Principais trechos oficiais do V20 abordando o Brasil

Porakê Munduruku
Brasil na escuridão
12 min readMar 5, 2019

Ainda na Segunda edição de Vampiro: A Máscara, no suplemento intitulado A World Of Darkness Second Edition, o cânone do jogo estabelece como foco central do cenário para de Vampiro no Brasil: o Rio de Janeiro, antiga capital do país marcado por uma curiosa trégua entre o Sabá e a Camarilla, que, segundo o Beckett’s Jyhad Diary (suplemento da edição de 20 anos de Vampiro) segue vigente até a atualidade; e Brasília, atual capital do país, marcada pela existência do Refúgio Amanganti, um impenetrável bunker Nosferatu construído sob a cidade planejada.

Contudo, até o advento da Edição de 20 anos, o país nunca tinha tido muito relevância no cenário mundial de Vampiro, na verdade, o próprio A World of Darkness Second Edition e outros suplementos como Encyclopaedia Vampirica, Children of the Night, e as edições originais dos livro do Clã Tremere e do Clã Toreador atribuíam uma maior relevância a países vizinhos, como Venezuela e Argentina, ao posicionarem os personagens mais poderosos e relevantes na região como: o membro do Circulo Interno Tremere, Xavier de Cincao, responsável por conduzir os interesses do Clã na América do Sul e Central, cujo refúgio localiza-se em Caracas; e a Matusalém Toredor de 4ª geração, Callisti y Castillo, como Príncipe de Buenos Aires, sob o codinome de Alexandria.

A Edição de 20 anos mudou esse cenário ao conferir um destaque muito maior ao Brasil, relacionando o país como o centro de origem de personagens de relevância inédita como a nova Justicar Brujah Manuela Cardoso Pinto e a Anátema Francisca Santos dos Rodrigues, além de indicar a cidade de São Paulo como um dos mais importantes centros de poder do Sabá em todo o planeta.

Vejamos agora uma tradução dos principais trechos que estabelecem esses novos elementos no universo de VaM:

JUSTICAR [MANUELA] CARDOSO PINTO

Brujah de 10ª Geração, Abraçada em 1716 pelo Capitão Charles Hayworth.

Cardoso Pinto vem do Brasil e tem experiência em primeira mão com o Sabá. Enquanto denuncia sua ideologia, ela prontamente usa truques de guerra do Sabá. Cardoso Pinto assume uma posição enfática contra o Movimento Anarquista e isso, junto com sua experiência e conexões, a conduziu ao Círculo Interno.

A Avó de Cardoso Pinto, María Acosta, era uma rival da infame Mama Lion durante a era da pirataria caribenha. Ela abraçou o Capitão Naval Britânico Hayworth para combater a influência de Mama Lion, e sua rivalidade foi passada para sua neta. Enquanto os Justicar se esforçam para tratar todos os Anarquistas igualmente mal, ela tende a mirar domínios que abriguem Jack Sorridente.

Cardoso Pinto é uma mulher baixinha, de pele escura, cabelos curtos e olhos cor de âmbar. Ela raramente fica sem armas, seu favorito é um facão, embora ela seja uma combatente mortal desarmada. Ela fala várias línguas e gosta de ler poesia em sua língua original — um hobby que ela mantém para si mesma, para que não diminua sua reputação amedrontadora. Por fim, como uma habilidade passada a ela por Acosta e Hayworth, a Justicar é bem versada em táticas navais.” (V20 — Beckett’s Jyhad Diary, Pg. 232).

Os Josianos são outra novidade da Edição de 20 anos de Vampiro, uma ordem homóloga à Inquisição Sabá, com status similar aos Alastores, que investiga nodistas e infernalistas no interior da Camarilla.

A existência dessa personagem brasileira com um background tão interessante, ligada à rica história da pirataria no Caribe e na costa do Brasil, além de sua ligação com os Josianos, abre todo um novo leque de relevância e possibilidades para crônicas ambientadas em terras tupiniquins. Mas tudo fica ainda mais interessante com a intima relação dessa personagem com uma outra, tão relevante quanto ela para o cenário do V20, a Cainita brasileira que conquistou a duvidosa honra de ser incluída na Lista Vermelha:

FRANCISCA SANTOS DOS RODRIGUEZ

A Enigmática Serva do Amaldiçoado

‘O sangue não é o único poder que um vampiro possui.’

Brasileira, Francisca Santos dos Rodriguez é a mais recente adição à Lista Vermelha. Não se sabe muito sobre esta infernalista, além do que a Justicar Brujah Manuela Cardoso Pinto afirmou quando recentemente fez uma campanha para condená-la à Lista. Boatos proliferam no rastro de Francisca, e alguns Alastores se perguntam se a informação que Manuela lhes forneceu é falsa ou incompleta.

Francisca Santos dos Rodrigues é uma infernalista que se acredita ter sido abraçada no Brasil há dois ou três séculos. A maioria dos Alastores acredita que essa vampira profana nasceu na cidade costeira de Santos e provavelmente se mudou para Recife no nordeste do Brasil ainda na infância. Depois de trabalhar por muitos anos em uma humilde fazenda, Francisca abandonou sua vida de pobreza e saiu para o sertão, onde se deparou com um grupo de colonos portugueses que se chamavam de bandeirantes.

Depois de se apaixonar por uma vida cheia de aventuras, Francisca Santos se casou com um dos bandeirantes, cujo nome ainda é desconhecido, quando chegou à adolescência e se mudou para São Paulo. Como Francisca Santos dos Rodriguez, ela cumpriu os deveres de uma jovem noiva e teve filhos gêmeos um ano depois. Então, em seu aniversário de 25 anos, os registros mostram que Francisca foi presa por abater seus filhos e oferecer seus órgãos ao Diabo como pagamento por suas bênçãos. Ela passou uma única noite na prisão e escapou pouco depois.

Manuela Cardoso Pinto, que era Josiana antes de se tornar Justicar, acredita que tudo o que aprendeu sobre Francisca, todas as evidências que os Arcontes, Josianos e Alastores descobriram — incluindo o nome da Anátema — são mentiras plantadas para disfarçar sua verdadeira identidade. Se ela foi abraçada antes da morte de seus gêmeos ou depois, Manuela confirmou que, até agora, ela não consegue encontrar nenhum registro de uma Francisca Santos dos Rodriguez ou seus aliados vampíricos. Tanto o nome quanto a história, ela afirma, são falsas.

Pinto conheceu Francisca Santos dos Rodriguez pela primeira vez em 2009. Como Josiana e Xerife de Natal, Manuela foi encarregada de caçar um infernalista poderoso para proteger os artefatos e grimórios escondidos nas igrejas católicas locais. Francisca já havia sido investigada quando Manuela se envolveu na caçada, e os Arcontes locais ajudaram a descobrir detalhes básicos sobre sua vida, esperando que esses fatos levassem à descoberta de seu Senhor e Clã.

Infelizmente, o envolvimento de Manuela desencadeou uma cadeia bizarra de eventos que ela não conseguiu deter. Quando os Arcontes tentaram aprisionar a Anátema em uma Igreja, Francisca estava realizando rituais de Taumaturgia Negra, abrindo portas para o inferno, entre outras coisas. No entanto, no momento em que Manuela buscava reparar a Máscara em um só santuário, a infernalista havia enganado um padre local e monitorava enquanto ele conduzia um rito profano em seu altar usando o sangue de seus paroquianos. A profanação de um local sagrado de adoração dos mortais seria um ato que pouco significado para os Membros, mas Manuela entendeu o quão perigoso seria atacar uma igreja. As ações infernais certamente inflamariam uma multidão ou forçariam os moradores locais a um estado de paranoia -perturbando o equilíbrio entre o mortal e o vampiro na cidade.

A pedido do Príncipe, Manuela, juntamente com Arcontes visitantes, atraiu a infernalista para as ruínas de uma igreja abandonada, plantando uma adaga cerimonial de obsidiana e um frasco protegido, que poderia conter o sangue de um vampiro, como isca. Pouco antes do amanhecer, Francisca entrou sorrateiramente na igreja onde os Membros estavam escondidos, mas não caiu na armadilha. A Josiana assistiu com horror quando uma entidade demoníaca tirou os artefatos infernais de seu esconderijo e entregou os objetos a Francisca. Então, a vampira profana começou a tentar recrutar todos os que estavam presentes, ela alegou que uma grande escuridão estava aumentando, maior do que o Matusalém Baali que estava despertando na Cidade do México. E nada — vampiro, mortal ou demônio — a impediria. No momento em que Manuela estava pronta para atacar a infernalista, Francisca se abaixou para escapar do ataque. Ela cegou seus inimigos por várias horas, dando-lhe a chance de desaparecer na noite.

Naquela noite, Manuela não teve certeza do que Francisca quis dizer com sua mensagem enigmática. A Justicar Brujah continua intrigada com as ações da vampira profana, pois, embora seja verdade que Francisca é uma infernalista e mestre na Taumaturgia Negra, ela parecia se misturar às sombras — tal como um Lasombra. Ela poderia ser um Baali? Ou ela pertence à enigmática linhagem Angellis Ater e está revivendo essa facção infernal? Por que ela estava buscando tomos blasfemo e artefatos infernais, a menos que ele planejasse entregá-los como presentes para os Matusalém Baali que ela planejava despertar?

Uma vez que Manuela descobriu que Francisca poderia ter o Livro de Tobit em sua posse e os ossos de um deus morto, a Josiana percebeu o quão perigoso ela era e sabia que uma Caçada de Sangue não seria suficiente para reunir outros vampiros ao seu lado. Os espiões de Manuela acompanharam seus movimentos e atestaram que a infernalista chegou à Cidade do México, mas até agora ninguém se lembra de tê-la visto. Também foi confirmado, no entanto, que o grande terremoto em toda a Cidade do México em 2014 foi de natureza sobrenatural.

Agora, Manuela é a Justicar Brujah e usou seus consideráveis recursos e proezas políticas para adicionar Francisca à Lista Vermelha com medo do que a infernalista fará a seguir. Embora ela não queira admitir, Manuela ficou abalada com a facilidade com a qual Francisca realizou rituais de Taumaturgia de alto nível e abriu portas para o inferno. Ou Francisca não percebe o mal que ela está espalhando, junto com os demônios que ela convoca, poderia consumi-la nos fogos da vingança, ou Francisca sucumbiu ao toque do inferno e está além da razão. Seja qual for o lorde demoníaco que ela serve, é algo que a obrigou a operar ao contrário de qualquer infernalista que Manuela já tenha visto antes. Esta vampira profana não se esconde sob o disfarce de um amigo ou aliado. Em vez disso, Francisca Santos dos Rodriguez ostenta seus poderes sombrios enquanto recruta seus pares, espalhando todo o tempo a mácula infernal para qualquer demônio que ela sirva.

Caso algum Alastor decida caçar Francisca Santos dos Rodriguez, sem dúvida será convidado a colaborar com os Josianos e, se necessário, enviar uma mensagem à Inquisição do Sabá para avisá-los dos esquemas do infernalista. Afinal, os Baali não foram vistos desde a Era Vitoriana. Se Francisca realmente planeja encontrar e acordar os Matusaléns Baali espalhados pelo mundo, esse ato pode significar o fim tanto da Camarilla como do Sabá.

Nome: Francisca Santos dos Rodriguez

Clã Responsável: Brujah

Codinomes Conhecidos: Ozana Vargas, Julia Azevedo

Senhor: Desconhecido

Clã: Lasombra (Rumor: Linhagem Angellis Ater)

Natureza: Excêntrico

Comportamento: Enigma

Geração: Nona

Abraço: Data exata desconhecida. Em algum momento do século XVII ou XVIII.

Idade aparente: 20 e poucos anos

Físicos: Força 3, Destreza 3, Vigor 4.

Sociais: Carisma 2, Manipulação 2, Aparência 3.

Mentais: Percepção 3, Inteligência 4, Raciocínio 4.

Talentos: Prontidão 2, Esportes 3, Intuição 4, Briga 3, Empatia 2, Expressão 2, Intimidação 2, Liderança 4, Manha 2, Lábia 4.

Perícias: Empatia com Animais 1, Ofícios 2, Condução 2, Etiqueta 3, Armas de Fogo 2, Crime 2, Armas Brancas 3, Performance 2, Furtividade 4, Sobrevivência 3.

Conhecimentos: Acadêmicos 4, Computador 2, Finanças 3, Investigação 3, Direito 4, Medicina 3, Ocultismo 4, Política 4, Ciência 2, Tecnologia 2.

Disciplinas: Auspícios 2, Rapidez 2, Daimoinon 4, Dominação 4, Fortitude 2, Ofuscação 3, Tenebrosidade 4, Potência 2, Taumaturgia 3 (Mãos da Destruição 3, Controle do Clima 2).

Taumaturgia Negra: Video Nefas

Rituais: Maldição de Édipo, Chamar o Anfitrião, Amarrar o Intruso.

Fundos: Identidade Alternativa 3, Contatos 2, Rituais 2, Status 2 (Sabá, como Ozana)

Virtudes: Convicção 3, Instinto 3, Coragem 4

Moralidade: Trilha das Revelações Malignas 5

Força de Vontade: 7

Pontos de Sangue / Máximo por turno: 14/2

Imagem: Francisca tem a pele negra escura, olhos castanhos e usa o cabelo naturalmente, em um afro. Ela não perdeu o contato com seus colegas brasileiros e adotou um estilo de assinatura que fala muito sobre quem ela é e o que ela quer. Francisca usa jeans apertados e cônicos, salto alto e uma blusa justa que está amarrada na cintura. Ela usa jóias de ouro e um pingente que é moldado na forma de um antigo talismã demoníaco. Embora sua roupa possa mudar para se encaixar em sua tarefa, a Anátema nunca removerá o talismã de seu pescoço quando estiver interagindo com outros infernalistas.

Dicas de Interpretação: Você prefere projetar uma aura de mistério e sair do seu caminho para evitar ser tipificada como membro do Sabá, Vampira, Anarquista ou Infernalista. No minuto em que um vampiro pensa que você é fácil de lidar, você intencionalmente muda de tática para mantê-lo na ponta dos pés. Sua obsessão em se tornar o “enigma” da comunidade cainita significa que você está interessada em seguir o caminho menos percorrido quando lhe convier — e a seu mestre demoníaco.

Aliados e contatos: Francisca tem conexões com outras células infernalistas em diferentes cidades do mundo, mas faz o possível para não chamá-las para que não sejam descobertas por aqueles que a caçam. Como Ozana, ela tem se esforçado ao máximo para obter uma reputação sólida dentro do Sabá, tanto para tirar a suspeita de suas atividades. Como Julia, ela faz o mesmo nas cidades da Camarilla.” (V20 — Dread Names, Red List, Pg. 53–55).

Obviamente, apesar dos esforços, os autores gringos deram uma escorregada feia ao batizar a personagem, mas para nós, brasileiros, é mais fácil assumir que este foi, simplesmente, um erro de grafia e a identidade da Anátema seria: FRANCISCA DOS SANTOS RODRIGUES, bem mais verossímil.

Assim como Manuela, Francisca nos brinda com muitas possibilidades interessantes para crônicas ambientadas no Brasil: Será que nosso país é o palco do ressurgimento da infame e desconhecida linhagem Angellis Ater? Que rede de intrigas Francisca poderia ter semeado pelo Brasil ao longo de séculos de sua não vida e dos quilômetros que separam Recife e São Paulo?

Finalmente temos duas personagens brasileiras de relevância no cenário de Vampiro, duas mulheres negras, um grande passo para a representação de brasileiras e negras no jogo, mas, ainda assim, algo bastante problemático em termos de representatividade. Afinal, a Anátema Francisca ainda reflete o velho tropo do bruxa negra praticante de “magia negra”, infernalista, envolvida em sacrifícios de crianças, seus próprios filhos, insistindo em uma representação que pode facilmente ser extrapolada para as religiosidades de matriz africana, sobretudo, quando é contraposta aos legítimos defensores do cristianismo, no caso, uma paladina, também negra, campeã da Inquisição aos moldes da Torre de Marfim. Uma capitã-do-mato com fervor religioso, alguém poderia dizer. Enfim, representação não é representatividade. Mas estamos avançando.

São Paulo, aliás, é outro destaque no cenário proposto pelo V20, onde se estabelece que a cidade a maior metrópole sul-americana como um dos epicentros mundiais do Sabá e confere ao Brasil um papel estratégico para a Espada de Caim, finalmente lhe conferindo uma aguardada relevância para o universo do jogo, que apesar de estar relacionada ao Sabá, famosos antagonista do universo de Vampiro A Máscara, parece bastante condizente com o caos, a brutalidade e a religiosidade distorcida com a qual, infelizmente, convivemos em nosso cotidiano no país:

O Sabá fez muito para ganhar sua reputação como uma seita sanguinária de supremacistas vampíricos fanáticos, mas a real filosofia da seita é muito mais sofisticada. A seita tem uma longa história de associação com o rito e a cultura católica, e um dos grandes centros filosóficos da Mão Negra é São Paulo, em particular a Catedral Metropolitana de São Paulo. A própria igreja é um símbolo da cidade, e poucos dos 40 milhões de habitantes mortais da cidade percebem que uma instituição cainita tão importante existe sob seu lar. Perdendo apenas para a sede do Regente na Cidade do México, São Paulo está emergindo como o centro espiritual da seita.

Um conselho ecumênico da Mão Negra se reúne anualmente nas criptas abaixo da Catedral da Sé, onde se observa e codifica todos os Auctoritas Ritae do Sabá. Arcebispos, Bispos, Prisci e outros líderes da seita frequentam este conselho apenas por convite, e ser convidado a comparecer é uma enorme honra da seita e uma chance de moldar a política religiosa da Mão Negra. O Arcebispo de São Paulo também possui numerosas assembleias deliberativas, onde os Bispos e a Clerezia erudita podem compartilhar e propor novos rituais, bem como estudar e debater assuntos diretamente relacionados à teologia do Sabá. Essas assembleias recebem uma não pequena discussão sobre as Trilhas da Sabedoria além do sacramento codificado.

A presença de uma instituição religiosa tão importante para o Sabá irrita alguns dos anciãos da seita do Velho Mundo, que acreditam que o centro religioso da Mão Negra deve permanecer mais próximo do Vaticano ou, pelo menos, na Europa como a fortaleza histórica do catolicismo. Esta questão ainda não formou verdadeiramente uma divisão entre os líderes espirituais da Mão Negra, mas a visão como seita cresce mais terrivelmente e assoma o Fim dos Tempos, o potencial de um cisma de pleno direito entre os sacerdotes da seita se torna uma possibilidade crescente. (V20 Companion, Pg. 64–65)

________________________________

Curtiu esse artigo?

Que tal ficar ainda mais por dentro da evolução do cenário nacional ao longo das edições de Vampiro: A Máscara? É só clicar nos links abaixo!

Como Explorar o Brasil como Cenário em Vampiro A Máscara?

O Baile de Sangue: América Latina em Vampiro A Máscara

Um vislumbre do Brasil segundo o V5

--

--

Porakê Munduruku
Brasil na escuridão

Mombeu’sara, griô amazônida e escritor. Administrador da Página Brasil in the Darkness e integrante da Kabiadip-Articulação Munduruku no Contexto Urbano.