Berlim e a sua História Básica

E outros fatos relevantes

Rafão Araujo
Berlim — Amor e Cinzas
4 min readDec 3, 2018

--

População: 3,7 milhões
Temperatura: 2,9 em Janeiro até 23 em Junho
Religião: 60% sem definição, 18,7% evangélicos e 10% católicos.
Línguas: Alemão, fala-se muito turco, inglês, russo, árabe e francês.
Demografia: 85% alemães, 4% turcos, 3% asiáticos,

Origem e Idade Média

A primeira vez que se menciona na história a cidade de Berlim é em 1230, ano em que era uma pequena colônia de caçadores e pescadores, cuja população se manteve relativamente independente durante os séculos XIII e XIV.

Guarde esse nome, Erik Eigermann, esse é o grande bicho papão da Antiga Camarilla. Um daqueles matusaléns de antes da formação da seita. Ele é o avô do antigo príncipe cuzão, o Gustav. Dizem que ele foi estacado por um caçador e enterrado em algum lugar Weinsensee e que pode acordar a qualquer momento e matar todo mundo. Eu duvido que isso ocorra, mas os mais velhos que nós têm esse medo e vão usar para te assustar.

Da Reforma ao Império

No começo de 1500 as Teses de Lutero encontraram na Alemanha um terreno fértil, dando lugar a um longo período de instabilidade entre os partidários e opositores do Papado. Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618–1648), Berlim foi semidestruída.

A recuperação levou três séculos e foi construído o célebre Portão de Brandemburgo.

Berlim, capital do Império Prussiano

A ocupação da Alemanha pelas topas napoleônicas fez surgir uma consciência nacional e Berlim se tornou a sede do movimento nacionalista alemão. Nasce o Império alemão.

Mais tarde a Europa se dividiu em dois grupos que acabariam se enfrentando na Primeira Guerra Mundial.

Berlim e a Primeira Guerra Mundial

Em 1914, teve início a Primeira Guerra Mundial, cujo detonante foi o choque entre o Império Austro-húngaro e a Sérvia. Anos depois da derrota , Adolf Hitler é nomeado Chanceler, iniciando uma política que desembocaria na Segunda Guerra Mundial.

Berlim e a Segunda Guerra Mundial

No dia 1º de setembro de 1939, Alemanha invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. Ao final da guerra, os bombardeios aéreos realizados por ingleses e americanos e o avanço do exército russo arrasaram Berlim.

O que essas guerras nos ensinaram? Bem, ou ao menos ensinou àqueles que nos criaram: Que os humanos são tão podres quanto os Cainitas e que eles não precisam de nós para se matar. Andrés conta que Gustav, o príncipe tirano, era um supremacista vagabundo, do pior tipo, e que dragou a Corte para a briga humana. Como já disse outras vezes, morreu tarde.

A Cortina de Ferro e o Muro de Berlim

O Muro de Berlim se tornou o símbolo da Guerra Fria. Em 1989 foi-se aceito a livre circulação dos cidadãos entre as duas partes da cidade, dando lugar à queda do Muro de Berlim.

Berlim, capital da Alemanha unificada

Em 1990 a cidade é realmente unificada e Berlim se torna a capital.

Nos últimos anos, a cidade está se transformando completamente com a construção de grandes avenidas cheias de edifícios vanguardistas, obra dos melhores arquitetos do mundo. Se preparando para ser a capital mais importante da Europa, aberta, com uma população jovem, culta e tolerante, e onde estão surgindo muitos dos novos movimentos europeus.

Definitivamente estamos no melhor momento para estar aqui. O mundo dos humanos já havia mudado há quase três décadas, estava na hora do mundo dos vampiros também mudar. Uma mistura de apocalipse somado com caçadores colocou abaixo os antigos reis e rainhas e deu espaço para nós, peões indefesos, moldar as regras do jogo.

--

--