#PalavrasTêmPoder: caminho

Sabrina Neto
4 min readNov 17, 2023

--

O caminho só nos é revelado quando damos os primeiros passos.

Quais são os caminhos traçados por você durante o seu processo de escrita? (Imagem: arquivo pessoal)

Caminho

1.faixa de terreno que leva de um lugar a outro 2. rumo, direção (…) 3. trajeto, rota (…) 4 fig. maneira de atingir um objetivo (…) maneira mais fácil ou eficaz de chegar a um lugar ou objetivo desejado.

*Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

Nem acredito que estamos no nosso penúltimo episódio da série #PalavrasTêmPoder.😱Amo fazer essas reflexões mensais e descobrir os caminhos que nos levam à essência de quem somos, do que acreditamos e do que podemos transbordar em forma de palavras. E por falar em caminho, esta é a nossa palavra poderosa de novembro.

Falar em caminho, jornada ou trajeto, sempre me remete a uma frase bem curiosa:

O caminho só nos é revelado quando damos os primeiros passos.

Independentemente das escolhas que fazemos, nunca saberemos quais serão as consequências dessas decisões. Assim acontece com a nossa escrita.

É comum começarmos um texto com algumas ideias, por exemplo: qual será o título, como será um parágrafo, se o texto será escrito em primeira ou terceira pessoa e por aí vai. Mas somente descobrimos o rumo da nossa história no processo de escrita e reescrita do texto.

Antes de escrever este conteúdo, eu tinha uma ideia de como começar e terminar este episódio. Porém, quando me sentei para produzir o texto, tudo mudou. Precisei de muitos dias de escrita e reescrita, de muitas experimentações, para chegar ao texto que você lê agora. Confesso, quase desisti. Mas escrita é resiliência e perseverança. Retomei o caminho que havia começado, respirei bem fundo e compreendi que eu só precisava saber onde chegar.

Cheshire, de Alice no País das Maravilhas, tem razão: se não sabemos para onde ir, qualquer caminho serve.

Qual mensagem você quer transmitir com o seu conteúdo? (Imagem: arquivo pessoal/trecho do livro Alice no País das Maravilhas. pg. 76 e 77)

Esse é um trecho do famoso diálogo entre o Gato Cheshire e Alice, da obra Alice no País das Maravilhas, do autor Lewis Carroll. Nessa parte da história, a personagem Alice está perdida e, como o próprio diálogo mostra, não sabe por qual caminho seguir.

No nosso processo de escrita é comum nos depararmos olhando para o papel em branco, a página do Word, e não sabermos como começar ou continuar o nosso texto. Mas é possível encontrar caminhos que podem nos ajudar nessa jornada:

1.Defina o propósito da mensagem

O que você quer levar para o seu leitor e de que forma você pode construir esse caminho até chegar lá?

Parece óbvio. Mas, às vezes, na empolgação de escrever um conteúdo, de tirar as nossas ideias da cabeça, esquecemos de refletir sobre o que queremos transmitir. Acredito que a ideia do texto nasce antes mesmo de colocarmos as palavras no papel. Aproveite esse momento do borbulhar de insights na mente e defina onde você quer chegar. Depois, palavra por palavra (e ação por ação, porque agir é essencial para tornarmos nossos projetos reais), trace metas para atingir o seu objetivo.

O que você pretende com o seu conteúdo?

  • Chamar atenção para um determinado tema?
  • Fazer as pessoas compreenderem ou se lembrarem de um determinado ponto apresentado no texto?
  • Persuadir seus leitores sobre o que está sendo dito?
  • Fazer com que eles se importem, que mexam com seus sentimentos?
  • Fazer com que as pessoas sejam capazes de agir sobre a sua ideia?

2.Experimente as possibilidades de forma consciente

Em outras palavras, tente diversos caminhos, mas sabendo o que você está fazendo.

Mas você não disse lá no início que só descobrimos o rumo que a história vai seguir durante o processo de escrita? (você pode estar se perguntando agora).

Sim, eu disse. Mas quando digo sobre saber o que está fazendo é considerar estratégias e estruturas que mais se alinham com a sua ideia e que te façam chegar (de forma mais assertiva) ao texto que você quer construir.

Imagine-se fazendo uma caminhada. Os primeiros passos são mais tímidos. Você ainda está interagindo com o terreno, a rua, o lugar. Após algum tempo, mais familiarizado com a jornada, você vai descobrindo como manter um ritmo próprio. Mesmo que surjam imprevistos (por exemplo, chuva, um desvio, uma rua errada que você entrou), você continua, avaliando a rota e seguindo nas estratégias que escolheu para garantir que consiga chegar (com fôlego) até o seu destino final.

Entenda quais são as estratégias que fazem sentido com a mensagem que você quer transmitir durante a caminhada e comece a trabalhar em cima delas. Experimentar de forma consciente é seguir por caminhos que te levarão ao final do texto e considerar que errar, também faz parte do processo.

Na sua prática de escrita, quais são os caminhos que te conduzem até a conclusão do texto?

Pense nisso!

Ah, se quiser compartilhar conosco, não hesite em deixar nos comentários. ;)

Até o próximo conteúdo!❤️

--

--

Sabrina Neto

Sou jornalista, mãe e uma admiradora eterna da natureza. Valorizo​​ as coisas simples e, por meio das palavras, expresso narrativas da vida. Muito prazer! (: