5 J-Movies para o Dia dos Namorados (Versão 2022)

Sugestões de filmes japoneses românticos para entrar no clima do mês dos namorados.

Suca
blogADQSV
7 min readJun 6, 2022

--

O Dia dos Namorados está chegando e para aquecer os corações apaixonados ou solitários resolvi dar dicas de cinco filmes japoneses românticos. Em 2019 eu já fiz um texto semelhante, caso você não tenha lido e queira mais dicas, é só ler aqui. Seguindo a proposta do texto anterior, vou fugir um pouquinho dos filmes mais açucarados e dentro do que chamamos de comédia romântica, todos os enredos falarão sobre amor, mas nem sempre de uma maneira fofa ou idealizada. Então prepara a pipoca e o refrigerante que a sessão de j-movies vai começar:

1 - Perfect World

Itsuki e Tsugumi ❤

Título em japonês: パーフェクトワールド
Roteirista: Kanome Keiko
Sinopse: O arquiteto Ayukawa Itsuki ficou paralisado da cintura para baixo após um acidente repentino e limita-se a usar uma cadeira de rodas. Kawana Tsugumi trabalha em uma empresa de design de interiores que um dia se depara com o sênior por quem teve uma queda durante o ensino médio, Itsuki. Tsugumi se encanta com Itsuki e se esforça para viver a vida juntos de forma otimista.

Tive o primeiro contato com esta história através do mangá, em 2017, devorei todos os capítulos traduzidos para português e depois segui lendo a história em inglês. Aliás, se você também ficar enlouquecida por Perfect World como eu fiquei, tenho uma boa notícia: os mangás serão lançados ainda este ano aqui no Brasil!!! Mas chega de falar de mangá, vamos falar sobre o filme.

Em 2018, Perfect World chegou aos cinemas, com Iwata Takanori e Sugisaki Hana como protagonistas. O filme fez bastante sucesso no Japão e a visibilidade da história só aumentou. Eu gostei bastante de como a adaptação foi desenvolvida, os aspectos básicos do enredo original foram mantidos, alguns personagens foram retirados, já que por ser um filme nem todos os núcleos secundários podem aparecer.

A atuação do casal de protagonistas foi impecável, admiro muito o trabalho da Sugisaki Hana, uma jovem atriz que já provou ser talentosa em trabalhos anteriores, e óbvio, foi maravilhoso ver Iwata Takanori em cena, lindo, talentoso… difícil achar um defeito nesse homem! Itsuki e Tsugumi enfrentam todo o preconceito da sociedade japonesa e lutam para ficar juntos. Ultrapassando cada dificuldade, o casal mostra que para amar é preciso se entregar sem medo e não se importar com comentários alheios.

2 - We Made a Beautiful Bouquet

Mugi e Kinu muito namoradinhos ❤

Título em japonês: 花束みたいな恋をした
Roteirista: Sakamoto Yuji
Diretor: Doi Nobuhiro
Sinopse: Uma história de amor entre um homem e uma mulher que se estende por cinco anos. Um homem e uma mulher, ambos de 22 anos de idade, perdem o último trem na estação Meidaimae em Tóquio e se encontram lá. O relacionamento deles se desenvolve romanticamente.

Este foi um dos filmes que eu mais fiquei na expectativa para assistir, desde a divulgação de fotos e entrevistas do elenco. Masaki Suda e Arimura Kasumi são meus atores favoritos e, além disso, amo todos os trabalhos de Sakamoto Yuji, especialmente quando ele faz dupla com o diretor Doi Nobuhiro. Estava sentindo que seria uma excelente história e meu sexto sentido estava certíssimo. We Made a Beautiful Bouquet foi uma das maiores audiências em cinemas japoneses no mês de seu lançamento e ganhou muitas premiações.

Acho que todo mundo que assiste We Made a Beautiful Bouquet se identifica com Mugi e Kinu nas diferentes etapas do seu namoro. Aquece o coração ver as descobertas que os dois fazem um sobre o outro e sobre si mesmos, todos aqueles momentos bonitinhos de primeiro date, primeiro beijo, os dois indo morar juntos… Mas também entendemos a visão de cada um sobre o relacionamento quando as coisas não vão mais tão bem. Não há mocinhos nem bandidos, só duas pessoas vivendo a grande aventura que é se apaixonar. As atuações de Masaki Suda e de Arimura Kasumi são fantásticas, os dois tiveram uma química incrível em cena e conseguiram transmitir a doçura do início de um amor e a angústia de quando ele acaba.

3 - Your Eyes Tell

Kaori e Rui e seus passeios na praia ❤

Título em japonês: きみの瞳(め)が問いかけている
Diretor: Miki Takahiro
Roteirista: Toyone Yuichi
Sinopse: Kaori perdeu a visão e sua família em um acidente. Enquanto tenta aproveitar as pequenas coisas da vida, ela se esforça para viver feliz. Ela confunde Rui com outra pessoa, e assim, começa a falar com ele. Rui já foi um boxeador promissor, mas algo aconteceu em seu passado que o fez desistir de tudo. O sorriso de Kaori provoca mudanças nele. Os dois começam a ter sentimentos um pelo outro, mas Rui fica sabendo do acidente que aconteceu com Kaori no passado e que ele está conectado a isso. Então, Rui decide participar de uma luta clandestina para pagar a cirurgia de vista de Kaori.

Amei muito assistir este filme! Primeiro porque foi fiel ao original coreano (Always) e em segundo lugar porque a história conseguiu também ter aspectos originais para se encaixar melhor em sua versão japonesa, dando mais veracidade à história, a gente realmente acreditou, enquanto assistia ao filme, que a história não poderia ter acontecido em outro lugar que não fosse o Japão. Confesso que fiquei com medo de que Yokohama Ryusei e Yoshitaka Yuriko não conseguissem “segurar os papéis”, já que por ser um remake, é inevitável não comparar as atuações com as dos protagonistas da versão original, mas eles me surpreenderam positivamente, tiveram muita química como casal e deram um show de atuação. Um daqueles filmes que a gente sofre e chora junto com os personagens, mas acaba com um sorriso no final enquanto vê os títulos subindo na tela da TV.

4 - Life Senjou Bokura: Director’s Cut

Akira ❤ Yuki

Título em japonês: Life 線上の僕ら ディレクターズカット版
Diretor: Ninomiya Takashi
Sinopse: O sério Ito e o infantil Nishi se encontram por acaso durante um “jogo das linhas brancas” a caminho da escola. Apaixonando-se, Ito fica frustrado com o fato de só se encontrarem nas linhas brancas e de repente beija Nishi — e fica contente ao descobrir que o sentimento é recíproco. Do colegial, a faculdade e depois à idade adulta, um trabalho profundamente comovente que retrata a vida de dois homens que estão loucamente apaixonados com sentimentos imutáveis dentro de realidades em mudança.

Também tive contato com esta história primeiramente através do mangá, em 2017. Fiquei encantada com a obra, pela sua delicadeza e em especial pelo uso das linhas brancas, que separam a rua do acostamento, como uma grande metáfora da vida e do amor. Logo que a adaptação em formato de minidrama saiu, fui correndo assistir. Foi uma grata surpresa, gostei muito do elenco, Shirasu Jin e Raiku arrasaram como Akira e Yuki, com muita química e cumplicidade em cena. Depois do lançamento do dorama, o diretor lançou uma nova versão, reunindo os episódios, com algumas cenas extras, em formato de filme, é esta que estou recomentando pra vocês. Vale muito a pena assistir, é lindo ver o casal superando dificuldades e preconceitos para estar juntos, em todas as fases de suas vidas.

5 - Until Rainbow Dawn

Native Title: 虹色の朝が来るまで
Diretor: Imai Mika
Sinopse: Quando Hana se apaixona por Ayumi, uma garota que ela conhece em seu grupo de língua de sinais, ela se assume para seus pais que a rejeitam rapidamente. Em um esforço para animá-la, Ayumi leva Hana a um grupo LGBTQ surdo em Tóquio, encontrando assim a auto-aceitação. Um filme pioneiro com elenco e equipe de surdos, esta história terna e doce mostra a beleza encontrada na interseccionalidade e aquecerá os corações de surdos e ouvintes.

Este filme foi um achado na minha vida! Não dava nada por ele, mas entregou tudo! Uma linda história de amor, não tem como não se envolver e não torcer para que tudo certo entre Hana e Ayumi. Também gostei muito de ver um filme com atores surdos, algo que não tinha tido contato antes. Gostei muito também dos personagens secundários, quando o casal vai passear em Tóquio e faz novos amigos, as histórias de vida de cada um e como assumiram sua orientação sexual e/ou identidade de gênero foi muito rica e interessante.

Estas foram as minhas cinco indicações para o dia dos namorados, espero que a listinha tenha estimulado você a ver mais das produções cinematográficas do Japão ❤

Links para assistir:

Perfect World: Mahal Fansub
We Made a Beautiful Bouquet: Movie Asian Fansub
Your Eyes Tell: Netflix
Life Senjou Bokura Director’s Cut: Viki
Until Rainbow Dawn : GagaOOLala

O blog Além Do Que Se Vê tem artigos, listas e resenhas sobre doramas, música e filmes, buscando uma crítica além do óbvio de cultura pop asiática. Compartilhe ❤ Siga-nos: Twitter, Facebook e Instagram.

--

--

Suca
blogADQSV

vejo muitos jdramas e gosto de escrever sobre eles.