#PalavrasTêmPoder: atitude

Sabrina Neto
3 min readAug 5, 2023

--

O que você tem feito para transformar a sua realidade?

Atitude

“1.maneira como o corpo está posicionado, pose, postura; 2 modo de agir”

*Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

Agosto começou e, com ele, nosso querido episódio da série #PalavrasTêmPoder.

A palavra escolhida para abrir os nossos trabalhos deste mês é uma que eu gosto bastante e sempre me impressiona: atitude.

Ao longo desses anos de jornalismo, eu conheci muitas pessoas, ouvi e escrevi muitas histórias. Muitas me fizeram rir, outras me emocionaram e uma delas me chamou atenção, principalmente, pela atitude da entrevistada, na época uma estudante universitária do 4º período do curso de Odontologia.

Conheci essa acadêmica em 2013, durante uma cobertura jornalística de uma ação social realizada na Kariri-Xocó, uma tribo indígena localizada no município de Porto Real do Colégio, em Alagoas.

Naquele ano, eu trabalhava em uma reconhecida universidade de Sergipe e acompanhei cerca de 40 alunos e professores na oferta de diferentes tipos de atendimento à comunidade, dentre eles: dosagem glicêmica, atendimento pediátrico e profilaxia odontológica. A ação reuniu dezenas de crianças, adultos e idosos da tribo, além de ter sido um momento muito especial (e marcante) para a minha vivência como repórter.

Conforme a estudante – que nasceu naquela tribo – compartilhava comigo sua história de vida, seus desafios e o fato de ser a primeira na família a conseguir ingressar em um curso de ensino superior, eu percebia naquelas palavras algo que estava muito mais além da força de vontade dela. Era a atitude em querer transformar a realidade onde a sua família e amigos viviam.

A atitude nos impele a agir

Hoje entendo que atitude também é ter iniciativa para fazer diferente de como já é feito. E é esse potencial transformador, que nos motiva a agir, que precisamos fomentar em nosso dia a dia. Nem sempre será fácil. Na verdade, nunca é fácil. Mas devemos seguir e frente. E já que estamos falando em atitude, tenho outra experiência, dessa vez na escrita, que ajudou a transformar a minha rotina de escrever.

Tenha atitude para fazer a diferença na sua rotina escrita

Há pouco mais de um ano decidi divulgar meus textos aqui no Medium de forma periódica. Parece algo simples, sentar e escrever. Mas digo, é cada dia mais desafiador.

Toda semana, quando abro uma página do word para rascunhar uma ideia, percebo o quanto essa “atitude de escrever” tem me ajudado a lidar com meus medos e expectativas, a descobrir como funciona meu processo criativo e como, por meio das minhas experiências, consigo me conectar com tantas outras pessoas que passam pelo mesmo processo que eu. É a atitude de sentar e escrever que me impele a seguir em frente e me impede de desistir. É a iniciativa para fazer diferente.

  • Qual atitude tem aproximado você da sua escrita?
  • Qual atitude tem colocado você mais perto dos seus objetivos?

Lembre-se! Não adianta querer resultados diferentes se você permanece seguindo com as mesmas atitudes, fazendo tudo igual. É a mesma coisa que plantar maçã e querer colher laranja.🙃

Qual atitude tem ajudado você a transformar a sua realidade? Pense nisso!

Até o próximo conteúdo.❤️

Clique nos links abaixo para conferir mais episódios da nossa série #PalavrasTêmPoder:

#PalavrasTêmPoder: criatividade

#PalavrasTêmPoder: escrita

#PalavrasTêmPoder: transformação

#PalavrasTêmPoder: inspiração

#PalavrasTêmPoder: coragem

#PalavrasTêmPoder: como tudo começou

--

--

Sabrina Neto

Sou jornalista, mãe e uma admiradora eterna da natureza. Valorizo​​ as coisas simples e, por meio das palavras, expresso narrativas da vida. Muito prazer! (: