O 1:1 é Essencial.

Raul Felipe
3 min readJan 6, 2023

--

Inspirado na publicação do (Gustavo Toporowicz) como-fazer-valer-seus-1-1s.

Eu tive 15 anos de experiência como desenvolvedor Java back-end e meus projetos sempre foram na área de Integração de produtos e plataformas Web. Neste período, em todos os projetos e experiências que adquiri, sempre me fez falta, ter acompanhamentos 1:1, ter alinhamento pessoal entre meus objetivos com os objetivos das empresas, dos projetos e dos meus gestores imediatos.

Foram anos de muitos aprendizados, que levo para sempre, especialmente após o inicio da pandemia(covid) que minha carreira mudou definitivamente. Entre 2017 e 2020 eu vivi uma transição de carreira, saindo do perfil com muito Hard Skills (dev) e atuando mais como Perfil Soft Skills (liderança/gestão). Enfim, em plena pandemia, as mudanças inevitáveis que a vida nos proporciona eu virei a chave completamente e desde então, gestor de projetos, pessoas e produtos definitivamente tomaram conta de minha área de atuação.

E porque contei toda esse enredo inicial , porque eu acredito muito, que quando os objetivos estão alinhados, as expectativas estão claras e todos estão de ACORDO, tudo flui melhor e as coisas acontecem de forma mais transparente e leve.

E aqui o ponto é: Como esta sendo seu 1:1 com sua liderança imediata? o 1:1 tem acontecido de forma frequente e constante? O 1:1 tem registros? No 1:1 você se sente ouvido? O 1:1 lhe encoraja a falar? O 1:1 lhe traz transparência e clareza de como esta o trabalho? O 1:1 lhe aproxima do seu líder/gestor e da empresa e seus objetivos?

Eu poderia listar aqui, muitas e muitas ?????? Por estes motivos o 1:1 deve ser frequente e constante.

Como sempre foi algo que eu senti falta, hoje, como líder de equipes de desenvolvimento e projetos de software, faço 1:1 com meus liderados a cada 30 ou 40 dias. É a cerimônia que mais gosto, aprendo muito com todos e me sinto realizado em poder fazer parte da história de cada um deles.

Gostei muito dos pontos mencionados no artigo do Gustavo Toporowicz e um ponto me chamou muito atenção, porque poucos fazem e outro ponto eu quero compartilhar aqui.

Ponto 1: Brag Document. Isso é importantíssimo, eu tenho e chamo ele de Book de Evidências. Pensem assim, como posso evidenciar a meu líder/gestor que estou entregando valor, resultados e evoluindo pessoalmente e profissionalmente? Essa é a chave para sua valorização ser inquestionável, pois se você esta evoluindo, a empresa esta colhendo o resultado do seu nível maior. Não deixe de evidenciar, geralmente somos avaliados em cada X tempo e são tantas informações, tantas pessoas envolvidas, que pontos importante da sua performance podem passar despercebidos.

Ponto 2: PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Você tem um? Você conversa com seus pares (colegas com mesmo cargo) sobre o que tem mais facilidade e mais dificuldades? Você conversa com seu líder/gestor imediato sobre quais tipos de projetos você gostaria de participar para evoluir como pessoa e funcionário? Você sabe quais sãos seus Soft Skills e Hard Skills necessários e mais fortes ou fracos? E aqui, o PDI não precisa ser nada mega, ultra, power elaborado, ele só precisa de um pouco de reflexão, auto avaliação e ações/iniciativas para evolução.

Somos seres humanos, interagimos o tempo todo, trocamos experiências e quando nos relacionamos, estamos vivendo oportunidades únicas de ajudar (quando você ajuda, você mais aprende do que ensina) e de receber ótimas dicas/ajudas para evoluir.

Se você ainda não faz 1:1 ou se seu líder não tem este hábito, não peça, não cobre, marque você o 1:1 com seus pares e gestores, mostre a eles o que você pensa, como você enxerga o mundo e o trabalho que esta inserido, mostre a ele seu book de evidências, troque ideias e acima de tudo, seja verdadeiro e transparente, seja VOCÊ de VERDADE.

Raul Felipe, Squad Leader na Contabilizei, me adicione no Linkedin e vamos marcar um 1:1 para se conhecer.

Um abraço e um feliz 2023, com ótimos 1:1s e muitos aprendizados.

Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.

--

--

Raul Felipe

Technology Manager Delivery Manager Project Management