Estratégias de divulgação de anúncios de jogos para o público infantil

Afterverse
Beyond
Published in
5 min readSep 30, 2022

A mídia paga se tornou uma ferramenta fundamental para a aquisição de novos usuários e atrativo para fidelizar a base de pessoas jogadoras.

Com a constante evolução do digital, é necessário nos reinventarmos e criarmos diferentes estratégias que vão além da aquisição orgânica para aumentar e fidelizar nossos players.

Para realizar esse trabalho, é necessário profissionais estratégicos e criativos dedicados à produção de assets para performance, o que nada mais é do que a criação de anúncios de mídia paga. É nesse time que atuo hoje, como Creative Marketing & Producer.

Minha formação como jornalista e especializações na área de Marketing Digital, Neuromarketing e Marketing para Games são a base para desenvolver meu trabalho na área, que envolve o direcionamento criativo dos designers e tambémo processo de copywriting (escrita persuasiva) dos diversos assets para mídia paga, como briefings, descrições, pushes e títulos para os mais diversos canais.

A importância do uso de mídia paga nas estratégias de marketing e comunicação

Os jogos de mobile — que chamamos de free to play — além da necessidade de atrair constantemente pessoas novas, precisam também de um trabalho constante de manutenção, que consiste em criar estímulos que mantenham a base de pessoas jogadoras ativas.

Para que isso aconteça, contamos com algumas estratégias, como o uso de creators, com a criação de um buzz orgânico sobre o produto, e claro, a estratégia de anúncio, que consiste em pagar um espaço/veículo para divulgar o produto, buscando atrair o maior número de pessoas possível.

É uma estratégia que requer altos investimentos, que podem variar de acordo com o momento do ciclo de vida do produto. O PK XD, por exemplo, já conta com uma base de players sólida, o que nos permite reduzir um pouco essa curva e dedicar esforços para aquelas pessoas que já estão dentro do jogo, oferecendo atrativos para que elas permaneçam conosco.

Quando falamos de um lançamento, é importante que haja um investimento maior, pois queremos mostrar o produto e levar um fluxo alto de pessoas para o jogo.

A criação de narrativas que vendem para o público infantil

Hoje, dentro do PK XD, nosso público é majoritariamente mais novo, então, assim como são necessários alguns cuidados dentro do jogo, o mesmo acontece com os anúncios.

Sabemos que as crianças já chegam no mundo como nativos digitais e entendem que estão visualizando um anúncio com o objetivo de direcioná-las para um determinado comportamento. Isso faz com que tenhamos ainda mais cuidado.

Trabalhamos de forma ética, sem abusar dos famosos “gatilhos mentais”. Aqui, preferimos cativar a nossa audiência através da construção de narrativas interessantes, utilizando como base o escapismo, que mostra que dentro do nosso universo é possível viver uma vida positiva e repleta de possibilidades.

Ainda por conta do nosso público, tomamos um cuidado extra com os estímulos utilizados, não incitamos a compra compulsiva, a competição de maneira agressiva, além do cuidado de não utilizar temáticas que remetem a relações românticas, sexualização e violência, até porque, nenhum desses temas é o foco do nosso produto.

A expansão de alcance mundialmente e a distribuição de investimento

O que mais funciona em mídia paga é testar. Hoje, já temos alguns direcionais que funcionam melhor para atrair um público qualificado, pois já realizamos diversos testes para mapear e compreender seus hábitos e comportamentos.

Como disse anteriormente, possuímos outras ferramentas, como os creators, que levam um grande fluxo de pessoas para o nosso jogo. Nos lugares onde essa estratégia é solidificada, sabemos que podemos concentrar menos investimento.

Aproveitamos para direcionar os recursos para áreas onde não temos muitos criadores de conteúdo, para continuar expandindo o nosso alcance mundialmente.

Para conversar com um novo público, o processo é o mesmo: testamos, cientes da possibilidade daquela comunicação não ser bem aceita por aquela comunidade.

Utilizamos comunicações que já performaram bem em outros países e tentamos acrescentar elementos culturais que nos aproximem do nosso público, fazendo com que eles sejam impactados positivamente pelo nosso produto e venham jogar conosco, mas de forma sútil e respeitando a cultura daquele lugar.

As mudanças na forma de vender na era da diversidade e inclusão

Estamos em um momento que já entendemos sobre a importância da representatividade e incluir faz parte dos valores da Afterverse e isso vale para os nossos anúncios.

E acredito que tudo começa internamente. Quando o time estava sendo montado, fiz questão de que ele fosse inclusivo: com a presença de pessoas pretas, LGBTQI+ e mulheres. Essa mistura nos permite ter a visão de grupos minoritários em relação ao universo que estamos construindo dentro e fora do jogo.

Posso inclusive dar exemplos! Temos uma pessoa designer no nosso time, que se identifica como não-binária e partiu desta pessoa a iniciativa de criar um IP (Propriedade Intelectual) agênero (pessoas que não se identificam com um gênero específico ou com nenhum dos gêneros — ausência de gênero).

Esse é um dos anúncios que performa melhor até hoje. Provavelmente a maioria não entenda a mensagem, mas nosso objetivo é despertar a curiosidade e mostrar para as pessoas que elas podem ser quem elas quiserem dentro do jogo.

Buscamos inserir diversidade de tons de pele, cabelos e corpos, e percebemos que quanto mais há representatividade, maior é o potencial de engajamento dentro do jogo e os resultados do anúncio. A meta é sempre fidelizar nossa base e oferecer estímulos para que elas consumam dentro do jogo e se sintam representadas.

A fórmula para anunciar de forma sustentável, estratégica e rentável

Apesar de ser um trabalho complexo que exige a participação de uma equipe multidisciplinar, a fórmula é simples: utilizar os dados para guiar as nossas decisões, mas sempre respeitando o espaço das pessoas criativas.

E claro, testar, testar muito!

Núria de Oliveira — Creative Marketing & Creative Producer Coordinator

--

--

Afterverse
Beyond
Editor for

Criamos universos inesquecíveis que derrubam barreiras e conectam bilhões de pessoas onde quer que estejam!