Montanhas e Caparaó trazem 18 medalhas da 1ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal

Rota da Cerveja
4 min readOct 19, 2022

As cervejarias faturaram oito ouros, sete pratas e três bronzes do evento realizado nos dias 12 e 13 deste mês, em Vila Velha

*Leandro Fidelis

A qualidade das cervejas artesanais das Montanhas Capixabas e do Caparaó está ainda mais reconhecida após a 1ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal, realizada nos dias 12 e 13 deste mês, em Vila Velha. Cervejarias das duas regiões do Estado conquistaram 18 medalhas na disputa, sendo oito ouros, sete pratas e três bronzes.

O evento é uma realização da Associação das Indústrias de Cerveja Artesanal do Espírito Santo (Aicerva) e visa promover e incentivar a produção de cervejas artesanais, aumentando a visibilidade da economia cervejeira local.

Com a participação de 16 jurados, o concurso buscou entregar aos concorrentes um parecer técnico sobre as amostras dos produtos inscritos, possibilitando às cervejarias utilizarem estas informações para a melhora do processo de fabricação e à evolução das características dos rótulos.

Altezza Blond, da Cervejaria Altezza (VNI): medalha de ouro na categoria Belgian Blonde. (*Fotos: Divulgação)

Ao todo foram 24 categorias em julgamento, que contemplaram dezenas de estilos da “Tabela Periódica” cervejeira. Montanhas e Caparaó gabaritaram em 13 categorias, com destaque para as cervejarias Três Santas (Santa Teresa), com cinco medalhas; a Barba Ruiva (Domingos Martins), com três; e as cervejarias Loveland e Panzert, ambas de Ibatiba e com duas medalhas cada.

A Loveland merece tapete vermelho. Em seu melhor ano em premiações, a cervejaria ibatibense faturou ouro na categoria European Lager, com a German Pils, e terminou no top 3 (“Best of Show”) com essa sendo a segunda melhor cerveja do evento.

“Essa premiação tem gosto muito especial pra mim, pois praticamente replicou o resultado do concurso estadual da Acerva Capixaba de 2020, quando ainda fazia cerveja de forma caseira. Na época, a mesma receita ganhou ouro na categoria e também levou o BOS. Até então, era a minha maior nota em um concurso cervejeiro, superada agora pela mesma German Pils, replicada na cervejaria de forma profissional. Uma boa e gostosa coincidência do destino. Sou muito grato a todos que me apoiaram e me apoiam nesse projeto da Cervejaria Loveland, em especial a todos os meus sócios”, declarou o mestre cervejeiro Joaquim Natal Honório Júnior (na foto abaixo).

Outros que brilharam na estreia em concursos na 1ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal foram as vendanovenses Altezza, medalha de ouro com a Altezza Blond (Categoria Belgian Blonde); e a novíssima Aurora, com a melhor Aged Beer, a Damma, Russian Imperial Stout (RIS) parceria com a Cachaça Santa Teresinha, que será envazada em breve. “Fiquei muito feliz com o resultado”, disse a mestre cervejeira da Aurora, Eliza Bottacine Dalvi.

“Ficamos muito satisfeitos com essa conquista. Nossas cervejas são sempre feitas com critério de qualidade”, completou Gino Rigo, da Altezza.

A Barba Ruiva Session IPA, da Cervejaria Barba Ruiva (Domingos Martins), conquistou bronze na categoria American- Style Session IPA.

Para a diretoria da Aicerva, que organizou a Copa, com o crescimento das cervejarias no Espírito Santo, além de oferecerem um produto de qualidade é necessária uma boa comunicação e marketing no processo de expansão do empreendimento. Ainda segundo a associação, poder exaltar uma medalha — um título de qualidade — é um reconhecimento que se leva para a eternidade. Aqueles que não conseguem chegar ao pódio levam uma valiosa chance de adequar a produção para, nos anos seguintes, atingirem o lugar mais alto.

Resultado das cervejarias das Montanhas Capixabas e Caparaó na 1ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal

1) Best of Show

GERMAN PILS (Loveland/Ibatiba)- prata

2) Aged Beer

DAMMA (Aurora/Venda Nova do Imigrante- em collab Cachaça Santa Teresinha)- ouro

3) Amber e Black Lagers

MULA BLACK (German style- Schwarzbier)- (Mula Rouge/Domingos Martins)- ouro

4) American- Style Session IPA

- TRARKO SESSION IPA (Trarko/Domingos Martins)- prata (*foto abaixo)

- BARBA RUIVA SESSION IPA (Barba Ruiva/Domingos Martins)- bronze

5) Barley Wine/Wee Heavy/Old Ale

TRÊS SANTAS (British/ Style Barley Wine Ale)- (Três Santas/Santa Teresa)- prata

6) Belgian Blonde

- ALTEZZA BLOND (Altezza/Venda Nova do Imigrante)- ouro

- SARGENTO BELGIAN BLOND (Panzert/Ibatiba)- prata

7) Belgian Duppel/Quadrupel/Dark

- DUS GRILLO 75 (Belgian-Style Dubbel)- (Dus Grillo/Vargem Alta)- ouro

- O JULGAMENTO (Belgian-Style Quadrupel)- (Três Santas/Santa Teresa)- prata

8) Belgian Tripel/Strong Blonde

O ÊXTASE DE SANTA TERESA (Três Santas/Santa Teresa)- ouro

9) Catharina Sour

BARBA RUIVA SOUR CAJU (Barba Ruiva/Domingos Martins)- ouro

10) Chocolate/Cocoa/Field/Coffee Beer

- HOPP ARÁBICA TERMINATOR (Panzert/Ibatiba)- prata

- BARBA RUIVA RED ARABICA (Barba Ruiva/Domingos Martins)- bronze (*foto abaixo)

11) European Lager

GERMAN PILS (Loveland/Ibatiba)- ouro

12) Imperial Stout

PENÉLOPE OBSCURA (Três Santas/Santa Teresa)- bronze

13) Juicy or Hazy IPA

- QUERIDA HILDEGARD (Três Santas/Santa Teresa)- ouro

- COICE DA MULA (Mula Rouge/Domingos Martins)- prata

--

--

Rota da Cerveja

Um blog que valoriza a cerveja artesanal do Espírito Santo, 4º colocado em densidade cervejeira do BR, com destaque para as Montanhas Capixabas!