#4 Cultura de Produto: Product Manager vs Product Owner

Thiago Ferro
Comunidade XP
4 min readMar 31, 2020

--

Escrevi recentemente sobre a diferença entre Project Manager vs Product Manager onde eu detalho o que considero ser um PM, você pode encontrar o artigo nesse link:

O segundo grande misunderstanding é sobre os acrônimos PO e PM e vou abordar esse tema voltando um pouco no passado.

1. O surgimento do termo Product Owner

Quando as empresas no Brasil e no mundo abriram os olhos para a mudança de comportamento dos usuários que buscavam por soluções descomplicadas e que pudessem ser realizadas através dos seus smartphones e computadores, todos viraram seus canhões para o mundo digital.
Praticamente todas as empresas encararam que a transformação digital era simplesmente adotar Scrum como metodologia de trabalho para agilizar as entregas e "sair na frente", adicionando novas funcionalidades nas suas plataformas digitais.

O Scrum tem basicamente 3 papéis descritos no seu Scrum Guide: O Product Owner, Scrum Master e o Dev Team.
De posse dessas informações, todos nós e me incluo nisso, elegemos um PO, um SM, separamos alguns desenvolvedores e passamos a chamar esse grupo de pessoas de Squad (amplamente divulgado e conhecido pelo video do Spotify).
Junto com esse acontecimento muita gente passou a procurar por literaturas e encontraram o treinamento CSPO (Certified Scrum Product Owner).
Eu confesso que fui uma dessas pessoas e não vejo nenhum downside em fazer o treinamento, entretanto o CSPO tem como foco majoritário preparar o PO para os rituais que são esperados dentro da metodologia Scrum.

Bom, aqui temos 2 grandes problemas, o primeiro é que muita gente se intitulou Product Owner sem nem saber o que era Scrum direito e, segundo que Product Owners passaram a se chamar de Product Managers.

Notem que a importância do Product Manager ser treinado para utilizar uma metodologia de desenvolvimento de software que o time escolheu (seja ela qual for) é tão importante quanto aprender a utilizar as ferramentas de gerenciamento de backlog, analytics, campanhas, base de dados etc.
Percebam também que por mais que uma pessoa faça um treinamento de Jira, Confluence ou SQL isso não a torna um Product Manager.

Em resumo, saber trabalhar com Scrum não te torna um Product Manager, isso é uma pequena parcela de sua responsabilidade.

Para além das definições, o que eu considero ser mais crítico é a contínua existência do Product Owner em times de produtos digitais. Não por definição mas por atuação, o PO é um grande administrador de backlog que interage com o time de desenvolvimento afim de organizar as atividades, escrever as estórias e conduzir esse processo até o final.
Vamos abordar um pouco mais sobre isso no tópico seguinte.

2. Atuação de Product Owners — Real life

Infelizmente, tenho percebido que para a maioria das empresas que adotam essa terminologia a atuação do PO no dia a dia se resume à administração de backlog e condução de todas as atividades ligadas ao time de desenvolvimento. Isso ocorre porque na maior parte dos casos o time sofre bastante influência de áreas externas, tornando-se o que o Marty Cagan explica com bastante conhecimento de causa: Feature Team.

Quando Cagan defende que a missão dele é acabar com todos os Product Owners do mundo, ele se refere a forma com que esse profissional atua e eu sou evangelista dessa visão.
Enquanto o Product Manager está investindo o tempo em entender o mercado do seu produto, clientes, concorrentes, pain points, oportunidades através de pesquisas, dados quali e quanti o Product Owner está imerso num mundo sombrio de shipping and go. É bastante natural que em cenários assim, pouco se fale em Product Discovery, melhoria contínua de produto e se fale mais em como aumentar velocidade do time de desenvolvimento em busca de datas pré estabelecidas.

Ressaltando novamente que o Product Manager também tem como responsabilidade as atividades relacionadas ao time de desenvolvimento, porém é uma pequena parcela de tudo que se espera dele.

Atuação do Product Manager.

Se depois de ler até aqui você acha que se encaixa nas atividades do PM mas te chamam de PO, então provoque a discussão para repensarem nas nomenclaturas que estão utilizando.

Notem que em nada o Product Owner se parece com o Project Manager também.

3. Hierarquização do Product Owner

Tenho notado que algumas empresas tem atuado com os 2 papéis no mesmo time. Quando isso ocorre normalmente o Product Manager fica na camada mais estratégica, garantindo todas as atividades que compreendem o mundo "fora time de tecnologia" e o Product Owner é a representação do PM para o time de desenvolvimento. Em alguns casos inclusive o PO responde hierarquicamente para o PM.

No meu ponto de vista isso é uma esquizofrenia porque o PM praticamente ganha um assistente e se distancia do time, se distancia de tecnologia, não se relaciona com os demais membros e perde parte importante do seu papel de liderança e influência.

Em resumo, se você se intitula PO mas não tem sua atuação delimitada ao delivery, abrangendo o que foi descrito como atividades de um PM, mude o nome do seu cargo.
Se você só administra um backlog que é priorizado por outra pessoa, seja um stakeholder ou um PM, você é um PO clássico.

Deixo aqui um vídeo que a Tera fez com o Marty Cagan aqui no Brasil onde ele aborda rapidamente o tema.

https://www.youtube.com/watch?v=tilfeZtUaB8&t=3710s

--

--

Thiago Ferro
Comunidade XP

Just me sharing my own experiences and knowledge in Product Management and Life. Head of Product @ XP Inc.