Os impactos do encerramento de projetos de inovação nos times.

Ximena Alejandra Flechas
Bridge Ecosystem
Published in
4 min readApr 7, 2021

Devido às falhas inerentes aos projetos de inovação — em grande medida graças à sua natureza incerta — não em poucas ocasiões, projetos de inovação são encerrados. Esta decisão tem diversas consequências. Por exemplo, mudanças nos cronogramas de desenvolvimento tecnológico, modificações nos orçamentos das áreas envolvidas, e impactos nas pessoas encarregadas da condução daqueles projetos. Estes impactos nas pessoas, por sua vez, podem afetar o desenvolvimento de projetos futuros.

Quando os projetos são encerrados, alguns elementos como o grau de envolvimento e comprometimento das pessoas, os mecanismos de governança da falha em projetos de inovação, os vieses e a estrutura mental dos indivíduos, podem desatar emoções e reações que podem dificultar ou estimular a vontade de participar em projetos subsequentes.

A busca progressiva das empresas por desenvolver inovações faz que este tema seja importante para preservar a saúde inovadora das organizações. Neste texto serão discutidos alguns aspectos centrais relacionados aos impactos do encerramento dos projetos de inovação nos membros das equipes.

1. Encerramento dos projetos de inovação

O primeiro ponto é entender o que significa, o porquê e quando os projetos de inovação são encerrados. Encerrar um projeto significa decidir parar o projeto antes de ele ser completado. As organizações julgam que determinado projeto de inovação deve ser encerrado principalmente porque tal projeto não conseguiu atingir um umbral mínimo de desempenho previamente acordado. Ao encerrar projetos de inovação, as organizações desinvestem os recursos daquele projeto e reatribuem outras funções aos membros da equipe. Os projetos são encerrados para evitar perdas desnecessárias, para realocar recursos em outros projetos julgados serem mais importantes ou mais alinhados com a estratégia organizacional.

2. Reações à falha

O segundo ponto consiste em que nem todas as pessoas reagem igual perante a falha. Estudos prévios têm identificado que existe um grande espectro de reações que vão desde o sentimento de culpa e aflição, passando pela reação de encontrar um culpado, até a reação de abraçar a falha e entender que ela é um meio de aprendizagem. Ao mesmo tempo, o tipo de projeto afeta a reação dos indivíduos. Por exemplo, quando o projeto em questão é considerado muito estratégico e foram criadas altas expectativas ao seu redor, as reações dos membros da equipe quando o projeto é encerrado, tendem a ser mais acentuadas. Isto pode causar que os membros, por um lado, fiquem mais abalados, dado a que identificam o encerramento como a perda da possibilidade de se destacar na carreira profissional e ganhar destaque por parte das lideranças. Mas por outro lado, alguns indivíduos podem assumir essa situação de encerramento de um projeto estratégico como parte da jornada de aprendizagem natural do profissional e usar essa experiência como carta de apresentação em futuros desafios de inovação. Por fim, cabe destacar que estas reações estão intimamente relacionadas com a estrutura mental e as experiências prévias das pessoas.

3. Regras claras

O terceiro ponto importante é o relacionado às regras de governança da falha (que foi abordado em uma publicação anterior link) que vão determinar e guiar como a organização vai lidar com as falhas na inovação. Este ponto é chave para que os membros tenham clareza sobre aspectos como a avaliação da performance do projeto, e o que significará para os membros do time encerrar o projeto. A ausência destas regras claras pode desencadear ações negativas como por exemplo penalizações inadequadas, demissões e punições, o que por sua vez, pode desincentivar as pessoas de participarem em projetos de inovação futuros, o que coloca em risco a saúde inovadora da organização.

4. O papel dos líderes

Para terminar, um aspecto que é fundamental para minimizar as consequências negativas do encerramento de projetos e fomentar as consequências positivas, é a presença e o papel ativo dos líderes das equipes. Ao se encontrar numa situação de falha ou encerramento de projeto, um mau líder tenderá a se livrar da responsabilidade e tentar achar culpados na equipe executora. Sem dúvida, este reprochável comportamento vai incidir nas reações das pessoas e consequentemente na disposição de participar novamente em projetos de inovação. Por outro lado, quando o líder exerce bem seu papel, ele vai tentar enquadrar o encerramento como uma oportunidade para extrair aprendizados e tentar encorajar seu time a entender o acontecido, para auxiliar o desenvolvimento de futuros projetos e dar suporte principalmente, aos membros da equipe mais abalados pelo encerramento.

Esperamos que este texto tenha sido do seu interesse. No final deste artigo, poderá encontrar algumas referências acadêmicas, caso você queira se aprofundar no tema! Até uma próxima.

Referências.

Say, G., & Vasudeva, G. (2020). Learning from Digital Failures? The Effectiveness of Firms’ Divestiture and Management Turnover Responses to Data Breaches. Strategy Science, 5(2), 117–142. https://doi.org/10.1287/stsc.2020.0106

Shepherd, D. A., Patzelt, H., Williams, T. A., & Warnecke, D. (2014). How Does Project Termination Impact Project Team Members? Rapid Termination, “Creeping Death”, and Learning from Failure. Journal of Management Studies, 51(4), 513–546. https://doi.org/10.1111/joms.12068

Todt, G., Weiss, M., & Hoegl, M. (2018). Mitigating Negative Side Effects of Innovation Project Terminations: The Role of Resilience and Social Support. Journal of Product Innovation Management, 35(4), 518–542. https://doi.org/10.1111/jpim.12426

--

--