Fui contratada fora do país, e aí?

Serena Fernandes
3 min readJul 19, 2018

--

Seguindo a série de posts sobre trabalho fora do Brasil, no post anterior contei como foi realizado o processo seletivo. Nesse post vou contar um pouco sobre como foi o processo de migração e como tudo aconteceu. Lembrando que, todo os relatos aqui citados somente se referem a minha experiência, não generalizem :)

Pedir demissão

Logo após aceitar a oferta dei inicio ao que vou denominar: processo de desapego. Foi a hora de sair do meu trabalho anterior, onde eu estava realmente muito feliz e satisfeita com o que estava fazendo e modéstia a parte estava me saindo muito bem! Não é nada fácil, abrir mão de algo que você gosta e está fazendo tão bem, se despedir de pessoas que você convivia todos os dias e muitas delas (pelo menos meu time inteiro) eu tive o prazer de contratar pessoalmente. Todo o processo de passagem de bastão foi feito com muito cuidado, pensando em cada detalhe para que minha saída não impactasse nos resultados do time.

Visto de trabalho

Para quem não sabe, brasileiros podem permanecer na República da Irlanda por até 90 dias sem ter que aplicar para nenhum visto, ao chegar na imigração, em Dublin, você será questionado sobre o motivo da sua viagem, quanto tempo pretende ficar e talvez alguns documentos mais.

No meu caso, a Neueda deu início ao pedido do meu Work Permit, um visto que me permite ficar na ilha esmeralda por um período superior a 90 dias e tem validade de 2 anos. Existem alguns tipos de Work Permit, no caso o meu é chamado Critical Skills Employment Permit para obter esse tipo de visto a empresa deve comprovar que não há pessoas com as mesmas qualificações para serem contratadas sem que seja necessário trazer alguém de fora, além de uma série de requisitos, os quais você pode conferir no link acima.

Para esse visto eu não paguei nadinha, só precisei enviar algumas informações para a Neueda e eles fizeram tudinho. Normalmente, para brasileiros essa permissão sai em duas semanas, enquanto para outros países pode levar até 8 semanas. Visto na mão, hora de seguir pra viagem.

Passagens aéreas

Definida a data de início a Neueda me questionou quando eu gostaria/poderia de começar a trabalhar, definimos as datas e foi a hora de comprar as passagens.

Você pensa que eu tive que fazer algum esforço pra isso? Nenhum! A Neueda selecionou o itinerário e me enviou datas e horários para que eu pudesse confirmar minha disponibilidade e concordância com o itinerário (como se ganhando tudo isso eu fosse ter coragem de reclamar de alguma coisa).

Chegando na Irlanda

"Mas Serena, você já tinha onde ficar?" Sim! Parece mentira, mas a Neueda, além do visto e passagens, também te garante 30 dias de moradia em um apartamento, casa ou flat alugado por eles. Então você tem um tempo até encontrar seu lar doce lar. "Nossa mas só 30 dias? E se você não encontrar nada até lá?" Tudo bem! Você pode continuar na moradia temporária até encontrar, dependendo de quanto tempo isso levar o máximo que vai acontecer é a Neueda te cobrar o aluguel do lugar que você está morando. Ninguém vai te botar na rua, no frio.

Em resumo, você pode encontrar muitas empresas legais que vão te dar todo apoio para fazer a transição e essas empresas entendem que é um processo que leva tempo, eu por exemplo aceitei a oferta e só me mudei mesmo quase 3 meses depois, por motivos de: aviso prévio + despedidas, todo o processo foi tranquilo, sem correrias e pressão.

That's all folks.

Caso tenham sugestões de temas ou dúvidas é só mandar!

Até o próximo capítulo.

--

--