Go to Bots Brasil
Bots Brasil
Letter sent on Feb 10

Código de Conduta do Bots Brasil

Não sabe o que ou como falar com o nosso público, ou melhor, não sabe como se comportar em um dos nossos eventos? Esse Código de Conduta vai te ajudar a respeitar todas as pessoas que acompanham e participam das ações do Bots Brasil.

Organizando direitinho, todo mundo se respeita.

Parece uma coisa simples de se fazer, mas a gente sabe que não é bem assim. O nosso objetivo, como comunidade, é criar um ambiente convidativo e seguro para troca de experiências, colaboração, igualdade, networking e claro, muita diversão.

Contudo, podem existir momentos que nem todo mundo se divirta ou que alguém fale alguma coisa errada e ofenda as pessoas. Isso pode soar como culpa dessa pessoa, mas a gente, como comunidade, também tem a “mea culpa” nisso — precisamos e podemos intervir.

Pensando nisso, criamos esse código de conduta. Isso é, em caso de dúvidas sobre o que falar ou como falar algo, qualquer pessoa pode consultar esse código e entender as boas normas da casa.

Queremos influenciar positivamente na maneira como as pessoas falam e se comportam nos eventos da comunidade, na intenção de garantir que todo mundo se sinta confortável.

Enxergamos o Código como um jeito bacana de promover o respeito mútuo através de diretrizes e com isso, criar um espaço agradável para palestrantes, pessoas da comunidade, pessoas voluntárias, fornecedores, empresas patrocinadoras e etc.

Qualquer dúvida ou sugestões para esse código de conduta, só falar com a gente no ola@botsbrasil.com.br ou postar lá na comunidade.


CÓDIGO DE CONDUTA DO BOTS BRASIL
Todos os eventos realizados pelo Bots Brasil, incluindo os Chatbot Brasil Meetups, Conferência Bots Brasil e até mesmo a comunidade Chatbot Brasil, tem o objetivo de elevar o nível técnico das comunidades e das pessoas (e stakeholders) envolvidas com o conceito de interfaces conversacionais, chatbots ou bots, e até mesmo inteligência artificial.
Este Código de Conduta se aplica a qualquer stakeholder da comunidade, isso é: pessoas da comunidade, pessoas voluntárias, profissionais da área, estudantes, pessoas facilitadoras / instrutoras e até mesmo fornecedores ou empresas patrocinadoras, etc. Ou seja, qualquer pessoa que escolhe se envolver em algum dos nossos eventos pode consultar esse código.
Dito isso, aqui vão algumas diretrizes base:
1. Não é tolerado nenhum tipo de assédio, bullyings, discriminação inapropriada ou humilhação pública; Isso é, não vamos compactuar com comentários ofensivos ou imagens com cunho sexual, racista, homofóbico ou discriminatório de qualquer natureza. Se for para ofender, é melhor nem iniciar a conversa.
2. Não é tolerado o descumprimento das leis brasileiras; Não apenas das leis brasileiras, mas também do mau uso das soluções existentes no mercado no qual tentamos evangelizar o conceito delas aqui no Brasil. Queremos promover a inclusão dessas tecnologias de acordo com suas normas.
3. Stakeholders presentes em nossos eventos ou na comunidade, independente do seu papel, precisam seguir as essas regras; Até a gente, pessoas que organizam a comunidade e nossos eventos, somos pessoas sujeitas a essas regras. Queremos promover um ambiente amigável para todas as pessoas. Por isso, tente se comportar profissionalmente e evite piadas ou comentários com teor de assédio, sexismo, racismo ou exclusão, independente do local.
4. Cuide do bem do espaço que te acolhe; Nossos encontros são apoiados por empresas que acreditam na troca de conhecimento e experiência, se sentir uma pessoa bem recebida e acolhida é uma via de mão dupla. Por tanto, devemos cuidar do espaço cedido, ou seja, manter o espaço organizado e limpo, isso inclui todas as dependências do local.
Se você sentir que está sofrendo de alguma forma (seja um assédio, bullying, discriminação, exclusão ou qualquer outra forma de humilhação) ou presenciou algo do tipo, por favor, informe a organização ou peça ajuda. Dessa forma podemos providenciar medidas para mitigar a situação e fazer com que esse tipo de comportamento não volte mais a acontecer.
Prezamos pelo bom senso e comunicação com todas as partes, por isso, vamos tentar lidar com essa situação da melhor forma possível. Dependendo do caso, podemos pedir para a pessoa se retirar dos nossos eventos ou até mesmo excluir essa pessoa das nossas atividades.
Por fim, sabemos que o fato de lidar e se envolver com pessoas pode fazer com que existam choques de culturas, mas acreditamos que essa política nos ajudará a ter um guia para todo mundo poder se conhecer sem ofender ninguém. Queremos promover um espaço mais amigável e acolhedor para todas as pessoas.

A gente tá tentando organizar todo mundo direitinho, mas precisamos da sua ajuda, ok?

Novamente: qualquer dúvida ou sugestões para esse código de conduta, só falar com a gente no ola@botsbrasil.com.br ou postar lá na comunidade.

Time Bots Brasil

Camila Canonici, Caio Calado, Luisa Ingrid, Pietro Bujaldon, Ricardo Grobel, Thiago Ueda, Tuxu;


Este código de conduta foi inspirado por outras comunidades: