Novidades no Azure DevOps e GitHub Actions: suporte a versões do .NET 5

Renato Groffe
Azure na Pratica
Published in
3 min readDec 31, 2020

Nos primeiros dias de Dezembro/2020 hosted agents do Azure DevOps e virtual environments do GitHub Actions ainda possuíam algumas limitações no que se refere ao .NET 5. As imagens correspondentes aos ambientes Linux/Ubuntu e macOS não contavam com nenhuma versão do .NET 5 pré-instalada (as imagens Windows já possuíam este novo release da plataforma .NET instalado por default).

Deve-se inclusive destacar que as imagens correspondentes a estes ambientes operacionais são compartilhadas por Azure DevOps e GitHub Actions. Em termos práticos isso significa que atualizações em tais imagens são refletidas nestas 2 soluções de automação.

Diante de tudo isso, muitos profissionais se viam obrigados a realizar ajustes em pipelines e workflows de automação para se trabalhar com o .NET 5. Abordei como efetuar estes acertos nos seguintes artigos:

Azure DevOps: configurando o uso do .NET 5 para build e deployment

Dica: .NET 5 + GitHub Actions - utilizando a nova versão da plataforma .NET em um workflow

Um anúncio envolvendo imagens podia inclusive ser encontrado no GitHub, no qual a data prevista para o .NET 5 se tornar a versão default era 14/12:

E aproveito este espaço com um convite…

Que tal participar do treinamento online pioneiro no Brasil sobre GitHub Actions e promovido pelo Azure na Prática, agora com aulas gravadas e uma primeira sessão ao vivo com resolução de dúvidas durante o dia 23/01/2021 (sábado)?

Acompanhe com comodidade e a qualquer tempo os diversos módulos deste treinamento, em que serão cobertas boas práticas + estratégias de build/deployment e o uso desta solução de automação com tecnologias como Docker, Kubernetes, Azure App Service, Azure Functions e outros serviços da nuvem Microsoft!

Acesse então o link a seguir para efetuar sua inscrição com um desconto especial de R$ 100,00 (inclui certificado e grupo para resolução de dúvidas durante e após o curso):

https://bit.ly/anp-githubactions-desc-100-blog-groffe

No momento da publicação deste artigo (final de Dezembro/2020) o .NET 5 já foi assumido como versão default da plataforma .NET nos ambientes Linux e macOS. Sem dúvida uma excelente notícia tanto para profissionais que utilizem Azure DevOps, quanto para aqueles que optaram por GitHub Actions.

No caso do GitHub Actions, um workflow de testes com o código a seguir:

Exibirá nos logs de execução a presença do .NET 5, inclusive configurado como versão default (5.0.101):

Um exemplo equivalente com um pipeline no Azure DevOps:

Trará o mesmo resultado as versões do .NET 5 pré-instaladas:

E o release mais atual do .NET 5 (5.0.101) como versão default:

Quanto à automação do build, testes e deployment de aplicações baseadas em .NET 5, no vídeo a seguir (apresentação realizada durante o Canal .NET DevWeek 2020) demonstro algumas possibilidades empregando Azure DevOps e GitHub Actions:

--

--

Renato Groffe
Azure na Pratica

Microsoft Most Valuable Professional (MVP), Multi-Plataform Technical Audience Contributor (MTAC), Software Engineer, Technical Writer and Speaker