Pesquisa Qualitativa do SOS PET

Saymon Valan David Lelis Aguiar
5 min readSep 28, 2022

--

Este artigo pertence ao case de portfólio SOS PET: Melhorando a experiência na busca de serviços veterinários. Você pode conferir o artigo principal clicando aqui.

Aqui apresentaremos as respostas que obtivemos a partir de uma entrevista de aprofundamento, para entendermos com maior profundidade o porquê das respostas da pesquisa quantitativa e as motivações dos seus comportamentos no relacionamento entre veterinários e tutores com seus pets.

Nossas perguntas de pesquisa eram:

  • Por que os cuidados preventivos são tão importantes para os tutores?
  • Por que é tão importante ter um histórico do pet?
  • A confiança e segurança no profissional é importante para o tutor?
  • Tutores procuram por orientações de profissionais nos cuidados com o pet?
  • Os profissionais utilizam as orientações como uma forma de dar clareza aos tutores e melhorar a percepção deles em relação ao seu atendimento?

Objetivo Geral da Pesquisa

Como é construída a relação entre profissionais e os tutores para uma percepção de valor por parte dos tutores e como os tutores organizam suas rotinas de cuidados com os pets

Objetivos Específicos

  • Impacto dos cuidados preventivos na saúde do pet e no diagnóstico
  • Impacto da organização das informações sobre a vida do pet no auxílio aos profissionais no atendimento e aos tutores na preservação e melhora da qualidade de vida dos pets
  • A importância de um profissional explicativo e com empatia para aproximar veterinários e tutores
  • Como a segurança e confiança transmitida pelo profissional influencia os tutores na escolha de um veterinário
  • Como as orientações ajudam os profissionais a se relacionar melhor com os tutores e instruí-los melhor
  • Veterinários utilizam parcerias que os ajudam financeiramente
  • Tutores buscam informações na internet e com profissionais como uma forma de orientação para cuidar de seu pets

Entrevista de aprofundamento

Abaixo segue as entrevistas com os tutores. Para analisar as respostas, às codificamos para criar um padrão e depois agrupamos as que tinham código que se relacionavam e assim extrair o aprendizado.

Agrupamento das respostas como padrão dos tutores que se relacionavam:

Tutor 1:

Para visualizar essa imagem com maior qualidade, clique aqui.

Tutor 2:

Para visualizar essa imagem com maior qualidade, clique aqui.

Tutor 3:

Para visualizar essa imagem com maior qualidade, clique aqui.

Agrupamento das respostas como padrão dos veterinários que se relacionavam:

Veterinário 1:

Para visualizar essa imagem com maior qualidade, clique aqui.

Veterinário 2:

Para visualizar essa imagem com maior qualidade, clique aqui.

Veterinário 3:

Para visualizar essa imagem com maior qualidade, clique aqui.

Para analisar os dados obtidos a partir das repostas dos entrevistados utilizamos a técnica de codificação, onde nomeamos com um código estas respostas e depois agrupamos as que tiveram uma codificação em comum. Abaixo ilustramos os códigos que foram identificados nas repostas obtidas e a partir disso tiramos nossos aprendizados que apresentaremos em seguida.

Para visualizar essa imagem com maior qualidade, clique aqui.
Para visualizar a imagem em qualidade maior, clique aqui.

Você pode visualizar todas as respostas e seus respectivos agrupamentos clicando aqui.

Aprendizados

  • As orientações e didáticas com instruções médicas no cuidado com os pets são formas dos tutores enxergarem, com muito valor, o serviço do profissional e sentir confiança para retornar ao mesmo veterinário e seguir o que o médico diz, seja exames, tratamento e ainda ajuda a cuidar preventivamente de forma eficaz do pet. Isso ajuda os profissionais a se relacionarem melhor com os tutores e se conectar com eles. Aumenta a consciência dos tutores e evita que os mesmos fiquem orientados por informações equivocadas.
  • Histórico médico do pet também pode auxiliar os profissionais a entender melhor sobre o paciente e na hora de realizar um diagnóstico, recomendar medicações e cuidados preventivos, entender a sua rotina.
  • Registro e organização das informações do pet auxiliam os tutores a sempre estar com as vacinas em dia e acompanhar o estado e a evolução de saúde do animal. Entender quais tratamentos o pet já realizou, o que ele tem de limitações. Os registro dessas informações em lembretes e notificações também auxiliam o tutor a sempre ter o controle de tratamentos, medicações. é uma segunda memória.
  • Cuidados preventivos ajudam a gerir melhor a saúde do pet, melhorar sua qualidade de vida, prevenir doenças e realizar procedimentos básicos que podem preservar a vida pet.
  • Orientações sobre saúde e sintomas ajudam os tutores na hora de observar os sinais que o pet dá quando está doente.
  • Empatia através de explicações que tirem dúvidas, no tom de voz ao dar uma notícia importante ajudam a entregar um bom atendimento e aumentam a percepção de valor do tutor com relação ao profissional.
  • Os meios tecnológicos são uma forma dos tutores tirarem dúvidas sobre saúde, sintomas e também a organizar os registro do pet.
  • A internet e o os profissionais são vistos como uma fonte de consulta para tirar dúvidas sobre cuidados, saúde pet, porém na internet pode haver informações equivocadas e os profissionais são vistos como uma fonte mais confiável.
  • Quando tem indicações e reputação o tutor se sente mais seguro e influencia na sua tomada de decisão para contratar um serviço.

< Voltar para o artigo principal.

--

--