Da Dificuldade de Fazer Amigos e Conhecer Gente Nova

Willian Costa Souza
4 min readNov 18, 2016

--

Todo mundo quer ter histórias pra contar. Ninguém quer ouvir essas histórias.

Eu não tenho nem roupa pra conhecer gente nova

Você tenta se enturmar e até já leu os 25 passos de como fazer amigos, mas continua sempre com a mesma galera, fazendo as mesmas coisas. Quer conhecer gente nova e viver histórias diferentes? Agora é a hora.

Amizade é contato

Coisas em comum unem as pessoas. Estudar junto, trabalhar junto. Ficar preso no elevador. Fazer parte da mesma excursão. Reclamar de algo. Tudo ajuda.

Como estudo na modalidade EaD, não tenho amigos de sala. Como sou professor particular, não tenho colegas de trabalho (tenho os alunos, que são maravilhosos, em contraposição). Não frequentar esses ambientes com outras pessoas dificulta.

Quantos de seus amigos você não conheceu em algum ambiente desses, como trabalho, faculdade?

Mas, como disse aqui, é tempo de (re)descobrir pessoas. Tem muita gente boa por aí. Tem muita gente boa que você já conhece e precisa reconhecer. Alguém inesperado na sua vida sempre pode ajudar a dar uma chacoalhada.

Se permita frequentar lugares que nunca frequentou.

E quem tirou essa foto?

Sai desse celular

Por várias vezes, me pego focado no celular e não estou observando quem está ao meu redor. E tem uma galera na mesma. A gente curte milhões de fotos, mas não curte as pessoas que estão na nossa frente. Acha lindas as tatuagens em fotos, mas não elogia quando as vê pessoalmente.

Compartilhar histórias motivacionais no Facebook é moleza, mas ouvir quem está do lado no ônibus é o que há.

Ou até mesmo na internet. Não é o meio, é a forma como você faz.

Esse texto não tem foco em tecnologia, mas assistir Black Mirror te dá um choque de realidade quanto a isso.

Se liga na deprê da galera. Mas a foto teve 147 likes!!!

A internet quer te por pra baixo

No seu feed aparecem pessoas felizes em grandes festas cercadas de amigos. Não se deixe enganar. Quantas vezes eu já vi uma foto ser tirada com todo mundo sorrindo e fazendo careta, e 10 segundos depois todo mundo de cara fechada sem conversar.

Nunca mais se falaram depois desse dia

As pessoas não querem se expor

Eu sou privilegiado por poder ter viajado tanto. Tive experiências incríveis com pessoas incríveis. Geralmente, quando viajamos, estamos mais abertos, felizes, dispostos a contar e ouvir histórias de vida. Eu acabei trazendo parte dessa vibe para minha vida. To sempre disposto a contar, e principalmente ouvir, histórias, alegrias, dificuldades, algo REAL sobre as pessoas. Não só aquele papinho de “oi, tudo bem? tudo. será que chove? acho que sim. tempo ruim né. e esse governo. pois é né.”

Caceta. Para com essa merda.

Me diz aí qual era seu sonho de infância. O show mais incrível que você já foi. A sua viagem inesquecível. Seu maior medo. Sua maior alegria.

Isso assusta as pessoas. Como no outro dia que eu tava num bar e pedi pro cara me contar um pouco da vida dele. Ele tava de carona e foi embora. Uma pena.

Todo mundo tem uma história singular e espetacular. Basta querer ouvir.

Esse dia foi louco

Quando digo ouvir eu digo prestar atenção.

Neste maravilhoso exercício de empatia que é ouvir com plena atenção, Alex Castro escreve sobre a dificuldade que temos em não ser o centro das atenções.

Por que é tão difícil suspendermos nossos julgamentos, nossas opiniões, nossas interrupções, para conceder a outra pessoa o inestimável dom da nossa atenção completa e concentrada?

E há quem diz que é muito distraído e esquece das coisas rapidamente:

Gostaria de poder dizer que sou uma pessoa boa que tem péssima memória e é muito distraída. Mas não: minha péssima memória e minha extrema distração são sintomas de meu profundo desinteresse por tudo que não diga respeito a mim.

Ouça. Ouça com atenção. Ouça pela outra pessoa. Ouça sem julgar. Sem dizer o que faria no lugar dela. Sem dar opinião. Só ouça.

Recomendo a leitura de todos os exercícios de empatia pra ontem.

Finjo que presto atenção mas to pensando na janta

A arte imita a vida e a vida imita a arte

Tem tanta história maluca, engraçada, emocionante, inspiradora por aí. Você tem que ver. Aquela série nova é demais, mas você já ouviu a história da Luana que fez um mochilão na América do Sul com um grupo de pessoas desconhecidas? Não?! MEU DEUS VOCÊ TEM QUE OUVIR AGORA! FAZ UMA MARATONA DE LUANA NESSE FIM DE SEMANA!

Aquele casal da esquerda vai dar um perdido, certeza

É OK se nem todo mundo pensar assim

Não precisa ficar chateado se as pessoas não quiserem se expor. Você não tem ideia da vida daquela pessoa e o motivo de ela não se expressar como você deseja. Apenas respeite.

Considerações finais

Todos os textos que escrevo são recados pra mim. Se te tocou de alguma forma é pura coincidência.

Fonte das imagens

--

--