Image for post
Image for post

Hoje em dia é difícil pensar numa atividade que fazemos que não dependa da Internet. Ela nos permite fazer compras no mercado, pagar boletos, assistir séries facilmente, através de poucos cliques. Mas, veja bem, quando digo “nos permite”, estou pensando na minha situação, sem nenhuma dificuldade ou restrição em usar a internet. Infelizmente, a realidade de milhões de pessoas não é a mesma.

Um levantamento publicado, recentemente, pelo Movimento Web Para Todos e pela plataforma BigDataCorp aponta que apenas 0,74% dos sites brasileiros são acessíveis a pessoas com deficiência.

E esse número não deve melhorar tão cedo, já que a legislação brasileira não define quais critérios de acessibilidade um site deveria atender, enquanto em Israel você pode ser processado se o seu site não for acessível. …


Image for post
Image for post

Atenção: esse código e artigo foram reescritos e publicados recentemente no meu site pessoal. Recomendo que leia a versão mais atualizada através desse link.

Há um tempo atrás o time do React lançou algumas novas features, incluindo Context API, que te permite compartilhar propriedades na sua aplicação, e React Hooks, que são algumas funções que dão muito mais flexibilidade e poder para seus stateless components.

E no meu último projeto do trabalho eu resolvi substituir o gerenciamento de estado do Redux pelo Context API & React Hooks. Pra ser sincero, gostei bastante do resultado e gostaria de compartilha-lo com vocês. …


Image for post
Image for post

Vamos ser sinceros, a maioria de nós, desenvolvedores, sabemos da existência de pessoas com algum tipo de limitação para navegar na internet, mas ao mesmo tempo, poucos de nós realmente pensa nisso na hora de programar.

Nesse artigo eu não vou pedir pra você baixar um leitor de tela, fazer um novo curso de HTML ou arrumar alguém pra testar seu site, mas como um pouco de bom senso e algumas propriedades no HTML podem mudar totalmente a experiência do seu site e alcançar muito mais pessoas.

Acessibilidade nunca foi minha prioridade na hora de desenvolver, até o dia em que um deficiente visual me abraçou e me agradeceu pelo meu site ser acessível. Isso abriu a minha mente. Nós vivemos dentro da nossa bolha de realidade, achando que todo mundo usa a última versão do Chrome, numa máquina top, sem nenhuma limitação e com conhecimento técnico pra entender como preencher um formulário (spoiler: não é todo mundo). …

Sérgio Junior

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store