Personalidade textual: como encontrar a sua?

Sabrina Neto
3 min readMar 29, 2023

--

Todos nós temos uma voz interior. Quando estamos dispostos a ouvi-la e deixá-la guiar nossa jornada de escrita, começamos a trilhar o caminho da nossa personalidade textual.

Deixa fluir (Foto: banco de imagens)

Eu adoro conversar com os meus amigos sobre escrita. Gosto de compartilhar experiências e saber deles como transformam suas ideias em histórias que se conectam com as pessoas. Quanto mais eu descubro essas novas possibilidades, mais eu acredito que o processo de escrever é diferente para cada um e carrega um pouco da nossa personalidade.

Uma vez, durante um trabalho de faculdade, uma amiga do curso me disse que saberia reconhecer um texto meu. Na época, eu achei esse comentário engraçado e fiquei me perguntando: como isso poderia acontecer? Se o meu texto não fosse assinado, como ela saberia que foi escrito por mim?

Naqueles anos de faculdade, eu não fazia ideia o que era personalidade textual. Gostava da forma como alguns autores se expressavam, como conduziam suas narrativas, mas achava que era puramente técnica. Um método que utilizavam para construir suas histórias e, por meio delas, fisgar leitores. Não via como um estilo ou uma voz do autor.

Depois de muitos anos estudando, lendo e contando histórias, e aprendendo na prática como acontece o processo de escrita, entendi o que a minha amiga quis dizer. Não que eu tivesse uma personalidade textual formada. Mas percebi que, de alguma forma, um pouco da minha essência, da minha personalidade, estava sinalizada no meu texto.

De uma forma muito objetiva, personalidade textual é uma espécie de identidade. É como se fosse uma assinatura do texto, o nosso tom de voz. Algo que é construído dia após dia com a prática da escrita e que é influenciada por nossos interesses e experiências.

Não existe uma fórmula para buscar essa personalidade. Porém se eu pudesse definir alguns (de muitos outros) caminhos que podem nos ajudar nessa descoberta da personalidade textual, eu destacaria três:

1.Prática: escrever se aprende escrevendo. E quanto mais escrevemos, mais dominamos o universo da escrita, mais familiarizados ficamos com as palavras e seus significados e melhor construímos narrativas;

2.Paciência: um bebê não aprende a andar da noite para o dia. Da mesma forma que não aprendemos (nós, humanos😏❤️) a escrever instantaneamente. Escrever requer treino e paciência, principalmente com a gente. Precisamos de tempo, prática, para aprender a ouvir a nossa voz interior e a construir a nossa personalidade textual;

3.Autoconhecimento: quando nos conhecemos profundamente, conseguimos nos mostrar de forma mais verdadeira nos textos. Nos desnudamos. Aprendemos a entender o que nos serve e o que não funciona no conteúdo. Diferenciamos as nossas inspirações do que caracteriza o nosso estilo de escrita, a nossa voz.

Construir a nossa personalidade textual é um processo gradativo. É como experienciar cada etapa da nossa vida. Seguimos momento a momento, aprendendo, evoluindo, nos adaptando às mudanças, absorvendo o que nos faz bem e descartando o que nos limita ou não combina mais com a gente. Em outras palavras, deixa fluir e veja o que acontece. Quando você menos esperar, a trilha para a busca da sua personalidade textual estará bem à sua frente.

Até a próxima!👋🏼

Acompanhe meus outros conteúdos aqui no Medium! Também já fica o convite para que você conheça mais sobre o meu trabalho no LinkedIn e no Instagram.

--

--

Sabrina Neto

Sou jornalista, mãe e uma admiradora eterna da natureza. Valorizo​​ as coisas simples e, por meio das palavras, expresso narrativas da vida. Muito prazer! (: