Cargos, papéis e experiências — Panorama 2022

Priscilla Santos Motta
Bots Brasil
Published in
2 min readJan 19, 2023

Nosso mercado está amadurecendo, mas ainda há muito o que se trabalhar quando o tema é a evolução da carreira. Nossa amostra em 2022 foi modesta, apenas 115 respostas válidas, mas essa já nos possibilitou entender que 75,7% das pessoas sentem que a carreira está no caminho certo, mas, para 52,2%, empresa ou liderança não apresentam um plano de carreira.

Notamos, também, que a atuação com chatbots predomina no mercado. Isso porque 57% das pessoas atuam somente com esse tipo de produto. Se contarmos os que trabalham em mais de uma frente, como chat e voice bots, o número chega a 98,3%. Em contrapartida, apenas 0,9% sinalizou que se dedicam somente a voice bots.

Em relação a funções, notamos um crescimento no número de pessoas que desempenham os seguintes papéis: UX Writing, Designer Conversacional, Curadoria e Product Owner. Em relação à pesquisa de 2020, os papéis parecem estar um pouco mais bem definidos, já que observamos coerência entre nome do cargo e atividades descritas pelas pessoas quando pedimos para explicar o que fazem em um tweet.

Alguns dados chamaram atenção, pois sinalizam certa maturidade na área:

  • 77,4% das pessoas se sentem preparadas para as funções que exercem.
  • 43,5% têm nível pleno de senioridade.
  • Profissionais de nível sênior têm, pelo menos, 1 ano de mercado.
  • 73% entendem bots como produto.

Sobre este último tópico, percebemos que a relação entre bots e negócios ainda tem potencial para ser explorada, já que apenas 22% das pessoas relacionam os dois. Notamos que produto e tecnologia são as áreas com mais identificação por parte de quem atua com bots.

O que mais podemos aprender?

  • Qual é o tempo de mercado das pessoas nesta indústria?
  • As pessoas se sentem bem preparadas ou bem treinadas para desenvolver suas habilidades?
Gráficos sobre Cargos, papéis e experiências

O que você gostaria de saber em 2023?

Quer saber outra informação ou tem alguma sugestão de como a gente pode fazer diferente? Fala para a gente nos comentários ou manda um email no time@botsbrasil.org. 😉

Explore essa pesquisa por capítulos

--

--

Priscilla Santos Motta
Bots Brasil

Em constante aprendizado. UX Writer, designer conversacional e professora. Encantada por linguagem, tecnologia e chatbots.