Projeto proporciona experiência completa de cobertura de E-games para alunos de Jornalismo da Unisinos. (Foto: Mailsom Portalete/Beta Redação)

Transmissão ao vivo recria jogos de futebol e reforça crescimento dos e-Sports

Arena Beta e-Sports mobilizou alunos e professores em três partidas com narração, comentários e reportagens completas

Júlia Ramona Michel
Redação Beta
Published in
4 min readOct 24, 2019

--

Texto por , , e

Alunos e professores da Unisinos puderam experimentar na segunda-feira, 21 de outubro, a sensação de serem jogadores e treinadores de quatro grandes clubes da Europa. Juventus, Paris Saint-Germain, Barcelona e Manchester City deixaram os campos europeus para recriar clássicos da Champions League nas telas do laboratório Labtics, no campus São Leopoldo da Unisinos, em partidas de futebol de e-Sports. Os confrontos da Super Copa dos Campeões Beta e-Sports contaram com trabalho de narração, reportagem, comentários, corte de tela e cobertura de redes sociais desenvolvido pelos alunos da atividade Beta Redação — Esporte e Lazer.

Em setembro, os professores Micael Behs e Sérgio Endler propuseram aos alunos que a cobertura de e-Sports fosse inserida ao plano curricular das aulas. A estrutura começou a ser pensada com o apoio do professor Silvio Alves, que ajudou em toda a preparação do evento. O Labtics forneceu a estrutura necessária, como câmeras e mesa de áudio, para uma transmissão em live pelas redes sociais. Em um ensaio geral, realizado no dia 30 de setembro, foram realizados os ajustes para o grande evento e a definição de cada estudante no contexto da transmissão.

A jogadora Isabelle Castro, que representou a Juventus na Super Copa, ficou em quarto lugar e falou sobre a experiência. “O evento foi muito divertido e valeu demais a oportunidade. Podemos jogar, brincar, dar risada, além de aprender. Nunca tinha jogado videogame antes. Foi a minha primeira vez, mas gostei muito e espero ganhar nos próximos”, brinca a aluna.

Já a adversária de Isabelle, Bibiana Faleiro, que comandou o espanhol Barcelona, disse que se sentiu feliz jogando ao lado da colega. “Foi uma experiência muito legal para mim que não tenho o hábito de jogar, ainda mais por representar as meninas em uma disputa de e-Sports”. Ela também afirma que o projeto contribuiu para representar a atuação de jornalistas em um grande evento esportivo, com transmissão ao vivo. “Acompanhamos tudo em tempo real pelas redes sociais, postando conteúdos e interagindo com o público, como deve ser em um evento de grande porte”, avalia.

Isabelle Castro e Bibiana Faleiro representaram as mulheres na disputa entre Juventus e Barcelona na fase semifinal. (Foto: Mailsom Portalete/Beta Redação)

O título da Supercopa da Arena e-Sports ficou com o Manchester City, do player Mateus Friedrich. Na final, o jogador superou o Barcelona, da jogadora Bibiana Faleiro, pelo placar de 3 a 0. Apesar da conquista, Mateus minimiza o resultado e enaltece o trabalho em conjunto da turma para a realização do evento. “Claro que jogar e ganhar é bacana, mas o importante, na minha opinião, foi o engajamento da turma para fazer tudo funcionar corretamente”, destacou.

O aluno e player Elias Vargas, que defendeu o Paris Saint-Germain, também ressaltou o crescimento dos e-Sports. “Foi um evento bem interessante, que abriu a nossa visão sobre o jornalismo em jogos eletrônicos. Espero que tenhamos outras oportunidades como esta”, afirma.

Mateus Friedrich e Elias Vargas jogaram no confronto entre Manchester City Paris Saint-Germain na outra semifinal. (Foto: Mailsom Portalete/Beta Redação)

O professor Sérgio Endler reforça a importância do trabalho em equipe para a realização do evento. “A ação pedagógica que buscamos alia experimentação, inovação e tradição. Experimentamos nas práticas e na busca por novas narrativas. Inovamos, também, ao aliar recursos em redes sociais. E mantemos viva certa tradição do jornalismo em coberturas esportivas. Em resumo, entendo que construímos experiência inédita em laboratório. E tudo realizado ao vivo e coletivamente”, finaliza.

A terceira edição do projeto Arena Beta e-Sports mobilizou a turma em diversas funções durante a produção e a transmissão do evento esportivo. As estudantes Isabelle de Castro e Carolina Tidra, juntamente com os colegas Julio Cesar Hanauer e Lucas Alves, ficaram responsáveis pela direção de imagens. Assumiram a narração dos jogos os alunos Renan Silva Neves e Leonardo Oberherr, enquanto Gustavo Machado e Bruno Flores atuaram como comentaristas das partidas.

A transmissão ao vivo das quatro partidas contou com narração e comentários dos estudantes. (Foto: Mailsom Portalete/Beta Redação)

Já a coordenação das redes sociais ficou sob a responsabilidade de Gustavo Bauer, Bibiana Faleiro, Stefany de Jesus Rocha, Juliane Kirschener e Juliana Borgmann, como coordenadora da equipe. Além disso, a cobertura do Arena E-Sports foi produzida por Elias Vargas, Júlia Ramona, Isabelle Wrasse e Mateus Friedrich, com apoio de foto e vídeo de Mailsom Portalete e Thiago Borba. O laboratorista responsável pela parte técnica foi Samuel Gomes.

--

--