Um novo capítulo histórico na Even3

Leandro Reinaux
Nov 9 · 10 min read

Resumo: jornadas costumam ser caminhos difíceis e repletos de desafios, mas é recompensador quando as coisas certas são feitas. A Even3 acaba de realizar uma rodada de R$ 4 milhões de investimento para ampliar o seu propósito a acelerar essa jornada.

Se você ainda não conhece a primeira etapa da história da Even3, recomendo começar a leitura pelo texto A Jornada da Even3 do zero ao seu primeiro investimento

Após a rodada de investimento anjo, iniciamos um trabalho intenso no início de 2018 para preparar nossa equipe nessa jornada. No fim desse ano, estávamos na seguinte situação:

Equipe: 9 pessoas
Pessoas impactadas:
480 mil

Ao longo desse texto, colocarei esse números, ano após ano, para você ter uma ideia da intensidade e do impacto positivo que a nossa equipe vem realizando na vida das pessoas.

Iniciamos as nossas primeiras contratações para reforçar o @even3team (segue a gente no Instagram!),, na verdade, aconteceram em 2017, antes mesmo do investimento anjo.

Nosso primeiro escritório oficial, já não estava mais dando conta do crescimento de mais de 100% que tivemos naquele ano:

Image for post
Image for post
Todo mundo já estava unido demais nesse momento, os lugares estavam ficando apertados

O interessante desse primeiro escritório era que ele não possuía sala de reunião. As entrevistas das novas pessoas eram feitas com toda a equipe acompanhando. Nada fácil para os candidatos, principalmente para os mais tímidos.

No caso dos feedbacks individuais — uma prática que adotamos desde o ínicio da Even3 — , tínhamos que fazê-los no estacionamento do empresarial (em pé mesmo!), para que as pessoas se sentissem à vontade para receber ou passar pontos de sugestão, críticas e melhorias aos fundadores.

Mesmo com todas essas limitações, nosso primeiro escritório oficial foi um grande marco, realizamos diversas comemorações.

Devido ao primeiro investimento (agora sim, em 2018!), tivemos condições de realizar as primeiras contratações CLT das pessoas que já estavam em nosso time e também de novas pessoas. Até então, nossa equipe era formada apenas de estagiários.

Nosso primeiro escritório já não não dava mais conta de tanto crescimento e foi necessário iniciarmos a procura e, em seguida, as obras para o nosso novo espaço.

Chegando na casa nova

Levamos em consideração:

  • Segurança e disponibilidade do escritório 24/7
  • Localização central para transporte público
  • Vagas de estacionamento disponíveis para as pessoas que utilizam carro
  • Opções diversas de alimentação
  • Espaço amplo, moderno e inspirador

Depois de muito trabalho e procura, chegamos a nossa nova casa em agosto de 2018 e foi incrível: um espaço inspirador e aberto para todos colaborarem.

Estávamos ampliando, em mais de 3 vezes, nossa área de escritório, agora com copa, área de descompressão e sala de reunião:

Image for post
Image for post
Espaço de escritório aberto
Image for post
Image for post
Sala de reunião
Image for post
Image for post
Área de descompressão, favorita pós almoço e para trabalho com o máximo de produtividade

Todo o time acertou em vários aspectos e também errou em vários outros. O mais importante é que sempre estamos aprendendo e buscando evoluir com os nossos erros, para ser melhor a cada dia.

Reforçando a cultura de aprendizado, nosso time de marketing e vendas bateu a meta extra do ano e toda a equipe foi buscar mais conhecimento no RD Summit de 2018

Image for post
Image for post
Time de marketing e comercial no RD Summit 2018

2018 foi, sem sombra de dúvidas, um ano de muito trabalho de gestão, melhoria dos processos e também de criação e organização dos setores. Afinal, saímos de uma estrutura de 9 para 19 pessoas em 1 ano e isso não foi nada fácil.

Fechamos o ano de 2018 com essa confraternização incrível, só quem participou sabe como foi ;)

Image for post
Image for post
Confraternização 2018

Fechamos 2018 com os seguintes números:

Equipe: 19 pessoas
Pessoas impactadas:
1.1 milhão

Ampliando a nossa cultura

Vivemos a nossa cultura de forma intensa, e ela vai muito além de frases prontas e quadros de empresa. Realmente aplicamos e incorporamos a nossa cultura no dia e dia. Veja os exemplos:

Foco no cliente

Todos da empresa vivem essa cultura de forma intensa desde os primeiros dias, participando de treinamentos na área, lendo livros sobre o assunto. Em 2019, inclusive, sediamos o primeiro meetup sobre o tema em Recife:

Image for post
Image for post
Primeiro meetup de sucesso do cliente em Recife

Em 2019, também, toda a nossa equipe de Sucesso do Cliente teve a oportunidade de se aprimorar e se atualizar no CX Summit 2019, evento referência na área no Brasil.

Image for post
Image for post
Equipe de Sucesso do Cliente no CX Summit 2019

Nossa razão de existir é solucionar os problemas dos nossos clientes através de soluções de tecnologia, o NPS é uma das métricas principais da empresa e todo mundo faz o seu melhor para que esse indicador fique sempre acima dos 85, pelo menos.

Aprender e ensinar

Além da nossa biblioteca em constante crescimento, adoramos também ensinar quando possível, seja quando novas pessoas entram na empresa ou com palestras em eventos.

Ensinar também é uma forma de aprender e consolidar os conhecimentos.

Nossa equipe também participou de diversos cursos online e presenciais, além dos eventos em destaque:

  • CX Summit
  • RH Day
  • Product Camp
  • Websummit
  • Congresso Brasileiro de Profissionais de Eventos
  • Mangue.bit
Image for post
Image for post
Nossa biblioteca, crescendo a cada dia
Image for post
Image for post
Time de operações no RH Day 2019
Image for post
Image for post
Time de produto no Product Camp 2019
Image for post
Image for post
Web Summit 2019
Image for post
Image for post
Expositores no Congresso Brasileiro de Profissionais de Eventos e Mangue.bit 2019

Transparência e colaboração

Temos uma grande preocupação de não burocratizar e de ter o mínimo de hierarquia possível, para que todos participem, colaborem e construam as soluções para os nossos clientes e para a empresa como um todo.

É um desafio diário de gestão, mas que, quando todos realmente se sentem engajados e fazendo parte das soluções, nós conseguimos criar um ambiente muito mais inspirador e participativo.

Pessoas em primeiro lugar

Mesmo sem ter nenhum grande departamento de RH ou de marketing interno, com a colaboração da equipe, o nosso time de operações faz várias ações durante o ano, como festas internas temáticas, aniversariantes do mês, visitas de pets e confraternizações:

Image for post
Image for post
Campanha Outubro Rosa
Image for post
Image for post
Halloween
Image for post
Image for post
Aniversariantes do mês fazendo a alegria do time desde sempre
Image for post
Image for post
Visita de Polo no nosso escritório

Encontrando o nosso propósito

Image for post
Image for post
Propósito Even3

Nossa soluções democratizam a conexão entre pessoas e conhecimentos.

A equipe toda tem um grande orgulho de saber que nossas soluções facilitam as vidas das pessoas, trazendo novas conexões e novos conhecimentos. Realizamos também esse propósito internamente na empresa através da nossa cultura de aprendizagem, conexão e colaboração do time.

Fechamos 2019 com mais uma confraternização épica e com excelentes resultados:

Image for post
Image for post
Confraternização de 2019

Resultado 2019:

Equipe: 23 pessoas
Eventos Realizados:
30 mil
Pessoas impactadas:
2 milhões

O ano da montanha russa de emoções

No início de março, fomos completamente atingidos pela COVID-19. Afinal, o nosso principal serviço, até o momento, era voltado para facilitar a organização de eventos, mas eventos presenciais.

Dias de luta

  • Todos os eventos presenciais cancelados ou adiados e sem previsão de volta
  • Várias empresas realizando demissões em massa, cortando os seus custos
  • Concorrentes globais fechando a operação no Brasil

O cenário parecia sem solução, mas seguimos firmes.

Não deixamos, em momento algum, de colocar as pessoas em primeiro lugar, mesmo em uma situação difícil como essa. Por isso, adotamos algumas medidas:

  • Em 16 de março, mudamos 100% para trabalho remoto e continuamos dessa forma ainda sem prazo de retornar ao nosso querido escritório. Queremos, em primeiro lugar, a segurança e o bem-estar das pessoas.
  • Facilitamos e apoiamos os organizadores dos eventos nos processos de cancelamento, adiamento e reembolso dos participantes.
  • Não poderíamos também deixar o nosso propósito de lado, assim, iniciamos, de imediato, a trabalhar em soluções para a realização de eventos online. As conexões entre pessoas e conhecimentos não poderiam parar!

Voo rasante

A cultura de empresa, nesse momento, falou mais alto.

Conversamos, então, com a equipe que os fundadores iriam acompanhar e guiar, semana a semana esse período crítico de trabalho para a Even3. E a aceitação foi muito natural e tranquila: todos confiaram e se uniram (nosso time nunca esteve tão unido!) para esse momento difícil, de extrema incerteza e de muita mudança.

É emocionante e inspirador olhar para esse período e ver a união do time em produzir e entregar tanto valor aos nossos clientes, mesmo em um cenário tão incerto como o que vivemos, não apenas na Even3, mas diante de tudo que acontecia no mundo.

A cada semana, mesmo o time com carga horária reduzida e alguns em férias, produzimos muito, brilhamos e contribuímos para que os nosso clientes se sentissem confiantes em realizar eventos online:

  • A cada semana, lançamos várias novidades no nosso produto para os organizadores realizarem seus eventos no novo formato online
  • Nossa produção de conteúdo foi recorde com todas as novidades, ferramentas, dicas e tutoriais. Tudo foi compartilhado no nosso blog, o https://blog.even3.com.br/
  • Em nenhum momento, a qualidade do nosso atendimento ao cliente diminuiu, pelo contrário, a nossa marca de NPS está em 89 em 2020.

Mesmo com toda essa luta, o mercado de eventos foi fortemente abalado em termos financeiro. Como consequência, tivemos que tomar uma decisão triste e que, até então, nesses 5 anos de empresa, não havíamos passado: demitir 2 pessoas do time para não arriscar toda a Even3.

Já havíamos utilizado todos os recursos de apoio a empresas e empréstimos e não havia mais outras opções.

Não descansamos enquanto essas duas pessoas não estivessem de volta ao mercado de trabalho e, em julho, elas já estavam reposicionadas.

Em julho, conseguimos retornar a carga horária completa dos 19 heróis da nossa equipe, que permaneceram firmes e fortes com a gente. As demandas, agora, estavam mais altas do que nunca com o crescimento dos eventos online.

A nossa plataforma, por exemplo, apresentando taxas de crescimento de 500% de uso em relação ao último ano.

Conseguimos lidar de forma excelente com essa alta demanda, em um cenário desafiador de pandemia, trabalho remoto e dificuldades do mercado.

Toda essa batalha, sufoco e união foram recompensados ao vermos nossos clientes felizes e satisfeitos e, agora, com esse novo capítulo da história da Even3 que estamos escrevendo.

Dias de glória

A DOMO Invest, fundo de investimento especializado em startups realizou um investimento de R$ 4 milhões, veja algumas matérias que falaram sobre a notícia:

Exame — Startup de eventos online, Even3 recebe aporte da Domo Invest
ComputerWorld — Plataforma que simplifica a organização de eventos online recebe aporte de R$ 4 milhões
Startupi — Plataforma que simplifica a organização de eventos online recebe aporte de R$ 4 milhões

Gestores com experiência de mercado como Rodrigo Borges, Gabriel Sidi e Felipe Andrade, passam a somar e tornar o time da Even3 ainda mais incrível.

E todos nós agradecemos pela confiança e pelo investimento no nosso time.

Você também quer entrar para esse excelente time e nos ajudar as escrever os próximos capítulos da nossa história? Estamos com várias vagas abertas em:

https://carreiras.even3.com.br/

Para conhecer um pouco mais sobre a Even3, recentemente, fomos entrevistados pela Band News e contamos um pouco sobre a nossa história, serviços e inovações:

Entrevista para a Band News

Estamos em 2020 até o momento com os seguintes resultados:

Equipe: 19 heróis
Pessoas impactadas:
4.2 milhões

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

Linkedin — https://www.linkedin.com/company/even3
Instagram Conteúdo — https://www.instagram.com/even3br/
Instagram Time — https://www.instagram.com/even3team/

Bastidores Even3

Acompanhe todas as experiências que a nossa equipe está…

Leandro Reinaux

Written by

Empreendedor na Even3 e entusiasta de inovação, tecnologia e startups.

Bastidores Even3

Acompanhe todas as experiências que a nossa equipe está vivendo e um pouco mais do que acontece nos bastidores

Leandro Reinaux

Written by

Empreendedor na Even3 e entusiasta de inovação, tecnologia e startups.

Bastidores Even3

Acompanhe todas as experiências que a nossa equipe está vivendo e um pouco mais do que acontece nos bastidores

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store