15- Passado, presente e futuro

Gabriel Louback
Advento cronológico
2 min readDec 19, 2018

(Dia 14: Profetas de Israel)

Photo by Alex Perez on Unsplash

Sempre olhei para as profecias da Bíblia apenas como coisas ditas sobre o futuro, somente como algo que estaria para acontecer. Com o passar do tempo, fui entendendo e percebendo que, primeiro, e antes de tudo, são palavras para o tempo presente em que foram ditas; palavras de pessoas que viam o contexto presente e enxergavam além dele, trazendo uma perspectiva do porquê daquela situação, o que significava para a sociedade, as motivações existentes, e onde tudo isso levaria.

As profecias sempre foram uma análise em tempo real daquilo que vivemos, mas também apontavam para algo que ainda aconteceria. Quando falamos dos profeta de Israel e das profecias à respeito do Libertador prometido, isso também é verdade.

Lemos o relato de Isaías, por exemplo, que escreve seu texto no tempo passado, presente e futuro, tudo ao mesmo tempo:

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Is 9:6)

Isaías escreve isso aproximadamente 700 anos antes do nascimento do Messias, o Libertador prometido. Historicamente, hoje também lemos isso no passado, 2000 anos depois. Porém, cada um de nós, em nossa jornada pessoal, testemunhamos a espera, a vinda e o nascimento do Messias em momentos presentes e futuros.

A mensagem dessa vinda é para hoje também, para nossa sociedade, nossa vida e nossos corações. Creio que devemos almejar por esse acontecimento, buscar conhecer o Messias, encontrá-lo onde ele está, buscar sinais de sua presença, de vê-lo nascer nos lugares mais inusitados e de adorá-lo quando o encontrarmos.

///

Dia 16: “Um menino nasceu

--

--