#PalavrasTêmPoder: flexibilidade

Sabrina Neto
3 min readSep 7, 2023

--

Nem sempre estaremos bem ou em nossos melhores dias para escrever. Tudo bem! Seja flexível com você, tenha paciência e continue escrevendo, mesmo que em outro momento.

O quanto a flexibilidade está presente na sua rotina? (Imagem: arquivo pessoal)

Flexibilidade

“1.qualidade do que é flexível, maleável 2.característica de que é compreensível; brandura, docilidade (…).”

*Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

Setembro chegou e, com ele, um novo episódio da nossa série #PalavrasTêmPoder. Para este mês, a palavra escolhida é flexibilidade.

É interessante falar de flexibilidade e pensar sobre o seu significado em diferentes contextos. Aliás, foi justamente por ter sido flexível comigo, que consegui escrever este post que você lê agora. Mas vamos do começo!

Flexibilidade é uma palavra que sempre existiu na nossa vida (na teoria e na prática). Contudo, ela ganhou ainda mais força a partir de 2020, com a pandemia do coronavírus. Diante de uma nova realidade mundial, em que estávamos isolados, em muitos momentos impedidos de sair de casa, visitar e receber amigos, abraçar e beijar quem amamos, o mundo se transformou. Adaptamo-nos a uma nova rotina, adotamos novos hábitos, flexibilizamos nossa forma de se relacionar com outras pessoas e de consumir serviços e produtos.

A pandemia passou, mas muitas coisas que aprendemos naquele momento terrível da história mundial permaneceram:

  • Um novo olhar para identificar oportunidades de negócio;
  • Novos hábitos de consumo;
  • Novos modelos de trabalho;
  • A necessidade de priorizar (ainda mais) o nosso bem-estar físico e mental, e por aí vai.

Porém, de todos esses aspectos, a capacidade de sermos flexíveis é a que mais me impressionou e continua me chamando atenção.

Flexibilidade é presente e futuro

O poder dessa palavra na nossa rotina é tão forte e transformador que, de acordo com um estudo realizado pela EY-Parthenon e lançado em 2021, a flexibilidade está entre as prioridades que os brasileiros pretendem pagar mais para ter acesso, isso num horizonte de cinco anos, a contar da data da pesquisa (junho/2020).

Diante de uma sociedade cada vez mais digital, apressada e imediatista, esse dado faz muito sentido e nos faz repesar de que forma fazemos uso dessa flexibilidade.

Flexibilidade é a pauta do dia

Não se engane. Ser flexível não significa deixar de fazer o que você acredita porque outra pessoa quer. Vejo muito mais como compreender a situação e, diante do contexto em que vivemos, seguir por caminhos alternativos que, de alguma forma, também contribuirão para atingir os nossos objetivos.

Sabe, uma das muitas coisas que a maternidade me ensinou nesses últimos três anos é que nem sempre conseguimos seguir conforme o planejado, e está tudo bem. Vez ou outra precisaremos ajustar a nossa rota e pegar outro caminho, às vezes mais longo, para chegar ao que realmente desejamos.

Para produzir este conteúdo , por exemplo, precisei ser flexível comigo mesma. A palavra do mês não era essa. Inclusive, já havia começado outro texto, completamente diferente deste. Porém, na semana em que me propus a escrever esse episódio, estava vivendo dias tão intensos e exaustivos no trabalho, que precisei ser flexível a ponto de entender que o tema que havia escolhido não estava fluindo da forma que eu gostaria e analisar quais outros caminhos possíveis para continuar a minha jornada da série. Foi então que surgiu o insight da flexibilidade.

Escrever também é flexibilizar

Nem sempre estaremos bem ou em nossos melhores dias para escrever. É triste falar isso, mas é verdade. Tenha paciência e continue escrevendo, mesmo que saia um texto ruim. Pois, a partir desse texto, pode surgir outro melhor 😎.

Não subestime o seu momento de escrita. Se precisar mudar o tema, mude. Se precisar pausar porque você não consegue se concentrar, dê um tempo. Se passou uma hora e tudo o que escreveu foi uma linha ou um parágrafo, tudo bem, não apague o que você escreveu. Pegue outra folha, abra outra página de word e recomece. Entenda que você precisou desse momento para absorver as ideias, repensar os insights e escrever algumas vezes, até conseguir achar a rota certa da sua escrita.

Seja flexível com você. Entenda o seu momento e tente achar uma saída. Se não encontrar a saída que deseja, não tem problema. Crie uma nova!

Até o próximo conteúdo.💛

Clique nos links abaixo para conferir mais episódios da nossa série #PalavrasTêmPoder:

#PalavrasTêmpoder: atitude

#PalavrasTêmPoder: criatividade

#PalavrasTêmPoder: escrita

#PalavrasTêmPoder: transformação

#PalavrasTêmPoder: inspiração

#PalavrasTêmPoder: coragem

#PalavrasTêmPoder: como tudo começou

--

--

Sabrina Neto

Sou jornalista, mãe e uma admiradora eterna da natureza. Valorizo​​ as coisas simples e, por meio das palavras, expresso narrativas da vida. Muito prazer! (: