Datas especiais: como fidelizar novos clientes com a ajuda dos chatbots

Vanessa Oliveira
Bots Brasil
Published in
5 min readMar 12, 2021
Duas mulheres e um homem, em frente a um computador apontando para ele.

No último texto que escrevi por aqui, falei sobre o chatbot utilizado com a finalidade de ajudar nas vendas. Se ainda não leu, basta clicar aqui.

Neste mês, o varejo inaugura uma série de datas especiais que resultam no aumento de faturamento. São elas: Dia do Consumidor, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Estas comemorações especiais movimentam o mercado no primeiro semestre do ano. Para muitos negócios elas significam uma porta de entrada para novos clientes. No entanto, o período também resulta em um aumento significativo no número de interações entre as marcas e os consumidores.

Seja para tirar uma dúvida antes de comprar, para realizar a compra ou alguma ajuda após a aquisição, é preciso estar sempre à disposição do consumidor.

E como fazer isso sem aumentar expressivamente os custos da operação? Com a ajuda dos chatbots!

Hoje vou passar algumas dicas específicas para estas datas. Como os chatbots podem auxiliar em todas as etapas da jornada de consumo e de quebra ajudar a conquistar e encantar esses novos clientes.

Vamos lá?

Desenvolver chatbots mais humanizados

Gif animado de um robô caminhando

Datas especiais, como as que citamos acima, tendem a despertar muitas emoções nas pessoas por conta das lembranças que elas trazem.

Estabelecer uma conexão emocional com os consumidores é uma das formas mais eficazes de alcançar resultados melhores em todas as etapas do funil: da captação do lead até a consolidação do relacionamento.

Se você ainda não possui um chatbot em operação na sua empresa, já pode começar o planejamento por aí. Para obter mais sucesso na estratégia, você deve:

  • Definir em qual data especial seu bot começará atuando;
  • Definir a persona da sua empresa;
  • Compreender como acontece a jornada desta persona com a sua marca;
  • Fazer um mapa de empatia para entender como você pode despertar a emoção e se conectar à sua persona.

Todo o fluxo de conversas do seu bot deve ser desenvolvido levando em consideração os pontos destacados. É comum que em datas especiais a jornada de consumo seja alterada, e em algumas vezes, até mesmo a sua persona.

Ter tudo isso mapeado vai te ajudar a construir um chatbot mais assertivo e humanizado, que além de atender a todos com máxima agilidade, será capaz de despertar a empatia dos consumidores.

Agora, se a sua empresa já conta com a ajuda de um chatbot, você pode rever o planejamento dele quando houverem datas especiais. A partir desta revisão novos fluxos conversacionais podem ser adicionados.

Captação de leads personalizada

Para algumas empresas as datas especiais acabam sendo uma porta de entrada para clientes que irão consumir ao longo do ano. Bom, esse é o desejo de todas as marcas: fidelizar estes clientes.

Por exemplo, uma loja de chocolates tem uma probabilidade maior de conquistar mais clientes na Páscoa. Porém, se a experiência gerada na ocasião for incrível, o consumidor pode acabar se tornando leal aquela marca e consumir seus produtos o ano todo.

Como fazer isso? Uma boa tática é personalizar a comunicação com os clientes desde o primeiro contato. Ou seja, desde o momento de captar aquele lead você pode contar com a ajuda de um chatbot, que irá tornar a experiência muito mais prazerosa se ela ocorrer de forma conversacional e personalizada.

Para compreendermos melhor, vamos analisar duas situações:

Você está procurando chocolates para presentear algumas pessoas na páscoa. Você abre um site e ele oferece um marketing mais tradiciona, e expõe seus produtos diferenciados e promoções através de banners especiais, pop ups ou landing pages.

Agora pensando na mesma situação, mas você acessa um site onde um chatbot começa a conversa com você (mediante opt-in). Ele vai colhendo algumas informações e apresentando as melhores opções para você. Tudo isso através de uma conversa descontraída e personalizada de acordo com a ocasião.

Qual destas opções chamaria mais a sua atenção?

Bom, essa dica pode fazer toda a diferença na sua aquisição de novos leads e consequentemente no seu faturamento.

Estudar a abertura de novos canais

Gif animado de um telefone vermelho tocando

Algumas datas especiais são extremamente democráticas. O Dia das Mães é uma delas, e não é atoa que é a data que mais movimenta o mercado no primeiro semestre do ano.

Por conta desta característica, uma boa dica para melhorar a experiência dos consumidores nesta data é pensar na abertura de novos canais. O ideal é que eles:

  1. Sejam acessíveis a todos;
  2. Tenham a ver com a sua marca;
  3. Tenham a ver com o seu cliente.

Qual é o canal ideal? Não existe uma resposta correta e cada negócio deve identificar o seu. Mas o fato é que existe um canal que é extremamente democrático e acessível, pelo fato de ser utilizado por 99% dos brasileiros que possuem smartphones.

Provavelmente você já sabe que estou falando do WhatsApp, e dentre as inúmeras vantagens que ele traz, uma delas é que você pode configurar um chatbot para atuar no canal.

Dentro dele você pode ajudar a guiar a jornada do consumidor:

  • O primeiro contato pode ser realizado através do canal e o exemplo do tópico anterior também cabe aqui. O chatbot pode ir sugerindo opções de acordo com as respostas do consumidor.
  • A venda pode ocorrer através do canal e, novamente, o chatbot pode ir auxiliando no processo: informando valor de frete, tempo de transporte, valor e condições, trazendo mais informações sobre o produto.
  • O pós-vendas também funciona super bem no WhatsApp, tanto na interação com o bot ou com um atendente humano.

Repensar a sua persona

Para explicar melhor esta dica, resolvi trazer logo um exemplo:

Uma loja de moda feminina, que tem como maior parte do público mulheres. Portanto, toda a comunicação da loja é pensada para esta persona. Porém, no dia dos namorados a loja recebe um grande fluxo de novos clientes: homens a procura do presente ideal para suas namoradas.

Neste caso, é fundamental repensar a comunicação da sua marca naquele período e adaptá-la para que o público masculino também se conecte com a sua mensagem. Para que isso aconteça, você pode contar com a ajuda de um chatbot. Ele pode atuar como uma espécie de vendedor virtual, tendo um fluxo conversacional todo adaptado para atender alguém que não tem tanta afinidade com o produto ofertado.

Isso vai fazer com que o cliente tenha mais conexão com a sua marca, dando a ele total autonomia para fazer as suas compras.

Os chatbots têm um enorme potencial de impulsionar o relacionamento entre consumidores e marcas em todas as etapas do funil de vendas. Espero que as dicas te ajudem a conquistar e fidelizar cada vez mais clientes!

Tem alguma dúvida ou mais dicas para compartilhar sobre o assunto? Deixa aqui nos comentários. Será um prazer te ajudar!

--

--

Vanessa Oliveira
Bots Brasil

Publicitária, Redatora SEO. Apaixonada por criação de conteúdo e tudo que tem o poder de aproximar marcas e pessoas.