Ao fundo, uma Ilustração colorida de dezenas de pessoas completamente diferentes entre si, andando, como se estivessem em uma grande calçada. Por cima da ilustração um retângulo azul escuro, centralizado, com as escritas “#3 — Série: Uso de leitores de tela”. Ilustração retirada de https://carleton.ca.

#3 — Usuários de leitor de tela: o que fazem ao se deparar com uma página complexa?

Essa é uma série de 7 de posts sobre uso de leitores de tela, feitos com base em respostas recebidas numa pesquisa realizada por Heydon Pickering.

Juliana Fernandes
Acessibílito
Published in
4 min readSep 4, 2017

--

Em setembro de 2016, Heydon decidiu que queria ouvir histórias sobre como usuários de leitor de tela usavam a web. Ele imaginou que, sendo um usuário que enxerga, provavelmente fazia diversas suposições incorretas a respeito, e então compôs 7 perguntas a fim de descobrir mais sobre as estratégias de leitura e uso de leitores de tela. Essa foi a 3ª pergunta feita:

Quando você percebe que a página é complexa, o que você faz para compreender melhor a informação?

Respostas dos usuários de leitor de tela:

Primeiro, eu me irrito. Então, começo a navegar pelo site, linha por linha, utilizado as setas ↑ / ↓. Às vezes, tudo que preciso é diminuir a velocidade da taxa de leitura e consumir a informação mais devagar. Procuro por padrões e tomo nota de tudo o que estou pesquisando (e também do layout / estrutura do site, para usar como referência mais tarde).

Tento navegar pelos cabeçalhos para encontrar na página a informação na qual estou buscando.

Não há ajuda que resolva. Leva tempo e as pessoas precisam ler tudo, mesmo que achem que dá para usar apenas listas de links e cabeçalhos. Eu nunca uso as listas de links, pois é muita informação fora de contexto, mas as pessoas menos experientes usam. Uma das principais questões que as pessoas parecem desconhecer é que o treinamento do uso de leitor de tela é muito falho. Às vezes (muitas vezes?) essas pessoas que dão treinamentos não conhecem muito, então não é de se admirar.

Mais uma vez, verifico os cabeçalhos para onde onde é mais provável que eu esteja. Acho que as pesquisas geralmente não ajudam, e dependendo da situação e da tarefa, outras táticas raramente serão usadas.

Nada em particular. Possivelmente por estar familiarizado sobre como as coisas na web funcionam, muitas vezes não encontro páginas mais ou menos complexas que as outras. Onde a acessibilidade (e não a complexidade) é atroz, recorro ao conhecido Firebug para descobrir o que está acontecendo.

Uso muito os cabeçalhos. Além disso, uso as setas ↑ / ↓ quando que exclusivamente. O meu problema com regiões e similares é que eles não são universalmente utilizados, por isso é mais fácil e rápido pra mim usar o que sei que vai funcionar na maior parte do tempo, em vez de tentar adivinhar o quanto o desenvolvedor é cabeça aberta para acessibilidade.

O modo de leitura é, novamente, meu amigo nesse caso. Se o conteúdo puro da página é tudo o que quero, o modo de leitura é perfeito. Se não funcionar ou se eu precisar olhar para a página inteira (como um tópico de fórum), vou ver se as porções são separadas por cabeçalhos. Caso contrário, vou ver se consigo encontrar um padrão, como cada reply em um fórum possuir o mesmo conjunto de informações logo acima dele, ou cada review da Amazon contendo o mesmo texto vinculado no início. Se eu conseguir encontrar algo assim, farei uma pesquisa de texto com algumas palavras para pular de uma seção para a outra, ou usar as setas ↑ / ↓ para ouvir informações repetidas que me dizem quando eu chego em uma nova seção. Se não há repetições e nem cabeçalhos, volto a explorar item por item na página, o que normalmente costumo fazer com rapidez. Não preciso de todas as palavras, apenas uma ideia de onde está o que.

Isso realmente depende da estrutura. Se é uma tabela, utilizo navegação de tabelas, em outros casos uso como referencia o fim dos elementos ou navego por textos chave (que não são links) para aproveitar melhor o meu tempo de leitura ao longo do conteúdo da página.

Tento ter uma noção dos tópicos da página usando os cabeçalhos e regiões.

“Complexo” é um termo bastante amplo. Uma página pode ser complexa e estruturalmente sólida ou pode possuir partes de código mal estruturado, imagens com links sem o atributo alt, etc. Em geral, eu usaria várias combinações de navegação fornecidas, como cabeçalhos, landmarks e intuição. Às vezes troco de browser e/ou leitor de tela. Isso pode ser especialmente útil quando o site está mal codificado.

Desisto, aperto “Voltar” e tento o próximo resultado do Google.

--

--

Juliana Fernandes
Acessibílito

UX, research, acessibilidade, plantas, ratos, livros, feminismo, veganismo e filmes de terror ruins.