O dia em que Toronto entrou em incandescência

Image for post
Image for post
Torcida do Raptors, em casa, com a faixa “We the Other”

Hoje é dia de decisão! Ou da série de decisões, contra o poderoso Golden State Warriors. Agora, veja, abaixo, como o mundo dá voltas…

Em MAIO de 2017, prestes a disputar os Playoffs, o Toronto Raptors esteve envolto em um episódio bastante peculiar. Foi vítima de desprezo pela CBS Sports, que em uma enquete onde perguntava quem seria o campeão daquele ano, citou nominalmente todos os times, menos o Toronto Raptors, a quem se referiu apenas como “Outros”.

Image for post
Image for post

A situação foi tão constrangedora e ofensiva, que motivou o prefeito da cidade, John Tory, a manifestar-se. Por meio do texto “As Mayor of “Other” I felt the need to talk to @CBSSports about their poll. …


Image for post
Image for post

Se as empresas e corporações fossem bandas de rock, muitas estariam gravitando ao redor da “Fita K7”, ainda hoje.

Porque apesar de muito se falar nas novas tecnologias e nas novas ondas, desde o simples Marketing Digital até a Transformação Digital, passando por IoT, Inteligência Artificial, Data Driven, Marketing Preditivo, etc, etc, etc… na prática, grande parte das empresas opera da mesma forma que nos anos 80.

Exagero? Veja bem… usar email marketing em vez de impressos via correio não muda muita coisa, a não ser nas métricas e no custo; automatizar um processo manual, sem aprimorá-lo ou sem redesenhá-lo considerando as novas possibilidades, não passa da mera transformação de um processo antigo em um processo antigo mais rápido; fazer campanhas digitais massivas e rasas, sem considerar as capacidades de segmentação, personalização, e, ultimamente, de inteligência e variáveis de assertividade, é tão inovador quanto fazer as velhas e conhecidas campanhas de rádio, TV e jornal. …


Image for post
Image for post

Diz o senso comum, que quanto mais opções temos ao nosso dispor, melhor é. Mas na prática, nem sempre é assim…

O Romeo Busarello, da Tecnisa, tem uma aula na Academia Draft que fala sobre as dificuldades que os profissionais de Marketing tem enfrentado para se manterem em suas posições, atualmente.

Sua tese provém da crescente complexidade que as novas mídias, novas tecnologias, novas possibilidades e novos comportamentos do consumidor tem trazido ao seu dia-a-dia. Estima-se que 60% dos problemas enfrentados por estes profissionais sejam inéditos. E são itens que não lhes foram ensinados em nenhuma escola.

About

Ricardo de Bem

1983: teve seu primeiro computador. Desde 1995, à frente da Divex. Gosta de fotografia, basquete, propaganda, cinema, marketing, vinho tinto e de escrever.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store