Não me venha falar em motivar alunos!

Loriza Kettle
Boa de Conversa
Published in
4 min readApr 14, 2019

Se o papel do professor é motivar os alunos, a pergunta é: quem motiva o professor?

Não tem como o professor motivar se ele mesmo está desmotivado e desanimado

Acho tão engraçado esse povo que vem falar de Educação sem nunca ter colocado o pé numa sala de aula, com papinho demagogo que o professor tem a “responsabilidade” de MOTIVAR o aluno. Acorda! Não é porque meia dúzia de professores trabalham em escolas com condições favoráveis que a maioria está na mesma situação. Muito pelo contrário. A verdade é que nossa educação é decadente, para dizer o mínimo. O professor é humilhado em plena sala de aula, a direção da escola não apoia os mestres e o Governo não oferece condições de trabalho. E entenda de uma vez por todas: NÃO É CULPA DO PROFESSOR QUANDO O ALUNO NÃO APRENDE!

Ponha uma coisa na sua cabeça, na maioria das vezes o aluno não quer aprender. Não tem interesse. Ponto. Se ele passa de ano mesmo sem estudar, pra que raios vai querer aprender alguma coisa? Ele prefere mil vezes promover arruaças em sala de aula! Portanto, se o aluno não aprende, a responsabilidade é única e exclusivamente dele. O conhecimento é individual, professor não é babá, não é nossa função correr atrás do aluno. O professor está disponível na sala para explicar o conteúdo e tirar dúvidas, se o aluno não quer aprender, paciência. Quem perde é ele.

Do jeito que as pessoas falam parece que é favor para o professor se o aluno aprender. Quantas vezes ouvi de aluno “Ah, não vou fazer a lição!”. Meu bem, o problema é seu! E mesmo que o professor não explique direito a matéria, se o aluno quiser aprender mesmo, vai correr atrás do conhecimento. A internet está aí pra isso. Hoje, com a tecnologia, só não aprende quem não quer! Se sabem usar a internet pra mandar nudes, sabem muito bem fazer pesquisa.

Violência e desvalorização da categoria

A violência só é um dos problemas enfrentados pelo professor

Agora, não venha me dizer que o professor tem obrigação de motivar os alunos. Ninguém motiva o professor! O professor vive em depressão e com os nervos à flor da pele, muitos estão deixando as salas de aula. Alguém aí sabe o que é trabalhar numa escola com salas de quase 50 alunos e sem inspetor para dar suporte? Alguém sabe o que é precisar aplicar prova e não ter papel ou toner na escola para imprimir? Quero ver falar em motivar aluno depois que ele te mandar tomar no c*. Quero ver falar em motivar aluno quando, depois de ficar horas fazendo o planejamento da aula, você entra em sala e os alunos continuam conversando. E você não consegue falar com a turma por causa do barulho, muito menos dar o conteúdo.

Quero ver falar em motivar aluno quando o professor está em sala e o aluno sai no meio da aula sem dar nenhuma satisfação. Quero ver falar em motivar aluno quando você está explicando a matéria e os alunos ficam mexendo no celular, sem dar a mínima pra você. Quero ver falar em motivar aluno quando o professor vai falar com ele e o aluno responde sem nenhum de respeito. Como diz uma colega professora, a sala de aula virou “sucursal do inferno”. Saibam de uma coisa, o aluno não está nem aí para o professor. O professor é, para ele, o mesmo que lixo. E o pior é que a culpa não é totalmente dele! A culpa é do nosso sistema educacional falido, que acostuma mal o aluno com a progressão continuada. A culpa é da direção da escola, que não oferece respaldo e nem apoia o corpo docente. A culpa é do próprio professor, que é conivente e permite que façam tudo isso com ele.

Então, por favor, não fale sobre o que não conhece. Antes disso, encare uma sala nas condições que descrevi, com alunos que não querem aprender, que falam na sua cara os palavões mais cabeludos e impublicáveis que existem. Trabalhe numa escola cuja direção nunca está do lado do professor. É muito fácil falar sem conhecer a realidade. Mas o interessante é que quem fala que professor tem que motivar aluno não está disposto sequer a entrar numa sala de aula. Claro, como diz o ditado popular, “pimenta no fiofó dos outros é refresco!”.

Gostou do artigo? Curta. Recomende. Compartilhe.

Leia também o artigo Desabafo de uma quase ex-professora

--

--

Loriza Kettle
Boa de Conversa

Loriza é jornalista e escritora. Para ela conhecimento é precioso e o tempo seu aliado, pois acredita que idade é sabedoria em números.