O pontapé do sucesso - Becoming a Project Manager — Part 2

Alan Secundo
accellog
Published in
3 min readDec 5, 2018
Sucesso é o encontro do estar preparado com a oportunidade

Becoming a Project Manager — Part 1

Se você está aqui mais uma vez, provavelmente você realmente quer seguir na área de projetos, ou no mínimo, tem um interesse ou se sente atraído pela área. Pois bem, nos próximos parágrafos, eu serei o guia que irá lhe ajudar a definir um norte inicial para o seu futuro como Gerente de Projetos, como minha primeira dica, sugiro que pegue papel e caneta e comece a planejar seu futuro junto a mim, bora lá?

1 - O início da jornada…

Você é uma pessoa inteligente, então pense, você está em busca de um objetivo final, ou seja, você tem todo um caminho a percorrer. Para isso, é necessário saber aonde você quer chegar e aonde você está, correto? Sendo assim, como primeiro passo, faça uma auto-reflexão e anote em algum lugar, qual é o seu nível neste exato momento. Reflita sobre questões como, “Quais ferramentas de Gerenciamento de Projetos eu conheço?”, “O que eu sei sobre cada área da Gerência de Projetos?”, “O que eu sei sobre as etapas de um projeto?”, “Neste momento, eu sou capaz de iniciar um projeto e termina-lo de forma correta?”. Questões como essas, irão lhe ajudar a se situar em relação ao seu nível de conhecimento, elas são importantes pois servem para que você busque o conhecimento necessário para que as respostas de todas elas sejam positivas.

2 - Comece onde está. Use o que você tem. Faça o que puder.

Agora sabemos onde você está, provavelmente já identificou coisas que não sabe e pontos onde precisa melhorar. Agora, considere fazer um plano de estudos que contemple os seus principais pontos de melhoria e que busque colocar você em uma posição, onde você tenha o conhecimento necessário para conduzir um pequeno projeto, desde seu início, até seu encerramento, levanto em conta as boas práticas da Gestão de Projetos. Obviamente, seguir o plano de estudos que você montou faz parte da sugestão. Esse passo é importante, pois ele lhe trará a base necessária para que você consiga aplicar técnicas e conceitos em projetos e por consequência, adquira experiência para lidar com projetos cada vez maiores.

3 - Corra atras do seu sucesso, ficar parado não lhe trará nada.

Você pode se perguntar: “De que adianta eu estudar sobre o assunto e não ter a oportunidade de coloca-lo em prática?” Bom, comentamos no artigo anterior, que coisas do dia a dia podem ser encaradas como um projeto, tais como um projeto de acadêmia, alimentação ou estudos por exemplo. Nada lhe impede de aplicar conhecimentos estudados neste tipo de coisa. Obviamente, isso não se compara a trabalhar em equipe ou conduzir um projeto com um cliente ou pessoas externas a você, porém, é um ótimo início para se praticar alguns conceitos cujo quais você pode estar estudando. Além disso, recomendo fortemente que você busque um local de trabalho, onde se tenha a oportunidade de desenvolver habilidades como Gerente de Projetos, ou que você possa participar de projetos de uma forma ativa e que lhe gerem aprendizados. Tenha em mente que em muitos lugares, os projetos podem ser conduzidos de uma forma desorganizada ou a gestão em si pode mal existir. Se estiver em um lugar assim, considere-se com sorte e pense neste local como um terreno fértil, onde você pode contribuir com conhecimento adquirido por você através de seus estudos, para melhorar a vida de todos na empresa e ganhar mais experiência profissional como GP.

Está cedo, mas é hora de dar tchau…

Meu objetivo com este artigo, não me prolongar, nem lhe dar todo o mapa, mas sim, mostrar a você leitor interessado, passos que você pode seguir para que seu sucesso como Gerente de Projetos seja possível. Estamos partindo de um nível iniciante, e tanto eu quanto você, sabemos que você irá chegar no seu objetivo final, certo? Por agora, esses 3 passos são seu norte e são suficientes, siga-os e tenho certeza que você terá avançado muito na sua caminhada. Conte nos comentários o que achou, deixe seu feedback e te vejo no próximo artigo, não deixe de conferir a parte 1 deste artigo também, até mais o/.

--

--

Alan Secundo
accellog

Graduado em Engenharia de Software, Gestor de Produtos Jr. na Accellog e apaixonado por comunicação e pessoas. Afinal, os softwares são feitos para quem?