Vida digital das empresas: post publicitário ou postagem normal?
Antes de iniciar esse texto é necessário fazer uma breve explicação para o desenvolvimento e melhor compreensão da temática proposta. Entendo aqui o conceito de post publicitário como o material, pode ser uma arte estática, um texto, um GIF ou vídeo com produção, edição e finalização, ou seja, conteúdo com tratamento e que facilmente pode ser identificado como tendo sido produzido por um profissional da área.
Já a postagem normal, compreendo aqui como aquele material publicado sem todo esse tratamento, que muitas vezes cumpre o papel de registro de um momento, um fato ou até algo corriqueiro dentro da empresa.
Estando explicados os conceitos, vamos lá: post publicitário ou postagem normal? A resposta é bastante simples: os dois. Obviamente que um material nitidamente elaborado com o uso de diferentes linguagens e formatos chama bastante atenção quando passa pelo feed de notícias e informações do seu público. Com certeza ele irá ver e, muito provavelmente, prestar atenção na mensagem que você publicou.
A grande questão aí é quantas pessoas vão receber esse conteúdo de forma orgânica? Essa dúvida te pairado muitos posts em redes sociais e fica o questionamento constante, por que será que o impacto foi menor? Qual a razão ter sido visto por uma quantidade menor de pessoas? Essa dúvida tem a resposta no próprio formato escolhido, normalmente esses posts tem um impacto menor, pois as redes sociais querem que as empresas impulsionem conteúdos com esse perfil e ficam instigando o impulsionamento (mediante investimento financeiro) para disponibilizar o material para uma quantidade maior de pessoas. Se a proposta é impulsionar o material esse é o formato.
Gostem ou não, concordem ou não, trata-se do modelo de negócio da maioria das redes sociais digitais da atualidade e, de acordo com a dinâmica que estamos vivenciando, esse é modelo que veio pra ficar (pelo menos por um tempo).
Não tem outra saída? É só pagando? Aí está um ponto interessante, as empresas e organizações não devem subestimar o poder que uma postagem despretensiosa, aquela que a gente faz dos aniversariantes do mês, ou mesmo pra mostrar as novidades que acabaram de chegar, têm junto ao público. Óbvio que antes de tudo é preciso pensar o objetivo e o que se espera com essa publicação, pois o caminho pode ser fazer um post publicitário mesmo.
Mas como falei no outro texto, quando se busca mostrar o dia a dia das empresas por meio dos perfis em redes sociais digitais é preciso planejar e executar diversas formas de conteúdos e, nesses casos, inserir no planejamento essas postagens mais corriqueiras, sobre o cotidiano da empresa podem surpreender em termos de impactos e resultados junto ao público dos ambientes digitais.
Procure direcionar para esse perfil de conteúdo informações factuais, sobre os eventos e ações ocorridas dentro da empresa e também fora dela, especialmente se isso envolver a presença do consumidor. As redes sociais digitais dispõem de ferramentas que facilitam cada vez mais esse tipo de publicação, um bom exemplo disso são as lives, que permitem levar a informação em tempo real para o público.
Outro ponto importante é buscar utilizar esse formato mais corriqueiro para conteúdos que possam estimular a busca ativa do público por eles, como por exemplo, o registro fotográfico de um evento ou uma visita que a empresa recebeu. As pessoas que ali estavam vão em busca desse conteúdo e naturalmente tendem a compartilhar essa informação. Se puder marcar as pessoas na publicação, melhor ainda.
Um alento aos profissionais da área é que em ambos os casos a presença do profissional de comunicação e de design é indispensável, pois tendo toda produção dentro da arte e do texto, ou sendo algo mais corriqueiro (que também precisa ser acompanhado de um bom texto), esse material precisa ser planejado, produzido e acompanhado de forma próxima pelos profissionais da área para que seja mensurar os resultados e entender o comportamento do seu público.
Por isso, entre post publicitário ou postagem normal, fique sempre com os dois e mostra que a empresa tem uma vida digital.