Registo da certidão de nascimento com Paternidade Socioafetiva em Blockchain

Acredito ser a primeira certidão de nascimento com paternidade socioafetiva — dois pais na certidão de nascimento da criança, registrada em blockchain no Brasil :p.

Renato Campos Pacheco
2 min readJul 15, 2019
foto: Pixabay

Em julho de 2018 eu coloquei o meu nome como socioafetivo na certidão de nascimento do meu filho — o Kayan, junto com o nome do pai biológico, neste artigo eu conto como foi o processo, recomendo a leitura.

Então hoje, 15 de julho de 2019 eu fiz o registro da certidão de nascimento em blockchain, eu usei a HashCool para realizar o registro.

O blockchain é um protocolo de confiança, uma espécie de cartório digital — onde o documento fica seguro, não pode ser alterado e pode ser acessado de maneira simples de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso a internet.

A HashCool é uma plataforma para registro de documentos em blockchain, fácil de usar e no meu caso, gratuito :) — fiz do sofá da minha casa, sem precisar me deslocar para nenhum lugar ou pagar qualquer taxa para isso.

Na minha visão, o registro no cartório convencional — o que conhecemos hoje, ainda é fundamental e necessário, porém faz parte do nosso passado/presente. O blockchain é um cartório digital global, que na minha visão fará parte do nosso futuro.

Então olhando pra isso e conectando aos meus sentimentos em relação a esse processo, eu decidi fazer o registro também em blockchain, assim esse documento que está registrado nos meios convencionais, também está registrado nos meios digitais — aumentando muito o nível de segurança e garantindo que esse documento jamais seja adulterado, acredito que esse processo será comum no futuro.

Obrigado pela leitura!

Renato Campos Pacheco

--

--

Renato Campos Pacheco

Sou administrador de empresas, formado pela PUC-SP. Atualmente sou co-fundador e estou CFO do AppCívico.