I. Como identificar um psicopata no trabalho?

Sofia Afonso Ferreira
2 min readApr 8, 2023

--

A psicopatia está entre os distúrbios mentais mais difíceis de diagnosticar e detectar, a maior parte não se distingue das pessoas comuns e são até muitas vezes percepcionados como pessoas encantadoras.

English version

A psicopatia está entre os distúrbios mentais mais difíceis de diagnosticar e detectar, a maior parte não se distingue das pessoas comuns e são até muitas vezes percepcionados como encantadoras. Mas as principais características de quem sofre dessa patologia residem na falta de empatia, a manipulação, volatilidade no comportamento, desrespeito pelas leis e costumes sociais, ausência de remorso ou culpa, tendência para comportamento violento e por vezes a prática de actos criminosos.

A psicopatia é amplamente impermeável ao tratamento e manifesta-se pela incapacidade de formar vínculos emocionais ou sentir empatia com os outros, embora geralmente os psicopatas tenham personalidades sedutoras ou sejam vistos como pessoas encantadoras. Os psicopatas são extremamente manipuladores e conquistam facilmente a confiança das pessoas à volta. Aprendem a imitar as emoções, na incapacidade de senti-las, e são muitas vezes bem educados, mantêm empregos estáveis e estão bem integrados na sociedade. É usual se mantiverem famílias ou relacionamentos de longo prazo que aqueles que o rodeiam não suspeitem de sua verdadeira natureza.

Os psicopatas são muitas vezes confundido com os sociopatas mas as patologias são distintas com alguns pontos em comum e a origem destes transtornos gera algumas diferenças nas personalidades. Ambos sofrem de Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS) e a distinção entre os dois encontra-se no modo como desenvolvem a doença.

A psicopatia é considerada uma condição inata do indivíduo, ou seja, a pessoa nasce com o transtorno, e a sua origem resulta de uma falha genética que prejudica o desenvolvimento de partes do cérebro relacionadas com as emoções, controle de impulsos, empatia e moralidade. Pelo contrário, a sociopatia é desenvolvida durante a vida, por meio da educação, relações sociais ou traumas. Embora uma das características da TPAS seja a impulsividade, os psicopatas tendem a ser mais cautelosos e a evitar riscos. É comum que os seus crimes sejam premeditados. Por outro lado, os sociopatas são mais impulsivos e seus surtos de violência tendem a ser não planejados, sendo mais fácil detectar.

Ler II. Como identificar um psicopata no trabalho

--

--

Sofia Afonso Ferreira

Portuguese living in Stockholm. Literature, politics, economy and Middle East.