Casamento sem glúten, sim é possível!

Mary Gabriela
Baladasemgluten
Published in
4 min readAug 10, 2018

--

O desafio de organizar a melhor e mais inesquecível Balada Sem Glúten.
O meu casamento!

Depois de um período de jejum, cá estou de volta com um novo e super esperado post: o meu casamento.

Quem já casou, antes ou depois do diagnóstico, sabe como esse evento é complexo e exige um planejamento antecipado e bem detalhado.

Pois bem. Eu que também trabalho com eventos sei que imprevistos sempre acontecem e, na maioria das vezes, ninguém nem os percebe. Mas, quando o evento se trata do seu casamento e você ainda tem restrição alimentar a preocupação é ainda maior, meu marido pode confirmar o nível de ansiedade e estresse que cheguei durante a organização e às vésperas do grande dia, rsrsrs ❤.

Todo e qualquer imprevisto poderia acontecer que não teria problema, mas a comida a ser servida na festa não teve margem de erro nenhuma e para isso precisei me atentar em alguns detalhes:

BUFFET

Em São José do Rio Preto/SP, cidade em que moro e que decidimos nos casar, não há buffets que oferecem um cardápio sem glúten e por isso a escolha pelo salão também levou em conta a possibilidade de trazer uma cozinheira de nossa confiança. Para quem não sabe, muitos salões de festa vinculam o aluguel do espaço com a contratação de seu próprio buffet.

Uma vez contratada uma cozinheira com sua própria equipe pudemos alinhar os detalhes do cardápio e os cuidados a serem tomados, por exemplo:

  • A compra de todos os ingredientes para fazer os pratos a serem servidos foram de nossa responsabilidade. Apesar do trabalho ser um pouco maior, a possibilidade de conferir todos os rótulos e comprar produtos seguros dá mais segurança de que não haverá erros na preparação.
  • A cozinha do salão, como era de se esperar, já havia sido usada mas ela não tinha utensílios como panelas e assadeiras, apenas forno, fogão e etc. Neste caso para diminuir os riscos de contaminação cruzada precisamos apenas alinhar os cuidados com a cozinheira contratada.

CARDÁPIO

Como todos sabem, fazer alguns pratos substituindo farinhas e itens naturalmente com glúten encarece o orçamento de um evento com muitos convidados, por isso o cardápio foi pensado com ingredientes que são sem glúten naturalmente, veja abaixo o menu do meu casamento:

Arte do cardápio, Natália Adami e Guilherme Cazonato.

A receita de dadinho de tapioca tem os créditos da receita da Cris do @glutenfreecris, parceira e amiga querida que conheci no Desafio de Panelas Sem Glúten, a receita completa você confere aqui.

Mas fica a dica para as noivas de plantão: noiva nunca come no dia do casamento. É muita ansiedade e vontade de curtir cada minuto da festa que comer é apenas um detalhe. Lembro, é claro de ter beliscado alguns dadinhos e frios para manter o corpo com energia para dançar até o fim.

DRINKS E BEBIDAS

Caso você tenha interesse em servir bebida alcoólica no seu casamento saiba que pode ser bem mais simples do que você imagina ;).
No meu caso, o maridinho é apaixonado por cerveja e essa foi uma concessão que abri, afinal o casamento também é dele. Para evitar qualquer risco de contaminação escolhi por vinho (tinto e frisante) para os convidados e para mim também.

Inicialmente avaliamos a possibilidade de montar uma ilha com barman para fazer drinks diferenciados, mas além de encarecer nosso orçamento o risco do barman incluir bebidas que tenham glúten escondido era grande. Para saber mais sobre as bebidas proibidas para nós clique aqui.

MESA DE DOCES

Decoração Casa Século — Salão Santa Felicidade Eventos

Essa mesa linda de doces é inteirinha sem glúten. Dá pra acreditar???

Vamos por partes, o bolo no centro é fake e foi feito com todo carinho pela nossa amiga Fernanda Gauy.

E todos os doces, num total de 6 opções de doces finos são #glutenfree:

  • Brigadeiro brulé;
  • Camafeu;
  • Quindim;
  • Brigadeiro recheado com cereja;
  • Brigadeiro de churros e
  • Brigadeiro de paçoca.

Tudo produzido pela Giovana Castilho Bolos & Doces uma querida, que junto comigo verificou cada rótulo e cuidou para amenizar os riscos de contaminação cruzada ao máximo.

Brownie de doce de leite da Água Preta Café

A mesa de doces também ganhou um doce muito especial. Uma receita especial de brownie de doce de leite sem glúten desenvolvido especialmente para o casamento pela Loraine do Água Preta Café. Uma doce surpresa para os convidados que nem imaginam que todo o cardápio foi #glutenfree ;).

E aí? Animou para organizar o seu casamento? Espero ter ajudado a dar mais ânimo pra realizar este sonho com segurança. ❤

Dá um like e acompanhe o blog Balada Sem Glúten que ainda tem muito detalhe pra compartilhar sobre o casamento, para quem não quer fazer festa e também os bastidores do pré-wedding.

--

--

Mary Gabriela
Baladasemgluten

Relações Públicas — Especialista em Comunicação Interna. conteudista do “Fantástico Mundo RP”, conselheira do Conferp e Gerente de CS da “SimplificaCI”.