artista Mônica Sofia. Mônica conta que a exposição reúne boa parte dos seus trabalhos desde 2009, e narra o seu pensamento gráfico e o processo de desenhar todos os dias.

“Escolhi esse nome pois desenho diariamente desde 2009, e isso enriqueceu muito meu trabalho. Além disso, estarei presente todos os dias na exposição, desenhando e postando meus trabalhos no Instagram”, contou a artista.

Foto: Rafael Pereira

A Casa das Artes Villa Mimosa está localizada da Avenida Guilherme Schell, nº 6270. O local recebe visitações de terça a sexta, das 09h às 18h, e nos sábados e domingos, das 14h às 19h.

Veja também:

Parque dos Rosa resgata as origens do Município de Canoas

Antiga Estação de Trem de Canoas recebe diversas atividades culturais

Movimento hip hop de Canoas se fortalece através de colegiado

Entre museus e artistas de rua: a arte respira no centro de Canoas

Os indígenas guaranis do centro de Canoas

--

--

Rafa Pereira

Estudante de jornalismo. Pseudoescritor. Dependente de inspirações efêmeras.