Nova Petrópolis tem fim de semana dedicado ao Tae Kwon Do

Competição da arte marcial reunirá 200 atletas e terá presença de grão-mestre internacional

Igor Mallmann
Redação Beta
4 min readNov 5, 2018

--

Competição é organizada pela Associação Tchon Ji, de Nova Petrópolis (Foto: Divulgação/Tchon Ji)

A mais popular das antigas artes marciais coreanas, o Tae Kwon Do estará em destaque na Serra Gaúcha a partir da próxima sexta-feira, 9. A 1ª Copa Sul-Americana Chang Moo Kwan e Open Liga Nacional de Tae Kwon Do reunirá, em Nova Petrópolis, 21 equipes, totalizando aproximadamente 200 atletas. É a primeira vez que a cidade recebe um torneio da modalidade a nível internacional. As palestras e lutas que integram a programação ocorrem no Centro de Eventos da cidade.

Um dos destaques da competição é a presença do Grão-Mestre Joong Young Kim, da Coréia do Sul, presidente internacional do estilo Chang Moo Kwan — um dos 9 estilos de Tae Kwon Do praticados no mundo. Outras personalidades do mundo da luta também estarão presente. Estão inscritas no torneio equipes de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A organização apenas lamenta o fato de não terem se inscrito equipes de outros países da América do Sul, algo que era esperado.

“É uma honra e um marco para a cidade receber o presidente mundial do estilo de Tae Kwon Do que praticamos aqui em nossa academia”, afirma o presidente da Associação Tchon Ji de Nova Petrópolis, Mestre Valdemar Zummach, 46. Caberá ao mestre ser um dos organizadores da 1ª Copa Sul-Americana Chang Moo Kwan e Open Liga Nacional de Tae Kwon Do.

“Acho que esse evento tem um peso muito grande para a cidade e para a região. A presença de pessoas importantes do Tae Kwon Do e a competição em si vão chamar bastante a atenção de quem já pratica a luta aqui e também daqueles que não a conhecem. É uma forma de valorizar o trabalho local, que aqui em Nova Petrópolis já é praticado há anos”, destaca o secretário de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Ricardo Lawrenz, 52.

Bem-estar para corpo e mente

Tae Kwon Do trabalha o equilibro mental e físico (Foto: Divulgação/Tchon Ji)

O Tae Kwon Do é um esporte de combate olímpico de origem coreana que integra, em seu repertório, golpes desferidos com mãos, punhos e chutes altos. Atualmente, a modalidade é difundida em todos os continentes e suas técnicas são úteis também como forma de defesa pessoal.

“Eu convido, quem não pratica, a procurar uma academia em sua cidade e praticar uma semana de aula experimental. É um esporte que agrega muito ao ser humano, proporcionando equilíbrio mental, emocional e físico. A pessoa que luta sente uma grande diferença na vida”, argumenta o mestre Zummach.

Atualmente, a prefeitura de Nova Petrópolis mantém uma parceria com a Associação Tchon Ji para ofertar a prática a alunos da cidade na academia. É um projeto com viés social, incluindo estudantes com deficiência. Oficinas da modalidade também são oferecidas em duas escolas de turno integral do município.

“Para essas crianças, essa competição vai ser muito interessante, assim como para a comunidade toda que, a partir do evento, vai conhecer mais o esporte e lhe dar valor”, avalia o secretário Lawrenz.

A 1ª Copa Sul-Americana Chang Moo Kwan e Open Liga Nacional de Tae Kwon Do é aberta ao público e não tem cobrança de ingresso.

Confira a programação da 1ª Copa Sul-Americana Chang Moo Kwan e Open Liga Nacional de Tae Kwon Do:

Sexta-feira (9 de novembro)

8h às 12h — Recepção das delegações, credenciamento com pesagem dos atletas

14h às 15h — Palestra “História do Estilo Chang Moo Kwan” — Grão-Mestre Joong Young Kim — Presidente do World Tae Kwon Do Chang Moo Kwan

15h às 16h — Palestra “Metodologia do Treinamento” — Grão-Mestre Te Bo Lee — Presidente da Federação de Tae Kwon Do Tradicional do RS

16h às 17h — Palestra “Os Fatores Essenciais de um Instrutor Holístico no Tae Kwon Do” — Grão-Mestre Yeo Jin Kim — Presidente do Conselho da Liga Nacional de Tae Kwon Do

17h às 18h — Congresso técnico

18h às 22h — Reciclagem da arbitragem

Sábado (10 de novembro)

8h — Início das competições, no Centro de Eventos

10h30— Abertura Oficial, no Centro de Eventos

Ao final das competições haverá premiação por equipe

Quer saber mais sobre a modalidade? Há um projeto em Sapucaia do Sul

--

--

Igor Mallmann
Redação Beta

Jornalista formado pela UNISINOS/RS, proprietário da empresa Mallmann Produção de Coteúdo