UX em prática na Universidade

Augusto Pimenta
Augusto Pimenta

--

No meu último texto fiz alguns questionamentos quanto a inserção do Design Thinking nos cursos de Engenharia/Tecnologia. (Se você não leu esse artigo, clique aqui e dê uma conferida :D ).

Enfim, como não só basta vir aqui e falar…fui em busca de projetos que estivessem dispostos a inserir esse novo pensamento em seu cotidiano e enfim…encontrei!

A partir de agora estarei compartilhando com vocês todas as experiências e lições aprendidas no decorrer do projeto.

O projeto

De forma resumida, o projeto consiste no Redesign de um software (arquivo de Excel que conta com mais 30 planilhas hiperlinkadas) desenvolvido em 2010 por pesquisadores ligados ao curso de graduação em Engenharia de Aquicultura do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para piscicultores.

Redesign: Jogar fora a solução antiga e chegar a uma nova

O desafio

Entender os reais problemas do software (já que podemos considerar o arquivo de Excel como software) e propor as devidas melhorias, se utilizando de técnicas de design centrado no usuário, design thinking, experiência do usuário, etc.

A Metodologia

Executaremos o projeto seguindo as etapas:

● Imersão;

● Análise e entendimento dos problemas do atual sistema;

● Ideação e Brainstorming com os agentes envolvidos;

● Prototipação;

● Validação e testes com usuários;

● Implementação;

● Estudo dos resultados alcançados e de novas técnicas objetivando uma melhor experiência do usuário.

Motivação

Acredito que a minha principal motivação é tornar a tecnologia mais acessível para as pessoas. Sabemos que o acesso a tecnologia está crescendo bastante mesmo em áreas rurais, mas pelo nível de instrução e de contato com o mundo virtual, é desafiante projetar um sistema para esse público.

E onde entra os cursos Engenharia e Tecnologia nesse projeto?

O time é formado por alunos, pesquisadores e professores do curso superior em Engenharia de Aquicultura e do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos da UFRN.

Apresentação da metodologia para a equipe — UFRN

É isso. Até a próxima.

--

--