Empreender é aprender!

Esse texto é um relato, emocionado, de um sonho que tem sobrevivido há dois anos e dois meses.

André Lanari
Avoa
4 min readNov 6, 2016

--

Geralmente essas histórias começam assim: jovens inquietos resolvem realizar a mudança que enxergam do mundo. Com essas três formigas aí de baixo não foi diferente. Nascemos Atta em 2014. 👇🏼

Recebemos neste dia o nosso primeiro não, após tentativa de entrar na pré-incubadora do Inatel. Estava aberta a temporada de grandes aprendizados. Empreender é aprender!

Nunca deu lucro, mas vieram grandes experiências através da troca de trabalho que fazíamos com a nossa primeira e grande parceira, a Dágora, startup de educação hoje acelerada no SEED, do Marcos David, grande amigo e mentor. Nesta época tive a oportunidade de assistir a uma das palestras mais elucidantes da minha vida. Pude assistir à Mara Mourão explicar sobre seu documentário: Quem se importa? e o que é o empreendedorismo social.

Relato de uma das empreendedoras sociais, Vera Cordeiro, no documentário: “ não importa se ele - empreendedor social - faz para ajudar 4 pessoas ou 1000 pessoas, importa é o sentimento por trás. “

1º grande aprendizado: informação é ouro, principalmente nos primeiros meses.

O tempo passou e mais um nascimento aconteceu. Era um final de semana de abril, de 2015. Durante a organização do Startup Weekend Inatel, nos juntamos em cinco para dar vida a co.criar. 😮
Antes do primeiro serviço pago que fechamos, já passamos para quatro sócios.

2º grande aprendizado: pense bem ao montar o seu time e entenda os ciclos da vida.

Hoje somos em três. O 4º sócio virou nosso mentor de design, inovação, espiritualidade e ainda é nosso facilitador, né João Rubens ? 😄

A esta altura do texto, já deu para perceber que fazemos questão de ressaltar os grandes amigos que sempre estiveram conosco, não é? Gratidão!

3º grande aprendizado: cerque-se de pessoas FODAS!

Se formos enumerar toda a galera que nos acompanha, nos apoiam… É texto para uma próxima publicação. 😜

Bom, como eu mesmo escrevi mais acima, Empreender é aprender! Daqui adiantamos a fita, pulamos alguns aprendizados, para o último grande aprendizado.

O último grande aprendizado veio recentemente, há três meses. Estávamos nós, numa segunda feira a noite, em uma de nossas reuniões com um grande amigo e parceiro de negócios, Diego Luciano, onde havíamos sugerido a alteração do nome de um de seus negócios. Logo ele foi embora. Após sua saída, quando voltamos ao trabalho, conferimos o email gentil e cordial de uma empresa de São Paulo chamada CoCriar. 😱
Vieram nos lembrar que a marca já era deles, desde 2009 e gentilmente nos cederam 3 meses para mudarmos o nosso nome.

4º grande aprendizado: Não crie nome de empresa sem garantir que não existe outra com o mesmo nome ou parecido e que, principalmente, não tenha solução semelhante à sua.

É claro que mudar o mais rápido possível era o mínimo que deveríamos fazer, pois nunca, em nenhum momento, pensamos em aproveitar do esforço de outros colegas empreendedores.

Obrigado, CoCriar! ❤️

Sabemos da peleja que é empreender em nosso país. Por isso fazemos questão de contar essa história, para agradecer todo o carinho que a CoCriar de Sampa nos tratou e pelo tempo que foi exatamente o necessário para passarmos por todo esse processo.

Mas posso falar? Depois do primeiro dia, já começamos a enxergar o quão positiva seria essa mudança e hoje passado esses três meses, vejo todo o aprendizado que ela está trazendo. Escrevo com convicção que para nós foi um redescobrimento de nosso negócio, além disso a satisfação em enxergar uma base sólida de tudo o que havíamos gerado de valor para as pessoas, que superou o nome que possuíamos e que na verdade, começou com a Atta, lá atrás. 😍

É a dança das borboletas! 🎧 Avooaaa!

Depois de muitos brainstorms, alguns nomes muito doidos, escolhemos essa palavra curta, que parece palavra usada somente no campo e que, PRÉconceituosamente, achamos que era errada. Empreender é aprender!

Avoa é o mesmo que voa, reflexão da palavra voar que é o mesmo que avoar. É isso!! É isso que queremos fazer sempre com nossos avoadores. Ao final de cada ciclo, dizer a eles: — Vai galera, avooaaa!

Hoje somos uma empresa de serviços (com mentalidade de startup), que adora criar experiências incríveis! Já deixamos de ser Atta e co.criar, passamos a nos chamar AVOA. Continuamos com os mesmos princípios e valores que nos carregaram até aqui, porém estamos mais preparados a aprender e desaprender com cada avoador que passa por nossas vidas. Avoa é mineira, do Sul de Minas. Nascida no Vale da Eletrônica em Santa Rita do Sapucaí.

— Prazer, avoa!

--

--

André Lanari
Avoa
Editor for

Filho da Lídia e do Roberto. Educador e empreendedor social na Avoa. Ama as pessoas, a natureza, o universo… a vida.