Image for post
Image for post

Hoje em dia é difícil pensar numa atividade que fazemos que não dependa da Internet. Ela nos permite fazer compras no mercado, pagar boletos, assistir séries facilmente, através de poucos cliques. Mas, veja bem, quando digo “nos permite”, estou pensando na minha situação, sem nenhuma dificuldade ou restrição em usar a internet. Infelizmente, a realidade de milhões de pessoas não é a mesma.

Um levantamento publicado, recentemente, pelo Movimento Web Para Todos e pela plataforma BigDataCorp aponta que apenas 0,74% dos sites brasileiros são acessíveis a pessoas com deficiência.

E esse número não deve melhorar tão cedo, já que a…


Image for post
Image for post

Atenção: esse código e artigo foram reescritos e publicados recentemente no meu site pessoal. Recomendo que leia a versão mais atualizada através desse link.

Há um tempo atrás o time do React lançou algumas novas features, incluindo Context API, que te permite compartilhar propriedades na sua aplicação, e React Hooks, que são algumas funções que dão muito mais flexibilidade e poder para seus stateless components.

E no meu último projeto do trabalho eu resolvi substituir o gerenciamento de estado do Redux pelo Context API & React Hooks. Pra ser sincero, gostei bastante do resultado e gostaria de compartilha-lo com vocês…


Image for post
Image for post
https://aerolab.co/blog/web-accessibility

Vamos ser sinceros, a maioria de nós, desenvolvedores, sabemos da existência de pessoas com algum tipo de limitação para navegar na internet, mas ao mesmo tempo, poucos de nós realmente pensa nisso na hora de programar.

Nesse artigo eu não vou pedir pra você baixar um leitor de tela, fazer um novo curso de HTML ou arrumar alguém pra testar seu site, mas como um pouco de bom senso e algumas propriedades no HTML podem mudar totalmente a experiência do seu site e alcançar muito mais pessoas.

Acessibilidade nunca foi minha prioridade na hora de desenvolver, até o dia em…


Image for post
Image for post

Todos componentes do React são simplesmente funções. Alguns são criados com classes, mais conhecidos como stateful e/ou class components, e os outros são criados apenas com funções, também conhecidos como stateless e/ou functional components.

Além de terem sintaxes diferentes, os stateful components possuem algumas funcionalidades a mais, como state, lifecicles, constructor, this e etc, enquanto os stateless components sempre foram mais usados para criarem ‘dumbs components’, apenas pra exibição, sem muita lógica envolvida.

Mas isso está perto de mudar com a chegada dos React Hooks, que é uma nova proposta para facilitar e tornar mais flexível o desenvolvimento com o…


Image for post
Image for post

Ter um sistema de grid é essencial para qualquer site atualmente. Seja por ajudar a organizar seu conteúdo, separar sessões, criar a estrutura e até, se você usar de forma certa, deixar o seu site responsivo.

Durante a história da web, as grids já foram criadas com tabela, float, bibliotecas CSS externas e hoje, com o grande suporte do Flexbox, a facilidade do CSS-in-JS e o Grid Layout surgindo, ficou muito mais fácil cria-las.

Eu ainda vejo alguns projetos utilizando Bootstrap ou qualquer outra biblioteca CSS para fazer esse trabalho. Veja bem, eu não acho isso ruim, também já utilizei…


Image for post
Image for post
Foto de Elena Cordery on Unsplash

Tradução do artigo Write Tests. Not too many. Mostly Integration do Kent C Dodds.
Revisão: Raul Felipe de Melo.

Guillermo Rauch tweetou isso há um tempo. Vamos mergulhar fundo para ver o que significa.

Nota: Isso é um post da minha newsletter. Eu publico cada um deles depois de ter enviado por e-mail duas semanas antes. Se inscreva para ter mais conteúdo como esse mais cedo na sua caixa de entrada! 💌

Traduções disponíveis atualmente:

Coreano
Russo

Sérgio Junior

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store